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CRP-Max, Marlene Capeta

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falling block

em Sab 30 Abr 2011, 10:31
Bom estou fasendo um jogo,eu ja fiz o falling block,mas eu queria que quando desse outside room ele subisse até voltar ao seu lugar onde foi colocado,mas como faser isso?Olhe os codigos que estou usando
Create
Código:
fall=false;
timer=15;
can_fall=false;
Step
Código:
if fall=true{
    gravity=0.1;
} else {
    gravity=0;
}

if place_meeting(x,y-1,obj_jog){
    can_fall=true;
}
    if timer<0{
        fall=true;
    }
if can_fall=true{
    timer-=1;
}

Outiside room
Código:
instance_destroy ()
no Player
Colission com obj_falling
Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
Se alguem puder ajudar ficarei grato
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Re: falling block

em Sab 30 Abr 2011, 11:15
Melhor assim vc faz um alarm para ele descer e dpois quando alarm acabar vc coloka pra ele subir e quando o alarm acabar ficar parado assim :
( creio q o bloco so cai qndo o jogador sobe ne ? )
em colisão com o player :
Aba move as setas vermelhas, coloque para baixo e speed desejada
alarm[0]=20 (20 é so um exemplo)

em alarm[0]:
coloque denovo as setas so q para cima
alarm[1]=20 (20 so exemplo mas tem q ser o msm speed que o bloco e cai e o q ele sobe e o numero tb tem q ser o msm)

em alarm[1]:
as setas vermelhas mas desta vez no cento (quadrado) speed 0

espero q ajude se alguem tiver uma forma melhor mostra aew !

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Re: falling block

em Sab 30 Abr 2011, 11:34
ele nao cai,o bloco,pq?
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Re: falling block

em Sab 30 Abr 2011, 12:54
Faça da seguinte forma:
Crie um sprite com o mesmo tamanho do seu bloco e crie um objeto invisivel para o mesmo.
No create do bloco que cai, faça-o criar o objeto acima.
Crie uma variavel:
Código:
saiu_room=false
Quando ele sair da room:
Código:
if saiu_room=false{
alarm[0]=30
vspeed=0
saiu_room=true
}
No alarm[0], faça o bloco começar a subir.
Na colisão com o objeto invisivel, faça-o parar e tornar a variavel "saiu_room" com false novamente.

Espero ter ajudado!
blz
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Re: falling block

em Sab 30 Abr 2011, 13:04
nao entendi Willy,poderia explicar um pouco melhor,onde vai os codigos e talz
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Re: falling block

em Sab 30 Abr 2011, 13:07
Coloca esse código no objeto do personagem:

COLISÃO DO JOGADOR COM O BLOCO QUE CAI
Código:
if place_meeting(x,y+2,other)
{if other.alarm[0]<0 //quando colidir com o bloco por cima, ativa o alarm 0 do bloco
{other.alarm[0]=30}}

E coloca esses códigos no objeto do bloco que cai:

CREATE
Código:
cai=false //define a variável cai

ALARM 0
Código:
cai=true //coloca a variável cai como verdadeira

STEP
Código:
if cai=true and place_free(x,y+1) //se cai for verdadeiro e tiver espaço livre abaixo do bloco......
{gravity=0.6 //gravidade
gravity_direction=270 //direção da gravidade, para baixo}
else //se não....
{gravity=0} //desativa a gravidade

Espero que ajude!

Flws!
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Re: falling block

em Sab 30 Abr 2011, 13:24
mas eu quero q isso acontesa quando o player passar em cima do bloco e nao pular encima dele
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Re: falling block

em Sab 30 Abr 2011, 16:09
tanto faz vai colidir não é ou vc qer que ele passe por cima mas "voando" sem cair em cima é iisso ?
se for é so criar ma condiçõa
if obj_bloco.x=obj__player.x and distance_to_object(obj_player)<="numero"
{ação q cai o bloco }

fla direito ai oq é xD
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Re: falling block

em Sab 30 Abr 2011, 22:05
vdm842 escreveu:mas eu quero q isso acontesa quando o player passar em cima do bloco e nao pular encima dele
O código verifica se há um bloco abaixo dele, então tanto faz se pular ou passar em cima. Se o player estiver colidindo com o bloco por cima, o bloco vai cair.

Flws!
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Re: falling block

em Sab 07 Maio 2011, 10:11
Bom como ainda não é reviver o topico tenho uma duvida,estou tentando faser a mesma coisa,tentei o do Grotle mas é so quando pula encima,kiklin123 o seu eu não entendi
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