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Movimento Aleatorico

em Sex 22 Abr 2011, 17:31
olá pessoal estou com uma duvida,assim como fazer um obj se movimentar aleatoricamente,por exemplo um obj_ghost quero que ele se movimente para todas as direções aleotóriamente"x,y,-x,-y",alguem de vcs podem me ajudar?
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Re: Movimento Aleatorico

em Sex 22 Abr 2011, 17:43
Código:
motion_set(choose(360,270,180,90),5)
O choose(x1,x2,x3...) é uma função que altera valores constantemente, aí neles eu coloquei as direções respectivas.
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Re: Movimento Aleatorico

em Sex 22 Abr 2011, 18:13
obrigado,mais só que eu queria saber mais uma coisa,tipo assim,eu criei dois obj um left e outro right,e coloquei o obj_ghost para seguir mais quando mudo aparece uma mensagem de erro.
oque eu faço que condição eu coloco?
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Re: Movimento Aleatorico

em Sex 22 Abr 2011, 18:57
Código:
if place_meeting(x,y,obj_right)
{x+=5}
if place_meeting(x,y,obj_left)
{x-=5}
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Re: Movimento Aleatorico

em Sex 22 Abr 2011, 20:43
O que diz exatamente a mensagem de erro? cola ela aqui pra gente ver.
pra que servem os objetos left e right que vc criou(o que fazem)?
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Re: Movimento Aleatorico

em Sab 23 Abr 2011, 18:07
coloco o fantasma para seguir o urso_right e urso_left mas quando mudo é assim,porque o fantasma não pode seguir nada concorda?e daí então parece a mensagem de erro
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Re: Movimento Aleatorico

em Sab 23 Abr 2011, 18:09
The games never finish não entendi
Código:
if place_meeting(x,y,obj_right)
{x+=5}
if place_meeting(x,y,obj_left)
{x-=5}
no create?
ou step?
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Re: Movimento Aleatorico

em Dom 24 Abr 2011, 21:21
Entendi, você criou 2 objetos pra ser o 'urso': urso_right e urso_left; e provavelmente está trocando os objetos quando o jogador pressiona 'Direita' e 'Esquerda' do teclado. O erro é que ao substituir, o 'fantasma' fica sem referência e o programa retorna o erro.

O GM possui uma função que verifica se um determinado objeto está na tela, bastante útil nesses casos, é o instance_exists(obj):
Código:
if instance_exists(urso_right) {
/* Comandos direita */
} else
/* Comandos esquerda */
}
Só que eu não entendi o que você quer fazer, o fantasma seguir a posição x do urso, não importando qual seja o objeto urso_right ou urso_left? Se for isso, basta usar:
Código:
/* Evento Create do obj_ghost */
vel = 3;

/* Evento Step do obj_ghost */
if instance_exists(urso_right) {
if x > urso_right.x { x -= vel; } else { x += vel; }}

if instance_exists(urso_right) {
if x > urso_left.x { x -= vel; } else { x += vel}}
O código verifica qual objeto 'urso' está na tela e muda a posição x do fantasma pra se aproximar desse objeto, não usei o else no lugar da segunda condição pra impedir que ocorra um outro erro: quando não houver nenhum dos dois objetos na tela.

Testa e me diz se funciona.
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Re: Movimento Aleatorico

em Ter 26 Abr 2011, 15:40
beleza mais agora surgiu outra duvida eu coloquei um step para criar fanstasmas a cada 10 segundos e tipo assim eu solto um poder de uma bola que sai seguindo o obj_ghos mas então eu acabo com todos os ghosts antes de aparecer mais mas ai aparece uma mensagem de erro tipo assim a bola vai seguir quem? é essa a outra duvida
me corrijam se eu estiver errado
if place_meeting(x,y,obj_right)
{x+=5}
else
????
ai que fica a minha duvida alguem pode me ajudar?

a e respondendo a sua pergunta é tipo assim é que eu sou meio inesperiente no game maker ainda estou aprendendo a mecher com scripts imbutidos (aqueles simbolos)
e então é assim o urso se move para o lado e troca de obj urso_left depois se move para o outro e troca de obj,obj urso_right,dai eles atiram para suas direções
alguem ou você pode me dar aulas de game maker?
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Re: Movimento Aleatorico

em Ter 26 Abr 2011, 17:11
Amigo, se for pra criar fantasmas a cada 10 segundos, melhor vc usar os Alarmes (Alarms).

Não consegui entender bem o que vc está querendo fazer.... vc precisa explicar melhor, ou disponibilizar o seu GMK (código fonte).

Eu sugiro que antes de tudo vc faça as aulas de GameMaker estudando os tutoriais do Red Dragon
Nesse link: http://gmbr.forumeiros.com/t3425-aulas-de-game-maker-para-iniciantes-por-reddragon





@jogio escreveu:beleza mais agora surgiu outra duvida eu coloquei um step para criar fanstasmas a cada 10 segundos e tipo assim eu solto um poder de uma bola que sai seguindo o obj_ghos mas então eu acabo com todos os ghosts antes de aparecer mais mas ai aparece uma mensagem de erro tipo assim a bola vai seguir quem? é essa a outra duvida
me corrijam se eu estiver errado
if place_meeting(x,y,obj_right)
{x+=5}
else
????
ai que fica a minha duvida alguem pode me ajudar?

a e respondendo a sua pergunta é tipo assim é que eu sou meio inesperiente no game maker ainda estou aprendendo a mecher com scripts imbutidos (aqueles simbolos)
e então é assim o urso se move para o lado e troca de obj urso_left depois se move para o outro e troca de obj,obj urso_right,dai eles atiram para suas direções
alguem ou você pode me dar aulas de game maker?
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