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Desenhando Arcos (Curva Bezier)

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Desenhando Arcos (Curva Bezier) Empty Desenhando Arcos (Curva Bezier)

Mensagem por Neofix Qui 27 Mar 2014, 23:45

Precisei de um sistema desses para um jogo, e vou compartilhar com vcs:

Crie um script chamado "bezier" e coloque o código:
codigo:

Depois... No Draw de um objeto qualquer coloque:

bezier(x1,y1,xcurv,ycurv,x2,y2);
onde:
x1,y1 = origem do arco (P0 imagem abaixo)
xcurv, ycurv = ponto para curvatura (P1 imagem abaixo)
x2,y2 = destino do arco (P2 imagem abaixo)

A imagem explica melhor:
Desenhando Arcos (Curva Bezier) Quad_bez_curve

Espero que seja útil.

Dan
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Desenhando Arcos (Curva Bezier) Empty Re: Desenhando Arcos (Curva Bezier)

Mensagem por dharrison Qui 27 Mar 2014, 23:48

Caramba Neofix vc mesmo que produziu isso? Grande qualidade!
É uma forma de desenhar vetores direto no GM
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Desenhando Arcos (Curva Bezier) Empty Re: Desenhando Arcos (Curva Bezier)

Mensagem por Neofix Qui 27 Mar 2014, 23:58

Quem me dera dharrison!
Eu pesquisei em fóruns gringos e adaptei o código a minha necessidade...
Eu to tentando criar esse efeito aqui:
Desenhando Arcos (Curva Bezier) The-team
Eu não faço idéia de como vou fazer a parte azul do raio kkk
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Mensagem por Gabreel Sex 28 Mar 2014, 00:00

Muito bom Neofix! Porém, uma coisa que nunca consegui fazer no GM é implementar funções quadráticas a partir de um vértice. Quem sabe  um dia eu consiga. :/
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Desenhando Arcos (Curva Bezier) Empty Re: Desenhando Arcos (Curva Bezier)

Mensagem por Neofix Sex 28 Mar 2014, 00:17

Eu achei esse cara aqui, mas infelizmente não consegui rodar a extensão dele no GMS:

http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=491339

O exemplo que ele fez com tentáculos é lindo (gostando da parte matemática ou não...):

Desenhando Arcos (Curva Bezier) Curves_demo_screenshot
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Mensagem por Kabeção Sex 28 Mar 2014, 11:56

Neofix escreveu:Quem me dera dharrison!
Eu pesquisei em fóruns gringos e adaptei o código a minha necessidade...
Eu to tentando criar esse efeito aqui:
Desenhando Arcos (Curva Bezier) The-team
Eu não faço idéia de como vou fazer a parte azul do raio kkk
Isso provavelmente não é feito em tempo real.

GMS já tem um sistema para lidar com curvas, as paths.
Tanto pra desenhar uma curva quanto esse feito é mais fácil criar e manipular os pontos com path e o resto é calculado pela própria engine.

Esse script não produz o mesmo efeito que uma curva de bezier.
Elas são bem mais arredondadas.
A curva começa depois da metade entre os dois pontos, o resultado desse script é praticamente o mesmo resultado das paths.
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Mensagem por shatterhand2 Sex 04 Abr 2014, 17:36

Faz com sprites, é bem mais fácil, e ainda dá pra fazer um efeito excelente.
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Mensagem por Neofix Sex 04 Abr 2014, 22:45

Estou quase terminando meu GhostBusters Simulator.
ShatterHand2 não dá para fazer com sprites pq o efeito é dinamico, ele faz uma curva conforme o movimento que o cara faz com a Neutrona Blaster, "puxando" o fantasma de um lado para outro. Veja uns videos do jogo Ghostbusters para entender.
Cheguei a este resultado:
Desenhando Arcos (Curva Bezier) BkU4SBKIQAInZKR
O raio azul eu tentei usar sprites com alpha mas reduziu a performance no celular...
Talvez eu mude no futuro.
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Mensagem por Superbomber_MuyMacho Sex 04 Abr 2014, 23:35

Eu achei muito bom, um ótimo script(Que poderia ser feito de uma maneira bem mais simples), mesmo sendo complicado atoa ainda sim é bem útil. blz
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Mensagem por cascavelo Sáb 05 Abr 2014, 15:35

É praticamente impossível fazer este efeito de relâmpago em um celular sem que a taxa de quadros caia drasticamente, em um PC até dá. O maior problema é que pra conseguir um efeito bom você vai ter que trabalhar com milhares que sprites pequenos com uso de alpha o que consome tempo de processamento.
 Dá pra fazer algo parecido usando partículas, mas vai ficar lento também.

 A única forma de funcionar rápido é com sprites grandes mesmo, você teria que desenhar o raio e animar a ondulação dele. A parte complicada é fazer a curva ao mover o raio, só daria pra fazer usando shaders. 
Estude um pouco sobre shaders, no fórum da yoyo tem bastante coisa e você pode tentar adaptar algum código  pronto que faça ondulação do desenho.

 Isto é uma coisa bem difícil de fazer, as vezes impossível. Por este motivo que você não vê este tipo de efeito em jogos 2D.
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Mensagem por Willy Seg 07 Abr 2014, 00:27

Acredito ter uma solução para o seu problema... Na verdade, uma sugestão.
Você consegue fazer um efeito de raio maneiro se ao invés de curvas, usar várias retas semelhante ao que encontramos no jogo Chicken Invaders:
Desenhando Arcos (Curva Bezier) 167301
Não é muito complicado de fazer... Resumidamente, basta criar uma reta com vários nós (ou seja, uma ponta ligada a outra) que variam de posição aleatoriamente.
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Mensagem por TRFN Seg 07 Abr 2014, 17:47

Como o Willy sugeriu, a intenção seria fazer algo do gênero :
Código:
x1 = x - irandom( 5 );
x2 = x + irandom( 5 );
y1 = y;
y2 = y + irandom( 10 );

for( i = 0; i < 30; i+=1 ){
draw_line(x1, y1, x2, y2 );
x1 = x2;
x2 = x1 + irandom( 5 );
y1 = y2;
y2 = y1 + irandom( 10 );
}
Mas é claro, adaptando o código segundo a sua necessidade.
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Mensagem por Gabreel Seg 07 Abr 2014, 18:07

Acho que teria que fazer um script recursivo para fazer os raios, e como todos devem saber, recursividade é muito lento :/
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Mensagem por shatterhand2 Ter 08 Abr 2014, 13:18

For não é recursividade, é laço. Dá pra fazer desse jeito, mas vai ficar feinho a beça.

Dá pra fazer com sprites. Faz os raios divididos em partes, cada parte se interligando com a parte seguinte. Na hora de fazer "curva", gira o sprite de acordo com a curva, e coloca o seguinte mais a esqueda (ou mais a direita) tanto quanto for o ângulo da curva, para que as extremidades continuem se tocando.

Ja fiz algo assim, funcionava relativamente bem. Só requer um pouco de matemática.

Os "blocos" raios tem "espaços" entre eles, mas era proposital, poderia coloca-los mais juntos, eu poderia girar esses raios com a nave como ponto central sem problemas. E foi feito fazendo sprite.
Desenhando Arcos (Curva Bezier) 562856_485446594803328_1547245371_n
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Mensagem por chicoweb Ter 08 Abr 2014, 13:31

Neofix escreveu:Precisei de um sistema desses para um jogo, e vou compartilhar com vcs:

Crie um script chamado "bezier" e coloque o código:
codigo:

Depois... No Draw de um objeto qualquer coloque:

bezier(x1,y1,xcurv,ycurv,x2,y2);
onde:
x1,y1 = origem do arco (P0 imagem abaixo)
xcurv, ycurv = ponto para curvatura (P1 imagem abaixo)
x2,y2 = destino do arco (P2 imagem abaixo)

A imagem explica melhor:
Desenhando Arcos (Curva Bezier) Quad_bez_curve

Espero que seja útil.

Dan

eSSE script do bezier tá com um defeito.
Ele não respeita o x2 que seria o ponto onde a curva reverte (P1).
Podem colocar qualquer valor como x2 que a posição continuar a mesma.

Eu creito que a melhor solução é a do chiken invaders, aquilo ali é um sprite (ou varios com larguras diferentes, mas um do lado do outro).
Ele vai subindo na tela dá uma sensação de raio se mexendo, mas na verdade é um sprite estático que vai subindo na tela so isso.
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Mensagem por cascavelo Ter 08 Abr 2014, 13:32

Que tal um concurso relâmpago? Tema: Crie o raio dos caça fantasmas.
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Mensagem por shatterhand2 Ter 08 Abr 2014, 13:51

Ah, e se alguém realmente acha que não dá pra fazer raios com curvas complexas em 2D:

https://www.youtube.com/watch?v=Xe_5zxXiQAs

Em qualquer momento depois de 1 minuto dá pra ver.

Aquilo são sprites que giram e se posicionam de acordo com a necessidade do raio.
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Mensagem por Mateus O de Andrade Ter 08 Abr 2014, 14:14

Realmente o efeito ficou bem bacana.
O único problema que notei foi que quando atinge um alvo, os sprites não fizeram uma curva exata (problemas na animação talvez?). Em certos momentos fica evidente (demais) que são sprites sequenciais.

Por falar nisso, é muito complexo fazer esse efeito?
Tenho em mente um inimigo que vai usar esse efeito para ligar a cabeça dele ao pescoço e ao corpo. Gostaria de saber se tem um tutorial bom e fácil sobre isso.
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Mensagem por Kabeção Ter 08 Abr 2014, 14:34

shatterhand2 escreveu:Ah, e se alguém realmente acha que não dá pra fazer raios com curvas complexas em 2D:

https://www.youtube.com/watch?v=Xe_5zxXiQAs

Em qualquer momento depois de 1 minuto dá pra ver.

Aquilo são sprites que giram e se posicionam de acordo com a necessidade do raio.
Nem é algo tão difícil.
Fiz algo parecido no meu projeto CoaS anos atrás.



A direção inicial do lazer é predefinida e então eu vou acrescentando para mais ou menos de acordo com a direção entre o lazer e o alvo, e isso gera uma curva precisa até o destino.
Para a imagem eu usei uma sprite com 1px de largura esticada com image_xscale na distancia de um ponto ate o outro, ou seja, um loop que percorre cada ponto chave da curva e desenha um draw_sprite_ext.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Ter 08 Abr 2014, 22:28

Eu estava vendo o tópico e me lembrei de uma coisa. Eu estava procurando um efeito de raio no unity, mas todos eram uma negação.
Então eu criei meu próprio efeito, só que em 3D, ele consiste em determinar o ponto inicial e o final, criar e cortar uma linha reta(apenas no algoritimo) , mover esses pontos em uma circunferência(por delimitar distancia máxima da reta central) e depois traçar uma reta entre eles.
Vou refazer em 2D e colocar no game maker, mas vai demorar um pouco. Quando eu terminar eu posto aki.
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