Acertar alvo com tiro parabolico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por PedroX em Ter 15 Nov 2011, 10:34

Nome: Atingir alvos com tiros que descrevem uma parábola.

Requerimentos GM8

Descrição
É um conjunto de quatro exemplos, mostrando diferentes modos de atingir um alvo com tiros de trajetória parabólica. No entanto, somente o terceiro e o quarto exemplo mostra como atingir um alvo em movimento.

Nivel:
Envolve conceitos matemáticos, geralmente vistos no ensino médio.

Controles:
Enter: atirar
Setas: movem

Exemplo 1
Descrição: Calcula o ângulo de disparo a partir da velocidade escolhida. Só acerta alvos fixos.
Download: http://sdrv.ms/OnPuKU

Exemplo 2
Descrição: Calcula a velocidade de disparo a partir do ângulo escolhido.
Download: http://sdrv.ms/OnPz1e

Exemplo 3
Descrição: Calcula a velocidade vertical de disparo a partir da velocidade horizontal escolhida. Atinge alvos em movimento.
Download: http://sdrv.ms/OnPEC3

***Exemplo 4***
Descrição: Nesse exemplo, o alvo pode se mover horizontalmente, verticalmente, ou em qualquer direção, que será atingido.
Download: http://sdrv.ms/OnPJ8N

Até mais!


Última edição por Pedrø em Seg 27 Ago 2012, 19:44, editado 5 vez(es)

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por luiz_eldorado em Qua 16 Nov 2011, 19:41

Bem legal esta engine. Só que não sei pra que é que ela iria servir...
E porque algumas parte tão em ingles? :| Será que não foi você que fez a engine? surpreso2
Mas foi bem calculado.
Até mais!
Sim, eu copiei isto de você

luiz_eldorado

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 928
Idade : 17
Data de inscrição : 30/07/2011
Notas recebidas : C
Reputação : 47
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1

http://luizpontes.tk/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Thyago em Qua 16 Nov 2011, 19:49

@luiz_eldorado
.Os códigos gml são em ingles.
@pedro henrique
.Muito bem pedro,eu ja fiz algumas parecidas mas com um conceito um pouco diferente.

Thyago

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1092
Idade : 30
Data de inscrição : 24/08/2009
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Reputação : 31
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 1
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por PedroX em Qui 15 Dez 2011, 22:43

Atualização dos exemplos.
Agora são três exemplos.
Recomendo baixarem.

Até mais!

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Lauro em Qui 15 Dez 2011, 23:01

Não entendi muito bem....
Sua intenção era criar uma engine como o estilo "tiro ao alvo" com função de parábola no arremesso da flecha....
Mas pelo que eu sei em jogos de tiro ao alvo você define qual o ângulo e a força que a flecha será lançada, e não é o alvo que determina onde a flecha deve atingir. Não vejo em que ocasião pode se aplicar um arremesso parabólico com um lugar determinado para atingir.
E outra... não deveria ser o player que deve se movimentar?
Só estou perguntando isso por que não entendi muito bem o enunciado e a engine. Caso esteja errado me corrija.
Estive precisando mesmo de uma ajuda com um tiro de flecha tal qual a flecha fizesse uma curva... mas não achei nada parecido na gmbr para ajudar.


Lauro

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 854
Idade : 19
Data de inscrição : 09/11/2010
Notas recebidas : C+D
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.google.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por PedroX em Qui 15 Dez 2011, 23:10

Mas pelo que eu sei em jogos de tiro ao alvo você define qual o ângulo e a força que a flecha será lançada
Isso não é um exemplo de tiro ao alvo. Isso é um exemplo de física, que pode ser aplicado até em inteligência artificial para o inimigo.

E outra... não deveria ser o player que deve se movimentar?
Mais uma vez, não é um exemplo de jogo de tiro ao alvo. O alvo se movimenta para que você possa testar...

Atualização
Saiu o quarto exemplo. Confiram.

Até mais!

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Lauro em Qui 15 Dez 2011, 23:23

Anh.... pra Inteligência Artificial. Agora sim faz mais sentido, rs.

Lauro

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 854
Idade : 19
Data de inscrição : 09/11/2010
Notas recebidas : C+D
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.google.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Ritton em Sex 16 Dez 2011, 11:23

Meus parabéns! Eu gostei muito da engine e pelo que eu vi, não aparenta ser tão difícil assim, mesmo para mim que falta 2 anos para eu entrar no 1º ano do ensino médio. Me chamou a atenção é que não importa aonde o alvo esteja, ele sempre será acertado. Confesso que foi uma estratégia inteligente.

Ah, você poderia montar um tutorial dessa engine? Eu entendi o motivo de certas, mas gostaria muito de entender para que serve cada ação. Pretende lançar mais exemplo? Belo trabalho!

Boa sorte!

Ritton

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 673
Idade : 18
Data de inscrição : 07/06/2011
Notas recebidas : C
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por PedroX em Sex 16 Dez 2011, 12:46

Meus parabéns! Eu gostei muito da engine e pelo que eu vi, não aparenta ser tão difícil assim, mesmo para mim que falta 2 anos para eu entrar no 1º ano do ensino médio.
A dificuldade varia conforme a pessoa. Eu nãp digo que é só para quem está no ensino médio porque tem muita gente que estuda antes, seja em casa ou na escola.

Me chamou a atenção é que não importa aonde o alvo esteja, ele sempre será acertado. Confesso que foi uma estratégia inteligente.
Essa estratégia levou um bom tempo. A parte que demorou mais foi a de obter o angulo atraves da velocidade. Outro dia num tópico do saim resolvi continuar e ai saiu a parte de obter a vspeed através da hspeed, acertando alvos em qualquer direção, parado ou andando.

Ah, você poderia montar um tutorial dessa engine? Eu entendi o motivo de certas, mas gostaria muito de entender para que serve cada ação. Pretende lançar mais exemplo? Belo trabalho!
Estou sem ideias. Com o último exemplo, acho que acabou essa parte. A menos que tenha uma com resistência do ar.

O tutorial vai sair sim.

Até mais!

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Tiger em Qua 21 Dez 2011, 08:42

Boa engine Pedro, realmente vai ser bem util, principalmente para programar IAs.

Tiger

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 852
Idade : 23
Data de inscrição : 26/09/2009
Notas recebidas : D+C+A
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por PedroX em Qua 21 Dez 2011, 11:46

Boa engine Pedro, realmente vai ser bem util, principalmente para programar IAs.
Valeu. Quem quiser usar, não precisa dar créditos.
Estou usando essa técnica em um dos meus jogos.
Está ficando interessante.

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Isaque Onix em Ter 12 Ago 2014, 13:23

ola pedro, tem como fazer com que o tiro va por cima das montanhas do meu jogo?
EX:


e adicionar chances do tiro dar errado?

melhor perguntando, tem como você ensinar a manipular esse código, eu fiquei meio perdido nele, mesmo ele sendo pequeno... :/

Isaque Onix

Número de Mensagens : 1597
Idade : 23
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://spyreserver.16mb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por PedroX em Ter 12 Ago 2014, 14:29

Caraca, já faz 3 anos... Como o tempo voa!

Qual dos exemplos você usou? Cada um tem um estilo diferente.

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Isaque Onix em Ter 12 Ago 2014, 14:54

PedroX escreveu:Caraca, já faz 3 anos... Como o tempo voa!

Qual dos exemplos você usou? Cada um tem um estilo diferente.
o ultimo exemplo, me pareceu mais conveniente para um jogo de plataforma que não e por 'rodadas'... a proposito, todas as engines estão ótimas...

Isaque Onix

Número de Mensagens : 1597
Idade : 23
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://spyreserver.16mb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por PedroX em Ter 12 Ago 2014, 16:20

Uma forma irregular como essa requer bastante processamento. Se fosse um retângulo, um quadrado, um triângulo ou um círculo, seria fácil otimizar.

Matematicamente falando, para uma mesma velocidade, quando mais próximo de 45º for um ângulo, mais longe o projétil irá.

Assim sendo, 30º e 60º (ambos com diferença de 15º para 45º) lançam o projeto no mesmo lugar (usando a mesma velocidade).

Como a velocidade horizontal é constante no último exemplo, o que vai mudar é a vertical inicial. Assim, se o objeto estiver se aproximando ou ficando mais para baixo, essa será menor ou nula (a gravidade dá conta às vezes).

Então, se colidir com a montanha, você precisa diminuir a velocidade horizontal inicial, para que a fórmula aumente a vertical e o tiro tenha um ângulo mais próximo de 90º.

Bom, no caso seria assim:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/38888521/Exemplos/desvia_montanha.gmk

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Isaque Onix em Ter 12 Ago 2014, 16:50

cara, tu e incrível... muito bom... parabéns mesmo...

obrigadão, e precisado tamo ai... (apesar de que eu acho que não né) kkk blz

Isaque Onix

Número de Mensagens : 1597
Idade : 23
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://spyreserver.16mb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por PedroX em Ter 12 Ago 2014, 17:42

Na verdade, sua dúvida me fez pensar mais sobre o assunto, o que resultou numa IA que aprende.

Já que gostou, não deixe de terminar esse jogo.

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Isaque Onix em Ter 19 Ago 2014, 21:03

gostei de mais...
mais no gms nao ta funcionando... vou tentar descobrir qual o problema, e se eu descobrir, posto aqui...
obrigado novamente!!!
[edit]
tentei modificar, mais nao deu certo, ai tentei fazer o meu, e quase deu... mas, tem alguns pequenos erros...

Código:
//COMO USAR: scrAtira(objeto_que_atira.x,objeto_que_atira.y,alvo.x,alvo.y,diferença,objeto_bala)
___VAR___atirador_X=argument0
___VAR___atirador_Y=argument1
___VAR___alvo_X=argument2
___VAR___alvo_Y=argument3
//if(___VAR___alvo_X<___VAR___atirador_X){___SSSET=-1}else{___SSSET=1}
___VAR___xset_=((___VAR___alvo_X-___VAR___atirador_X)/32)//*___SSSET
___VAR___yset_=((___VAR___alvo_Y-___VAR___atirador_Y)/32)*-1

___VAR___set=argument4
___VAR___OobBala=argument5

___VAR___dir_=point_direction(___VAR___atirador_X,___VAR___atirador_Y,___VAR___alvo_X,___VAR___alvo_Y)//-spd
___VAR___dist_=point_distance(___VAR___atirador_X,___VAR___atirador_Y,___VAR___alvo_X,___VAR___alvo_Y)/2

___VAR___OBJ=instance_create(___VAR___atirador_X,___VAR___atirador_Y,___VAR___OobBala)
___VAR___OBJ.vspeed=(lengthdir_y(1,___VAR___dir_)-(___VAR___dist_+___VAR___yset_)/___VAR___set)
___VAR___OBJ.hspeed=(lengthdir_x((1*___VAR___set),___VAR___dir_))//+___VAR___xset_

Os codigos que estao como comentario depois da primeira linha sao testes que nao deram muito certo...

Isaque Onix

Número de Mensagens : 1597
Idade : 23
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://spyreserver.16mb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Gabreel em Ter 19 Ago 2014, 23:49

Isaque, eu preciso te perguntar, que gambiarra é essa de usar ___VAR___ antes das variáveis? '-'

Gabreel

Número de Mensagens : 2227
Idade : 20
Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Isaque Onix em Qua 20 Ago 2014, 00:02

so pra nao bugar com outras variaveis do jogo...
ja passei bastante por isso...

Isaque Onix

Número de Mensagens : 1597
Idade : 23
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://spyreserver.16mb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Gabreel em Qua 20 Ago 2014, 00:11

Bom, vou fugir do tema do tópico. Para que isso não aconteça, você precisa fazer o seguinte:
Nomear os sprites colocando um prefixo na frente como: s_, spr ou spr_. Ficando assim: sprHeroi.
Da mesma forma com objetos , com rooms, timelines, shaders, etc.

É dispensável isso aí. .__.
É importante a organização do projeto.

Gabreel

Número de Mensagens : 2227
Idade : 20
Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Isaque Onix em Qua 20 Ago 2014, 00:32

(...)
eu ja sabia disso, mais tenho preguiça de nomear um-a-um quando estou so fazendo testes e acabo fazendo essas esquisitices...
desculpa ai se quebrei alguma regra com isso...

Isaque Onix

Número de Mensagens : 1597
Idade : 23
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://spyreserver.16mb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Gabreel em Qua 20 Ago 2014, 00:39

É engraçado dizer isso, pois vai ter que escrever muito mais escrevendo ___VAR___ do que renomeando os arquivos. kkk

Fica tranquilo, estou apenas avisando quanto à organização.

Gabreel

Número de Mensagens : 2227
Idade : 20
Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Isaque Onix em Qua 20 Ago 2014, 00:44

Bom, nesse caso obrigado, e tranquilo, pois nos scripts dos meus projetos eu nao uso variaveis assim Smile
e eu nao escrevo todas as variaveis, eu so dou ctrl+c ctrl+v :p
valeu ai!

Isaque Onix

Número de Mensagens : 1597
Idade : 23
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://spyreserver.16mb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acertar alvo com tiro parabolico

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:57


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum