Água e Gravidade estilo Super Mario

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Qualidade Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por Convidad em Seg 19 Maio 2008, 23:52

E aí moçada!




Bom, eu percebi que o pessoal tava com algumas dúvidas em como criar água no estilo Super Mario e fiz uma pequena engine para quem está começando agora não ficar perdido. Como eu a fiz no Game Maker 6.1 e não usei efeitos ela também pode ser aberta no 7 Lite.

A montagem para esse efeito é bastante simples: consiste em repetir foregrounds em movimento e definir 2 aspectos básicos: gravidade dentro e fora d'água.


Download aqui


Mas por que se o valor da gravidade é um só?

Pra imitarmos um efeito de densidade.
Dessa forma vamos eliminar um efeito de colisão desnecessário apenas definindo a posição da instância no eixo "y".

Quando a instância (seu personagem, por exemplo) ultrapassar um limite vertical que definiremos como "limite da água", o valor da gravidade vai aumentar e a instância será puxada com mais força para baixo. O que vamos fazer é controlar a velocidade do movimento vertical para que ele desça devagar, porém com força.

Dessa forma a instância terá que fazer "mais força" pra subir e se não o fizer descerá lentamente.

Antes de começar a estudar o código, lembre-se de que cada programador tem seu modo de trabalho. No caso das Engines os códigos tem que ser "adaptados" para que todos que o leiam, entendam com facilidade. Dessa forma, eu fiz alguns comentários no código como havia feito na Engine dos Ministickers.

Fique à vontade para modificar, estudar ou melhorar o código. Brinque bastante e tente fazer alguma coisa!

Valeu e boa sorte!!!




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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por Volstagg em Seg 19 Maio 2008, 23:57

Opa! Concerteza vou dar uma estudada nessa engine.

Tomara que dê pra um mero iniciante entender. Very Happy


----EDIT----
Genial! Você é bom heim cara!
To de boca aberta aqui. Shocked

Volstagg

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por GMBR em Ter 20 Maio 2008, 14:35

O que seria de mim sem o brendan na equipe ?
Mais uma vez muito legal, com screen, engine e tudo mais... FLWs e parabéns!

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por fafa522 em Sex 23 Maio 2008, 20:06

e aew brendan vim aq falar eu so um q to atraz de saber como q faz água so q essa sua engine ta suada seeeeeeeeeeeeeeeempre quandu baxu ela vem com defeito e olha q eu uso o gm 6.1 me ajuda aew manu precisu dessa engine....

fafa522

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por Convidad em Sab 24 Maio 2008, 19:03

E aí fafa522!

Cara, eu vou dar uma revisão no código aqui e colocá-lo no GM6.1 ou no 7-Lite pra você.
Me mande uma mensagem com o que ocorreu, daí eu posso solucionar mais fácil, ok?

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por pedrosorio em Qua 01 Out 2008, 07:44

Me deparei com sua engine agora, brendan e queria apenas ressalvar um ponto. Você pergunta o porquê de aumentar a gravidade na água quando a gravidade é sempre a mesma.

Bom, na realidade, a gravidade no gamemaker é apenas uma força que está sendo constantemente aplicada numa dada direcção, para um corpo dentro de água, essa força é, na verdade, menor que a da gravidade. Todos nós já tentámos pegar em alguém dentro de água e concluímos que era muito mais fácil, isso se deve à força de impulsão de arquimedes, que contraria a força da gravidade.

Por outro lado, existe sim, um maior efeito de atrito, que pode ser simulado por friction no GM (que basicamente reduz a velocidade de um objecto) e que você simula limitando a velocidade máxima (é outra possibilidade).

Experimente colocar, por exemplo a gravidade em 0.45 em vez de 2.2 quando ele está na água, e veja como o efeito é muito mais "natural". Não quero com isto dizer que esteja errado até porque em muitos jogos é mais interessante ter a água reagindo como um "sugador" para o jogador ter que reagir depressa, mas queria apenas alertar para a realidade física.

Cumps,
Pedro Osório

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por DragonDrebe em Sab 04 Out 2008, 14:38

Para q serve o Trojan q vem junto ?
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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por Froidz em Sab 04 Out 2008, 15:31

baixei a engine, realmente ela é ótima!

Trojan? que trojan?
baixei sem problema algum, e se realmente tivesse um trojan, o 4shared alertaria sobre o vírus.

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por Gusba em Sab 04 Out 2008, 16:47

a engine esta otima, e aki nao acusou trojan nenhum.

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por bagunzi em Qua 21 Jan 2009, 17:28

Ahhhhhh pq eu sou azarado e num tenho as manhas de pegar o bixo ainda vivo no 4shared?

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por bagunzi em Qua 21 Jan 2009, 17:29

The file link that you requested is not valid.

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por Eskyz em Qua 21 Jan 2009, 23:01

Talvez porque o tópico é super antigo?? Cara, isso acontece. As vezes, a gente não chega a tempo de pegar uma engine que a engine queria muito. Mas com o tempo, acostuma. E o autor, já foi Banido (não sei porque), então não tem como ele re-upar...

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Mensagem por André Gustavo em Ter 23 Jun 2009, 21:43

afffff link quebrado

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por Locatelli em Sab 27 Jun 2009, 22:30

Sera q alguem ainda tem essa engine para repostar? ela parece bem interessante...

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por André Gustavo em Sab 27 Jun 2009, 22:32

quem fez a engine ponha no raphidshared la nao descloi o link

André Gustavo

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por Hélio em Sab 27 Jun 2009, 23:49

André Gustavo escreveu:quem fez a engine ponha no raphidshared la nao descloi o link
claro que exclui .-.
só sei que o usuário banido era ADM e o nome dele era Brendam .-.

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por M.A.S. em Dom 28 Jun 2009, 15:47

Perdi o projeto. Vou procurar e se encontrar, prometo que posto de novo... Very Happy

A propósito... Depois de tanto tempo, acabei por esquecer de responder aos amigos:

pedrosorio escreveu:Me deparei com sua engine agora, brendan e queria apenas ressalvar um ponto. Você pergunta o porquê de aumentar a gravidade na água quando a gravidade é sempre a mesma.

Bom, na realidade, a gravidade no gamemaker é apenas uma força que está sendo constantemente aplicada numa dada direcção, para um corpo dentro de água, essa força é, na verdade, menor que a da gravidade. Todos nós já tentámos pegar em alguém dentro de água e concluímos que era muito mais fácil, isso se deve à força de impulsão de arquimedes, que contraria a força da gravidade.

Por outro lado, existe sim, um maior efeito de atrito, que pode ser simulado por friction no GM (que basicamente reduz a velocidade de um objecto) e que você simula limitando a velocidade máxima (é outra possibilidade).

Experimente colocar, por exemplo a gravidade em 0.45 em vez de 2.2 quando ele está na água, e veja como o efeito é muito mais "natural". Não quero com isto dizer que esteja errado até porque em muitos jogos é mais interessante ter a água reagindo como um "sugador" para o jogador ter que reagir depressa, mas queria apenas alertar para a realidade física.

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Pedro Osório

Claro pedrosorio. Na verdade é muito difícil implantar em um jogo, um sistema de física perfeito. Esse sistema foi feito dessa forma por dois motivos: 1º) para ser simples e funcional. 2º) para que sirva de estudo para os iniciantes.

Particularmente, eu não arriscaria a criar um sistema de friccão ou gravidade direfente do sistema nativo do Game Maker, pois o que o GML oferece é exelente. Se você já experimentou outros engines (e ainda procura por novos...) sabe o que estou falando. Usando esse sistema com criatividade, você consegue o que quer sem que seja demasiado complicado (quando realmente nunca deveria ser, kkk Very Happy ).

Abraço.
Capitão Commando.

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por vitinho16 em Sex 31 Jul 2009, 18:29

aff link quebrado

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Qualidade Re: Água e Gravidade estilo Super Mario

Mensagem por Hélio em Sex 31 Jul 2009, 19:06

vitinho16 escreveu:aff link quebrado
Bom, o único jeito de pegar a engine mesmo é com auguem, pois este membro já esta banido...
tente falar com o M.A.S,ele parece ter uma relação com o usuário banido brendan ou helloading

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