Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Como centralizar um objeto na tela?
4 participantes
Página 1 de 1
Como centralizar um objeto na tela?
E ae, galera...
Estou fazendo um RPG, e em alguns momentos o personagem vai se deparar com alguns objetos no mapa, e este objeto irá surgir, tomando a tela toda.
Já consegui fazer ele ser criado, a sprite surgir na tela, mas não consigo fazer ela centralizar no meio da tela.
Se o objeto estiver pelos cantos do mapa, a sprite fica descentralizada, cortando uma parte da imagem.
Como fazer isso? o.O
Estou fazendo um RPG, e em alguns momentos o personagem vai se deparar com alguns objetos no mapa, e este objeto irá surgir, tomando a tela toda.
Já consegui fazer ele ser criado, a sprite surgir na tela, mas não consigo fazer ela centralizar no meio da tela.
Se o objeto estiver pelos cantos do mapa, a sprite fica descentralizada, cortando uma parte da imagem.
Como fazer isso? o.O
Turista86- Data de inscrição : 10/10/2008
Reputação : 1
Número de Mensagens : 19
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como centralizar um objeto na tela?
Se o tamanho da room for igual ao da tela, ou seja, se tudo o que tem na room está sendo mostrado ao mesmo tempo, basta fazer:
x=room_weight/2;
y=room_height/2;
Mas como é um RPG, provavelmente você está usando uma view, pra possibilitar o jogador andar e explorar o cenário, nesse caso, você deve pegar a posição da view principal e somar com a metade do tamanho dela, isso retorna a posição central da view, não importando a posição do objeto na tela.
x=view_xview[0]+view_wview[0]/2;
y=view_yview[0]view_hview[0]/2;
Entretanto, eu não recomendo mudar a posição dessa forma, já que por ser mostrado em uma view, o tempo de atualização será diferente, ou seja, a posição vai ter uma pequena 'diferença' quando a view se mover, nesse caso usa direto no draw do objeto, pra não ter o problema da posição, ok?
draw_sprite(sprite_index,image_single,view_xview[0]+view_wview[0]/2,view_yview[0]+view_hview[0]/2);
Boa sorte com seu projeto.
Obs: Se você estiver usando uma view sem ser a 0 (zero), você deverá mudar no código.
x=room_weight/2;
y=room_height/2;
Mas como é um RPG, provavelmente você está usando uma view, pra possibilitar o jogador andar e explorar o cenário, nesse caso, você deve pegar a posição da view principal e somar com a metade do tamanho dela, isso retorna a posição central da view, não importando a posição do objeto na tela.
x=view_xview[0]+view_wview[0]/2;
y=view_yview[0]view_hview[0]/2;
Entretanto, eu não recomendo mudar a posição dessa forma, já que por ser mostrado em uma view, o tempo de atualização será diferente, ou seja, a posição vai ter uma pequena 'diferença' quando a view se mover, nesse caso usa direto no draw do objeto, pra não ter o problema da posição, ok?
draw_sprite(sprite_index,image_single,view_xview[0]+view_wview[0]/2,view_yview[0]+view_hview[0]/2);
Boa sorte com seu projeto.
Obs: Se você estiver usando uma view sem ser a 0 (zero), você deverá mudar no código.
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Como centralizar um objeto na tela?
Hmmm... Isso é até um pouco complicado para quem não sabe, mas é simples. A coisa mais óbvio é você pegar a largura da room e dividir por dois, que vai obter a metade. Mas mesmo assim, não vai ficar centralizado, tendo que trabalhar com a largura e altura da room dividida por dois menos a largura da sprite e mais a largura da sprite ambas divididas por dois. Se não entendeu, é basicamente o seguinte(adoro fazer ilustrações):
Para o obter a centralização, levariámos em consideração as dimensões da room divididas por dois, juntamente com com as dimensões da sprite divididas por dois. Como você está fazendo um RPG, deve estar trabalhando com GML, mas mesmo que não estivesse, a centralização correta só é possível com GML. "Mas por quê você destacou a palavra correta?" - Porque se for só as dimensões da room divididas por dois, se a origem da sua sprite for 0, vai ficar desalinhado. Segue o código:
Edit: Bom, acabei de ver o post do Fuzenrad, se estiver usando views, só é trocar room_width e room_height pelos respectivos da view. (view_wview e view_hview, respectivamente). Espero que tenha entendido
Para o obter a centralização, levariámos em consideração as dimensões da room divididas por dois, juntamente com com as dimensões da sprite divididas por dois. Como você está fazendo um RPG, deve estar trabalhando com GML, mas mesmo que não estivesse, a centralização correta só é possível com GML. "Mas por quê você destacou a palavra correta?" - Porque se for só as dimensões da room divididas por dois, se a origem da sua sprite for 0, vai ficar desalinhado. Segue o código:
- Código:
x = room_width/2-sprite_width/2;
y = room_height/2+sprite_height/2;
Edit: Bom, acabei de ver o post do Fuzenrad, se estiver usando views, só é trocar room_width e room_height pelos respectivos da view. (view_wview e view_hview, respectivamente). Espero que tenha entendido
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como centralizar um objeto na tela?
Bem lembrado Markituh, a posição que o código retorna é a posição na tela, mas não é necessário modificar o código, basta ir nas propriedades da sprite e clicar em 'Center', inclusive isso possibilita alinhar a sprite mais no canto, ou no topo, dependendo do tipo de janela.
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Como centralizar um objeto na tela?
Acho que é necessário sim, pois as coordenadas do plano cartesiano se baseam na origem da sprite, e se esta for centralizada no Center e se for mantido o "-sprite_width/2" e o "+sprite_height/2", vai ficar desalinhado. E eu citei isso no meu post:
Só esqueci de mencionar o que disse anteriormente, a causa da origem da sprite. ("e se esta for centralizada no Center e se for mantido o "-sprite_width/2" e o "+sprite_height/2", vai ficar desalinhado"); Então só complementando, se for difícil o esquema do dividido por dois, só é fazer:Bom, esse é o jeito mais prático na minha opnião. Mas se quiser, pode ir na configuração da sprite e clicar no botão "Center". Aí é só pegar esse código e remover a parte "-sprite_width/2" e a parte "+sprite_height/2" - "Mas não seria mais prático essa última que você falou?" - Sim, de fato seria, mas o que quis dizer com prático é a não-necessidade de ter que alterar as configurações da origem, isso também pode servir caso não saiba usá-las.
- Código:
x = room_width/2 //(ou view_wview/2, depende se estiver usando views)
y = room_height/2 // (ou view_hview/2, depende se estiver usando views)
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como centralizar um objeto na tela?
Hummm... vlw a vcs pela ajuda!
A orientação dos dois foi muito parecida (dividir o tamanho da room por 2).
Consegui fazer tudo certo, graças a vcs!
Obrigado!
A orientação dos dois foi muito parecida (dividir o tamanho da room por 2).
Consegui fazer tudo certo, graças a vcs!
Obrigado!
Turista86- Data de inscrição : 10/10/2008
Reputação : 1
Número de Mensagens : 19
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como centralizar um objeto na tela?
Topico trancado.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Tópicos semelhantes
» como deixar um objeto sempre no meio da tela?
» Como faz para o objeto seguir a tela ?
» como fazer o objeto seguir a tela?
» como faço objeto ficar no canto da tela?
» Como fazer a tela seguir mais de 1 objeto?
» Como faz para o objeto seguir a tela ?
» como fazer o objeto seguir a tela?
» como faço objeto ficar no canto da tela?
» Como fazer a tela seguir mais de 1 objeto?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|