[XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

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Qualidade [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por vinians em Ter 03 Maio 2011, 11:29

Nome Armazenamento de Variáveis
Plataforma Game Maker 7, 8
Descrição Aprenda como armazenar e recuperar facilmente o valor das variáveis
Nivel Intermediário
Ola pessoal, hoje vou mostrar a vocês como armazenar facilmente as variáveis do seu jogo. Primeiro, vamos relembrar quais os tipos de variáveis temos em um programa no Game Maker. Em relação a escopo, existem 3 tipos de variáveis no GM:
  • Públicas

    As variáveis públicas pode ser utilizadas em qualquer
    objeto no jogo e seu valor é global não importando onde
    você esteja. Para cria-las utilize a instrução global ou globalvar sendo que utilizando globalvar você não precisa usar global.variavel toda vez que quizer utiliza-la, por isso vamos utilizar essa última sintaxe.
  • de Instância

    Esse tipo de variável é criada dentro de um Evento e seu valor prevalece enquanto a instância existir.
  • Temporárias

    Esta é criada com a palavra resevar "var"
    e seu valor so tem sentido no escopo do Evento em que foi declarada.
    É muito conveniente para criar variáveis
    temporárias e não ficar "gastando" variáveis de
    instância a toa. Simplifica o código.


Agora que vimos quais os tipos de variáveis existem vamos ao trabalho! Primeiro vamos gravar nossas variáveis públicas. Suponha que estamos fazendo um jogo de RPG e temos que armazenar os dados do jogador:



globalvar avatar_nome; //nome do personagem
globalvar avatar_hp; //total de energia
globalvar avatar_mp; //total de magia
globalvar avatar_nivel; //nivel
globalvar avatar_classe; //guerreiro, mago, ladrão, etc

Agora que sabemos quais variáveis vamos gravar eu vamos criar 2 scripts, um para gravar e outro para ler os valores de volta.

Va até a aba Scripts e crie um script chamado scr_grava_globais:


var texto, linha;
texto = file_text_open_write("jogo.sav"); // nome do arquivo
linha = 'avatar_nome=' + quote(avatar_nome);
file_text_write_string(texto, linha); file_text_writeln(texto);
linha = 'avatar_hp=' + string(avatar_hp);
file_text_write_string(texto, linha); file_text_writeln(texto);
linha = 'avatar_mp=' + string(avatar_mp);
file_text_write_string(texto, linha); file_text_writeln(texto);
linha = 'avatar_nivel=' + string(avatar_nivel);
file_text_write_string(texto, linha); file_text_writeln(texto);
linha = 'avatar_classe=' + quote(avatar_classe);
tile_text_close(texto);

Pronto, agora basta chamar este script que teremos o nosso arquivo "jogo.sav" com as nossas variáveis globais salvas.

Você pode chamar o script a qualquer movomento para gravar o progresso do jogador. Para chamar um script no GM apenas coloque o seu nome seguido dos parentesis. assim: scr_grava_globais(), como não temos parametros os parêntesis ficam vazios.

Agora vamos criar um script que fara a leitura desses dados e a atribuição dos valores às variáveis globais corretas. Esse inclusive é bem menor que o de gravação e bem simples também. Vá até a aba Scripts e crie um script chamado scr_le_globais:

var texto, linha;
texto = file_text_open_read("jogo.sav");
while not file_text_eof(texto) 
{
   linha = file_text_read_string(texto);
   file_text_readln(texto);
   execute_string(linha); //executa a linha e atribui a variavel
}
file_text_close(texto);

Ok, agora basta executar esse script em qualquer parte do código para ler o valor das variáveis que está armazenado no arquivo. Para chama-lo apenas escreva scr_le_globais() em um Evento qualquer.

Antes de terminarmos, observe que usei um script chamado quote() no script scr_grava_globais(). Esse script é apenas para simplificar a escrita do código e o que ele faz é colocar aspas em uma string. Vamos a ele:

var str;
str = argument0;
return '"' + str + '"';

É isso, vá até a aba Scripts e crie um novo script com o nome de Quote e então coloque esse código acima.

Então pessoal, como esse esquema da pra criar facilmente scripts que armazenam qualquer variável e automaticamente lê o valor para a variável corretamente sem ter que criar nenhuma rotina ou pharser.

Até a próxima!

vinians

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Qualidade Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por PedroX em Ter 03 Maio 2011, 12:35

Eu ja havia visto esse topico hoje, mas não deu para comentar.
Seu tutorial ficou bem legal.
Está tudo bem explicado. Acho que faltou algumas coisinhas, mas mesmo assim ficou interessante.

FLW

PedroX

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Qualidade Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por vinians em Ter 03 Maio 2011, 12:50

Pois então eu costumo usar um código parecido em meus games. A vantagem desse tipo de abordagem é que a leitura dos valores se torna extremamente simples pois usa aprópria atribuição do Gm.
Obrigado por comentar!

vinians

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Qualidade Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por Mannoroth em Ter 03 Maio 2011, 16:59

Boa. Uma pergunta: é possivel usar essa armazenagem de dados(variaveis) em jogos multiplayer online?

Mannoroth

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Qualidade Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por Tiago Lima em Ter 03 Maio 2011, 18:56

Legal seu tuto, claro como sempre.

Uma forma que eu acho que tambem pode se utilizar esse método é para aqueles jogos que o desenvolvedor não quer ficar traduzindo o jogo para vários idiomos, assim dá pra deixar a cargo dos fãs traduzirem apenas trocando as strings das váriaveis e salvando o arquivo com o nome do idioma, tem muito jogo desses livres que implementam isso, tambem é comum essa tecnica em scripts php que são utilizados no mundo toda.

Bem, eu creio que com criatividade o que não falta são formas de aplicar esse tuto.

Tiago Lima

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Qualidade Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por vinians em Ter 03 Maio 2011, 19:03

Mannoroth escreveu:Boa. Uma pergunta: é possivel usar essa armazenagem de dados(variaveis) em jogos multiplayer online?
Olha, daria pra armazenar sim, mas o sistema de arquivos não é rapido suficiente para responder sem lag no jogo, não ser que fosse um jogo de turnos. A melhor maneira mesmo para jogos on line é usar uma DLL commo 39dll ou semelhante.

tblima123 escreveu:Legal seu tuto, claro como sempre.

Uma forma que eu acho que tambem pode se utilizar esse método é para aqueles jogos que o desenvolvedor não quer ficar traduzindo o jogo para vários idiomos, assim dá pra deixar a cargo dos fãs traduzirem apenas trocando as strings das váriaveis e salvando o arquivo com o nome do idioma, tem muito jogo desses livres que implementam isso, tambem é comum essa tecnica em scripts php que são utilizados no mundo toda.

Bem, eu creio que com criatividade o que não falta são formas de aplicar esse tuto.
Pior que dá mesmo! Poderia criar um arquivo chamado por exemplo linguagem.scr (script de linguagem) que teria as variaveis usadas intenamentes pelo sistema atribuidas diretamente no arquivo. Ótima sacada!
Flws!

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Qualidade Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por Desconectado321 em Ter 03 Maio 2011, 19:41

excelente tutorial vinians, eu estava vendo quase tudo que aparece pela frente sobre variáveis, vi aquele tuto do saim e por aí vai... agora vejo esse tutorial, muito bom!

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Qualidade Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por Shadow10 em Ter 03 Maio 2011, 20:28

Muito bom seu tuto vinians, eu passei a gostar ainda mais de GML.

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Mensagem por Anderson3d em Ter 03 Maio 2011, 21:38

como sempre ótimo tutorial, por isso se destaca como um dos mestres da GMBR hehehe...
usarei em meus futuros projetos... Happy

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Qualidade Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Armazenamento e Recuperação Automática de Variáveis

Mensagem por vinians em Qua 04 Maio 2011, 10:25

Desconectado321 escreveu:excelente tutorial vinians, eu estava vendo quase tudo que aparece pela frente sobre variáveis, vi aquele tuto do saim e por aí vai... agora vejo esse tutorial, muito bom!
Pois é, variáveis são uma das partes mais importantes da GML pois precisamos conhece-las bem pra poder fazer scripts mais sofisticados, por isso acho que conhecimento sobre elas nunca é demais...

Shadow10 escreveu:Muito bom seu tuto vinians, eu passei a gostar ainda mais de GML.
É assim mesmo, enquanto mais aprendemos mais gostamos, pois podemos explorar mais a potencialidade do GM.

Anderson3d escreveu:como sempre ótimo tutorial, por isso se destaca como um dos mestres da GMBR hehehe...
usarei em meus futuros projetos... Happy
E ae Anderson3D, vindo de você é um elogio e tanto pois tú é fera meu irmão heheheh!

Obrigado pessoal pelo feedback, espero criar mais tutoriais em breve.
Flws

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