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ajuda com gravidade

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Mensagem por jogio Dom 24 Abr 2011, 14:28

oi pessoal eu gostaria de saber tipo assim eu uso
Código:

if place_free(x,y+1) { vspeed+=1 } //gravidade
if vspeed>=20 { vspeed=20 } // Limite de velocodade ao cair
para aplicar a gravidade no objeto mais dai por exemplo tem uma decida e gostaria que o objeto descesce rolando de acordo com a gravidade,encontrou uma pedra trombou e capotou,e é assim
esse code que eu uso aonde tem descida ele não desce ele fica preso a pista alguem pode me ajudar?


Última edição por jogio em Dom 24 Abr 2011, 14:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : sei lá)
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Mensagem por gustavo ferreira Dom 24 Abr 2011, 14:49

olha vc pode fazer o codigo de gravidade assim no step
Código:
if place_free(x,y+1){
gravity=1}
else{
gravity=0
}
espero ter ajudado!!! blz
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Mensagem por jogio Seg 25 Abr 2011, 13:36

olá mais esse script não de tipo quando cai sai rolando mais tá bom só que eu acho que a velocidade tá muito alta
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Mensagem por vinians Seg 25 Abr 2011, 13:46

Pra isso você deverá calcular o angulo entre o seu objeto e a descida. Assim sendo se ele por exemplo for maior que 10 graus você pode aplicar uma formula simples no x que fará com que ele "role" automaticamente. Ex:

if (angulo_calculado > 10) //angulo em graus
{
x += cos(angulo) * 3; //o 3 é a velocidade desejada
}

Flws!
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Mensagem por Willy Seg 25 Abr 2011, 13:50

O que você quer é muito complexo, isso seria uma engine de física, o que é muito complexo de se fazer. Acredito que um dos grandes problemas do game maker seja a falta de flexibilidade na física e na colisão.
Procure por algo mais simples, pois isso eu acho que não vá conseguir desenvolver... Se quiser, pode procurar por algo na GMC (fórum oficial do game maker).

[EDIT]
Ou tenta fazer o que o vinians falou...
Mas já aviso que não é simples!

Boa sorte!
blz
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Mensagem por saim Seg 25 Abr 2011, 14:22

Talvez o que você queira dizer é que ele deve conservar a quantidade de movimento e a energia (energia potencial vai se tranformando em cinética, etc), certo?
Complexo, sem dúvida, mas possível. Na verdade, o que acontece é que ele mantém a velocidade, mas muda a direção.
Antes que eu tente fazer qualquer coisa, por favor confirme se eu estou indo na direção certa.
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Mensagem por jogio Ter 26 Abr 2011, 15:35

é tipo assim é a lei da fisica tipo se você jogar um objeto em uma decida ele vai descer rolando é isso que quero
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Mensagem por jogio Ter 26 Abr 2011, 16:59

e maios uma coisinha sobre gravidade é assim eu criei um event de colisão com o obj obstaculo mas qndo pulo e encosto nele e seguro o botão direito ou esquerdo fica grudado tem alguma coisa que pode fazer?
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Mensagem por saim Ter 26 Abr 2011, 17:17

jogio escreveu:e maios uma coisinha sobre gravidade é assim eu criei um event de colisão com o obj obstaculo mas qndo pulo e encosto nele e seguro o botão direito ou esquerdo fica grudado tem alguma coisa que pode fazer?
O que tem no seu evento de colisão? O obj_obstaculo é sólido? Que códigos existem pra quando você aperta os botões direito e esquerdo e em que evento eles estão?
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Mensagem por Dancity Ter 26 Abr 2011, 17:45


Pra Rolar numa rampa
Você pode usar Paths também.
Tem uma engine no GMC que talvez possa te ajudar

Aqui encontrei, ele usa Paths para fazer o objeto rolar.
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=502364
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Mensagem por jogio Sáb 30 Abr 2011, 13:30

é solido
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