GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

+3
Mannoroth
PedroX
vinians
7 participantes

Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por vinians Ter 03 maio 2011, 11:29

Nome Armazenamento de Variáveis
Plataforma Game Maker 7, 8
Descrição Aprenda como armazenar e recuperar facilmente o valor das variáveis
Nivel Intermediário
Ola pessoal, hoje vou mostrar a vocês como armazenar facilmente as variáveis do seu jogo. Primeiro, vamos relembrar quais os tipos de variáveis temos em um programa no Game Maker. Em relação a escopo, existem 3 tipos de variáveis no GM:
  • Públicas

    As variáveis públicas pode ser utilizadas em qualquer
    objeto no jogo e seu valor é global não importando onde
    você esteja. Para cria-las utilize a instrução global ou globalvar sendo que utilizando globalvar você não precisa usar global.variavel toda vez que quizer utiliza-la, por isso vamos utilizar essa última sintaxe.
  • de Instância

    Esse tipo de variável é criada dentro de um Evento e seu valor prevalece enquanto a instância existir.
  • Temporárias

    Esta é criada com a palavra resevar "var"
    e seu valor so tem sentido no escopo do Evento em que foi declarada.
    É muito conveniente para criar variáveis
    temporárias e não ficar "gastando" variáveis de
    instância a toa. Simplifica o código.


Agora que vimos quais os tipos de variáveis existem vamos ao trabalho! Primeiro vamos gravar nossas variáveis públicas. Suponha que estamos fazendo um jogo de RPG e temos que armazenar os dados do jogador:



globalvar avatar_nome; //nome do personagem
globalvar avatar_hp; //total de energia
globalvar avatar_mp; //total de magia
globalvar avatar_nivel; //nivel
globalvar avatar_classe; //guerreiro, mago, ladrão, etc

Agora que sabemos quais variáveis vamos gravar eu vamos criar 2 scripts, um para gravar e outro para ler os valores de volta.

Va até a aba Scripts e crie um script chamado scr_grava_globais:


var texto, linha;
texto = file_text_open_write("jogo.sav"); // nome do arquivo
linha = 'avatar_nome=' + quote(avatar_nome);
file_text_write_string(texto, linha); file_text_writeln(texto);
linha = 'avatar_hp=' + string(avatar_hp);
file_text_write_string(texto, linha); file_text_writeln(texto);
linha = 'avatar_mp=' + string(avatar_mp);
file_text_write_string(texto, linha); file_text_writeln(texto);
linha = 'avatar_nivel=' + string(avatar_nivel);
file_text_write_string(texto, linha); file_text_writeln(texto);
linha = 'avatar_classe=' + quote(avatar_classe);
tile_text_close(texto);

Pronto, agora basta chamar este script que teremos o nosso arquivo "jogo.sav" com as nossas variáveis globais salvas.

Você pode chamar o script a qualquer movomento para gravar o progresso do jogador. Para chamar um script no GM apenas coloque o seu nome seguido dos parentesis. assim: scr_grava_globais(), como não temos parametros os parêntesis ficam vazios.

Agora vamos criar um script que fara a leitura desses dados e a atribuição dos valores às variáveis globais corretas. Esse inclusive é bem menor que o de gravação e bem simples também. Vá até a aba Scripts e crie um script chamado scr_le_globais:

var texto, linha;
texto = file_text_open_read("jogo.sav");
while not file_text_eof(texto) 
{
   linha = file_text_read_string(texto);
   file_text_readln(texto);
   execute_string(linha); //executa a linha e atribui a variavel
}
file_text_close(texto);

Ok, agora basta executar esse script em qualquer parte do código para ler o valor das variáveis que está armazenado no arquivo. Para chama-lo apenas escreva scr_le_globais() em um Evento qualquer.

Antes de terminarmos, observe que usei um script chamado quote() no script scr_grava_globais(). Esse script é apenas para simplificar a escrita do código e o que ele faz é colocar aspas em uma string. Vamos a ele:

var str;
str = argument0;
return '"' + str + '"';

É isso, vá até a aba Scripts e crie um novo script com o nome de Quote e então coloque esse código acima.

Então pessoal, como esse esquema da pra criar facilmente scripts que armazenam qualquer variável e automaticamente lê o valor para a variável corretamente sem ter que criar nenhuma rotina ou pharser.

Até a próxima!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por PedroX Ter 03 maio 2011, 12:35

Eu ja havia visto esse topico hoje, mas não deu para comentar.
Seu tutorial ficou bem legal.
Está tudo bem explicado. Acho que faltou algumas coisinhas, mas mesmo assim ficou interessante.

FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por vinians Ter 03 maio 2011, 12:50

Pois então eu costumo usar um código parecido em meus games. A vantagem desse tipo de abordagem é que a leitura dos valores se torna extremamente simples pois usa aprópria atribuição do Gm.
Obrigado por comentar!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por Mannoroth Ter 03 maio 2011, 16:59

Boa. Uma pergunta: é possivel usar essa armazenagem de dados(variaveis) em jogos multiplayer online?
Mannoroth
Mannoroth

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D+D
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 841
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por Tiago Lima Ter 03 maio 2011, 18:56

Legal seu tuto, claro como sempre.

Uma forma que eu acho que tambem pode se utilizar esse método é para aqueles jogos que o desenvolvedor não quer ficar traduzindo o jogo para vários idiomos, assim dá pra deixar a cargo dos fãs traduzirem apenas trocando as strings das váriaveis e salvando o arquivo com o nome do idioma, tem muito jogo desses livres que implementam isso, tambem é comum essa tecnica em scripts php que são utilizados no mundo toda.

Bem, eu creio que com criatividade o que não falta são formas de aplicar esse tuto.
Tiago Lima
Tiago Lima

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 17
Número de Mensagens : 199
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.youtube.com/user/CanalNexteLevel

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por vinians Ter 03 maio 2011, 19:03

Mannoroth escreveu:Boa. Uma pergunta: é possivel usar essa armazenagem de dados(variaveis) em jogos multiplayer online?
Olha, daria pra armazenar sim, mas o sistema de arquivos não é rapido suficiente para responder sem lag no jogo, não ser que fosse um jogo de turnos. A melhor maneira mesmo para jogos on line é usar uma DLL commo 39dll ou semelhante.

tblima123 escreveu:Legal seu tuto, claro como sempre.

Uma forma que eu acho que tambem pode se utilizar esse método é para aqueles jogos que o desenvolvedor não quer ficar traduzindo o jogo para vários idiomos, assim dá pra deixar a cargo dos fãs traduzirem apenas trocando as strings das váriaveis e salvando o arquivo com o nome do idioma, tem muito jogo desses livres que implementam isso, tambem é comum essa tecnica em scripts php que são utilizados no mundo toda.

Bem, eu creio que com criatividade o que não falta são formas de aplicar esse tuto.
Pior que dá mesmo! Poderia criar um arquivo chamado por exemplo linguagem.scr (script de linguagem) que teria as variaveis usadas intenamentes pelo sistema atribuidas diretamente no arquivo. Ótima sacada!
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por Desconectado321 Ter 03 maio 2011, 19:41

excelente tutorial vinians, eu estava vendo quase tudo que aparece pela frente sobre variáveis, vi aquele tuto do saim e por aí vai... agora vejo esse tutorial, muito bom!
Desconectado321
Desconectado321

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : E-D-A-D
Data de inscrição : 13/03/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 273
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por Shadow10 Ter 03 maio 2011, 20:28

Muito bom seu tuto vinians, eu passei a gostar ainda mais de GML.
Shadow10
Shadow10

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 19
Número de Mensagens : 429
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por Anderson3d Ter 03 maio 2011, 21:38

como sempre ótimo tutorial, por isso se destaca como um dos mestres da GMBR hehehe...
usarei em meus futuros projetos... Happy
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por vinians Qua 04 maio 2011, 10:25

Desconectado321 escreveu:excelente tutorial vinians, eu estava vendo quase tudo que aparece pela frente sobre variáveis, vi aquele tuto do saim e por aí vai... agora vejo esse tutorial, muito bom!
Pois é, variáveis são uma das partes mais importantes da GML pois precisamos conhece-las bem pra poder fazer scripts mais sofisticados, por isso acho que conhecimento sobre elas nunca é demais...

Shadow10 escreveu:Muito bom seu tuto vinians, eu passei a gostar ainda mais de GML.
É assim mesmo, enquanto mais aprendemos mais gostamos, pois podemos explorar mais a potencialidade do GM.

Anderson3d escreveu:como sempre ótimo tutorial, por isso se destaca como um dos mestres da GMBR hehehe...
usarei em meus futuros projetos... Happy
E ae Anderson3D, vindo de você é um elogio e tanto pois tú é fera meu irmão heheheh!

Obrigado pessoal pelo feedback, espero criar mais tutoriais em breve.
Flws
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos