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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Pedido] Tutorial de Alarms
4 participantes
Página 1 de 1
[Pedido] Tutorial de Alarms
Bem...quero um pedido de uma coisa que realmente não sei de nada: Tutorial de Alarms.
O que são alarms? Pra que servem? Como configurá-los?
O que são alarms? Pra que servem? Como configurá-los?
Re: [Pedido] Tutorial de Alarms
Bom dia!
Bom alarmes são uma espécie de contagem de tempo para uma ação.
Você fez um tiro por exemplo, e quer que ele dure só um segundo, depois ele desaparece:
alarm[0]=30; //se a velocidade da room for 30 frames por segundo
instance_destroy(tiro); //o tiro é destruido
Então o alarme 0 vai contar até trinta para depois executar a ação de destruir o tiro.
Resumindo, o alarme "conta" até o valor que você definir e só então ele executa as ações, como o relógio conta 60 minutos para mudar a hora...
Espero ter ajudado, mas caso precise de mais informações é só perguntar.
Bom alarmes são uma espécie de contagem de tempo para uma ação.
Você fez um tiro por exemplo, e quer que ele dure só um segundo, depois ele desaparece:
alarm[0]=30; //se a velocidade da room for 30 frames por segundo
instance_destroy(tiro); //o tiro é destruido
Então o alarme 0 vai contar até trinta para depois executar a ação de destruir o tiro.
Resumindo, o alarme "conta" até o valor que você definir e só então ele executa as ações, como o relógio conta 60 minutos para mudar a hora...
Espero ter ajudado, mas caso precise de mais informações é só perguntar.
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Re: [Pedido] Tutorial de Alarms
CRP-Max escreveu:Bom dia!
Bom alarmes são uma espécie de contagem de tempo para uma ação.
Você fez um tiro por exemplo, e quer que ele dure só um segundo, depois ele desaparece:
alarm[0]=30; //se a velocidade da room for 30 frames por segundo
instance_destroy(tiro); //o tiro é destruido
Então o alarme 0 vai contar até trinta para depois executar a ação de destruir o tiro.
Resumindo, o alarme "conta" até o valor que você definir e só então ele executa as ações, como o relógio conta 60 minutos para mudar a hora...
Espero ter ajudado, mas caso precise de mais informações é só perguntar.
Bem...eu não entendi muito sobre os frames, pode me explicar um pouco mais sobre isso?
Re: [Pedido] Tutorial de Alarms
Frames são a quantidade de repetições que o programa faz por segundo, ou seja, se a room tem 30 frames por segundo, quer dizer que ela vai repetir tudo o que tem nela, gráficos, programação, sons, etc, trinta vezes por segundo, e a cada repetição o alarme conta mais um...
Esse valor pode ser alterado, ou dependendo do seu pc ou da quantidade de informação da room, ele pode não conseguir fazer as trinta repetições.
Esse valor pode ser alterado, ou dependendo do seu pc ou da quantidade de informação da room, ele pode não conseguir fazer as trinta repetições.
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Re: [Pedido] Tutorial de Alarms
Uma pergunta: 1 frame tem 1 segundo?CRP-Max escreveu:Frames são a quantidade de repetições que o programa faz por segundo, ou seja, se a room tem 30 frames por segundo, quer dizer que ela vai repetir tudo o que tem nela, gráficos, programação, sons, etc, trinta vezes por segundo, e a cada repetição o alarme conta mais um...
Esse valor pode ser alterado, ou dependendo do seu pc ou da quantidade de informação da room, ele pode não conseguir fazer as trinta repetições.
Re: [Pedido] Tutorial de Alarms
Os Alarms são eventos que executam uma ação após o tempo determinado em steps.
Um objeto pode usar 12 alarmes, numerados de 0 à 11.
Para disparar um alarme, faça:
Em D&D:
Vá na aba main2 e arraste a ação Set Alarm
No campo Number of Steps coloque o tempo para executar as ações do alarme, e no campo In alarm no coloque o número do alarme.
Em GML:
Dica: 30 steps equivalem a um segundo.
O alarme funciona como se houvesse uma váriavel que a cada step aumentasse 1, e quando chegasse ao número desejado, executasse a ação
Exemplo com o uso de alarmes
No evento Create de um objeto:
Mesmo exemplo sem o uso de alarmes
No evento Create:
Estude calmamente os 2 exemplos e você irá começar a entender os alarmes
Espero ter ajudado!
Um objeto pode usar 12 alarmes, numerados de 0 à 11.
Para disparar um alarme, faça:
Em D&D:
Vá na aba main2 e arraste a ação Set Alarm
No campo Number of Steps coloque o tempo para executar as ações do alarme, e no campo In alarm no coloque o número do alarme.
Em GML:
- Código:
alarm[numero_do_alarme]=tempo
Dica: 30 steps equivalem a um segundo.
Você com certeza deve saber como funciona o evento Step. Ele realiza tal ação a cada step(ou frame)Supersonic933 escreveu:Bem...eu não entendi muito sobre os frames, pode me explicar um pouco mais sobre isso?
O alarme funciona como se houvesse uma váriavel que a cada step aumentasse 1, e quando chegasse ao número desejado, executasse a ação
Exemplo com o uso de alarmes
No evento Create de um objeto:
- Código:
alarm[0]=90;
- Código:
show_message("Após 3 segundos esta mensagem apareceu");
Mesmo exemplo sem o uso de alarmes
No evento Create:
- Código:
Alarme=0; //funciona como o alarme
Maximo=0; //funciona como o numero de steps
- Código:
if(Alarme<Maximo) Alarme+=1;
else if(Alarme=Maximo) show_message("Após 3 segundos esta mensagem apareceu");
Estude calmamente os 2 exemplos e você irá começar a entender os alarmes
Espero ter ajudado!
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Re: [Pedido] Tutorial de Alarms
Talvez sua duvida ja tenha sido respondida, mas vou fazer um tutorial sobre alarms. Será o meu primeiro trabalho como colaborador!
Daqui a algumas horas (ou minutos) eu posto aqui pra galera toda!
Daqui a algumas horas (ou minutos) eu posto aqui pra galera toda!
Até mais!
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