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Como centralizar um objeto na tela?

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Como centralizar um objeto na tela? Empty Como centralizar um objeto na tela?

Mensagem por Turista86 Sáb 16 Abr 2011, 16:47

E ae, galera...

Estou fazendo um RPG, e em alguns momentos o personagem vai se deparar com alguns objetos no mapa, e este objeto irá surgir, tomando a tela toda.

Já consegui fazer ele ser criado, a sprite surgir na tela, mas não consigo fazer ela centralizar no meio da tela.
Se o objeto estiver pelos cantos do mapa, a sprite fica descentralizada, cortando uma parte da imagem.

Como fazer isso? o.O
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Como centralizar um objeto na tela? Empty Re: Como centralizar um objeto na tela?

Mensagem por Fuzenrad Sáb 16 Abr 2011, 17:12

Se o tamanho da room for igual ao da tela, ou seja, se tudo o que tem na room está sendo mostrado ao mesmo tempo, basta fazer:

x=room_weight/2;
y=room_height/2;

Mas como é um RPG, provavelmente você está usando uma view, pra possibilitar o jogador andar e explorar o cenário, nesse caso, você deve pegar a posição da view principal e somar com a metade do tamanho dela, isso retorna a posição central da view, não importando a posição do objeto na tela.

x=view_xview[0]+view_wview[0]/2;
y=view_yview[0]view_hview[0]/2;

Entretanto, eu não recomendo mudar a posição dessa forma, já que por ser mostrado em uma view, o tempo de atualização será diferente, ou seja, a posição vai ter uma pequena 'diferença' quando a view se mover, nesse caso usa direto no draw do objeto, pra não ter o problema da posição, ok?

draw_sprite(sprite_index,image_single,view_xview[0]+view_wview[0]/2,view_yview[0]+view_hview[0]/2);

Boa sorte com seu projeto.

Obs: Se você estiver usando uma view sem ser a 0 (zero), você deverá mudar no código.
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Como centralizar um objeto na tela? Empty Re: Como centralizar um objeto na tela?

Mensagem por Markituh Sáb 16 Abr 2011, 17:18

Hmmm... Isso é até um pouco complicado para quem não sabe, mas é simples. A coisa mais óbvio é você pegar a largura da room e dividir por dois, que vai obter a metade. Mas mesmo assim, não vai ficar centralizado, tendo que trabalhar com a largura e altura da room dividida por dois menos a largura da sprite e mais a largura da sprite ambas divididas por dois. Se não entendeu, é basicamente o seguinte(adoro fazer ilustrações):

Como centralizar um objeto na tela? Text4373

Para o obter a centralização, levariámos em consideração as dimensões da room divididas por dois, juntamente com com as dimensões da sprite divididas por dois. Como você está fazendo um RPG, deve estar trabalhando com GML, mas mesmo que não estivesse, a centralização correta só é possível com GML. "Mas por quê você destacou a palavra correta?" - Porque se for só as dimensões da room divididas por dois, se a origem da sua sprite for 0, vai ficar desalinhado. Segue o código:
Código:
x = room_width/2-sprite_width/2;
y = room_height/2+sprite_height/2;
Bom, esse é o jeito mais prático na minha opnião. Mas se quiser, pode ir na configuração da sprite e clicar no botão "Center". Aí é só pegar esse código e remover a parte "-sprite_width/2" e a parte "+sprite_height/2" - "Mas não seria mais prático essa última que você falou?" - Sim, de fato seria, mas o que quis dizer com prático é a não-necessidade de ter que alterar as configurações da origem, isso também pode servir caso não saiba usá-las.

Edit: Bom, acabei de ver o post do Fuzenrad, se estiver usando views, só é trocar room_width e room_height pelos respectivos da view. (view_wview e view_hview, respectivamente). Espero que tenha entendido
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Mensagem por Fuzenrad Sáb 16 Abr 2011, 17:34

Bem lembrado Markituh, a posição que o código retorna é a posição na tela, mas não é necessário modificar o código, basta ir nas propriedades da sprite e clicar em 'Center', inclusive isso possibilita alinhar a sprite mais no canto, ou no topo, dependendo do tipo de janela.
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Mensagem por Markituh Sáb 16 Abr 2011, 17:44

Acho que é necessário sim, pois as coordenadas do plano cartesiano se baseam na origem da sprite, e se esta for centralizada no Center e se for mantido o "-sprite_width/2" e o "+sprite_height/2", vai ficar desalinhado. E eu citei isso no meu post:
Bom, esse é o jeito mais prático na minha opnião. Mas se quiser, pode ir na configuração da sprite e clicar no botão "Center". Aí é só pegar esse código e remover a parte "-sprite_width/2" e a parte "+sprite_height/2" - "Mas não seria mais prático essa última que você falou?" - Sim, de fato seria, mas o que quis dizer com prático é a não-necessidade de ter que alterar as configurações da origem, isso também pode servir caso não saiba usá-las.
Só esqueci de mencionar o que disse anteriormente, a causa da origem da sprite. ("e se esta for centralizada no Center e se for mantido o "-sprite_width/2" e o "+sprite_height/2", vai ficar desalinhado"); Então só complementando, se for difícil o esquema do dividido por dois, só é fazer:
Código:
x = room_width/2 //(ou view_wview/2, depende se estiver usando views)
y = room_height/2 // (ou view_hview/2, depende se estiver usando views)
E centralizar indo nas propriedades da sprite e clicando no botão "Center". É isso
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Como centralizar um objeto na tela? Empty Re: Como centralizar um objeto na tela?

Mensagem por Turista86 Sáb 16 Abr 2011, 17:45

Hummm... vlw a vcs pela ajuda!
A orientação dos dois foi muito parecida (dividir o tamanho da room por 2).
Consegui fazer tudo certo, graças a vcs!

Obrigado!
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Mensagem por PedroX Sáb 16 Abr 2011, 18:21

Topico trancado.

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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