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Parentesco entre objetos

em Qua 27 Abr 2011, 12:12
Olá deuses do gml!
Venho aqui pedir uma ajuda para os bons desse fórum hehehe.
Seguinte, existe alguma forma de criar parentesco entre objetos? o que eu quero é o seguinte.
Na cena existem 15 objetos chamados obj_quadrado.
Este obj_quadrado no seu create deverá criar um objeto chamado obj_bola.

A questão que eu quero é, que o obj_bola seja subjugado somente ao obj_quadrado que o criou. Ou seja, todos os seus eventos place_meeting(x,y,obj_quadrado) (exemplo) só atinjam o seu respectivo "pai". Resumindo, caso o obj_bola entre em contato com outro obj_quadrado que não seja o pai, ele ignore, e só atue em eventos relacionados ao seu respectivo pai.

Sei que o parent não dá conta disso pois é usado de outra forma. Talvez uma manipulação de ID.

Deixo essa pergunta pois se algum fera responder irá facilitar ainda mais uma teoria que tenho em mente. 😢
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Re: Parentesco entre objetos

em Qua 27 Abr 2011, 12:23
Consegui! Baixe a engine abaixo:

zippyshare.com/v/30090007/file.html

Acho que deve funcionar, testado e aprovado. Vlw?

FLWS!


Última edição por Alex FC em Qua 27 Abr 2011, 12:54, editado 1 vez(es)
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Re: Parentesco entre objetos

em Qua 27 Abr 2011, 12:42
Opa Alex, funcionou sim macho! Vc é um gênio hehehe!

A única coisa que eu mudei foi retirar a variável pai... Só preciso jogar a ID do pai na variável i e com isso manipulo o que eu quiser fazendo referência a ela.
ex:

i.vspeed
i.hspeed
i.x
i.y
i.vida
i.energia
etc...

Com o objeto pai dentro da variável, eu tenho posse de todas as suas variáveis internas no objeto filho.

Agora posso evoluir na criação de objetos complexos, formados por mais de 3 peças diferentes. Abração e muito obrigado!
cheers

Droga estou revendo aqui, não deu certo... depois edito tmb.


Última edição por Anderson3d em Qua 27 Abr 2011, 12:44, editado 1 vez(es)
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Re: Parentesco entre objetos

em Qua 27 Abr 2011, 12:44
Para fazer este sistema de parentesco, você deve fazer algo semelhante ao que o AlexFC disse.
Quando for criar um objeto através de outro, faça isso:
Código:
objeto=instance_create(x,y,obj_nome)
objeto.pai=id
Nesse caso, estamos CRIANDO uma variável para o objeto que ele vai criar, esse objeto será usado como "objeto" e não como "obj_nome".
Para fazer a colisão, você deve fazer através de place_meeting ou instance_place. Ficaria algo mais ou menos assim no step do objeto que foi criado:
Código:
if instance_place(x,y,pai){
//Ação se for o criador
}
É algo bem simples de se fazer, isso me deu idéia para mais um tutorial!
Breve eu o postarei aqui.

Espero ter ajudado!
blz
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Re: Parentesco entre objetos

em Qua 27 Abr 2011, 12:56
@Willy escreveu:Para fazer este sistema de parentesco, você deve fazer algo semelhante ao que o AlexFC disse.
Quando for criar um objeto através de outro, faça isso:
Código:
objeto=instance_create(x,y,obj_nome)
objeto.pai=id
Nesse caso, estamos CRIANDO uma variável para o objeto que ele vai criar, esse objeto será usado como "objeto" e não como "obj_nome".
Para fazer a colisão, você deve fazer através de place_meeting ou instance_place. Ficaria algo mais ou menos assim no step do objeto que foi criado:
Código:
if instance_place(x,y,pai){
//Ação se for o criador
}
É algo bem simples de se fazer, isso me deu idéia para mais um tutorial!
Breve eu o postarei aqui.

edit: show de bola alex!!! baixei a engine, vlw!

Espero ter ajudado!
blz

Juntando isso com o que o Alex falou eu cheguei no resultado que queria... Muito obrigado a ambos!!! cheers
Outra coisa, um tutorial como vc disse cairia bem mesmo para o resto do pessoal que não sabe fazer isso...

edit: vlw alex pela engine, show de bola!
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Re: Parentesco entre objetos

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