[Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

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[Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por Fernando Monteiro em Ter 12 Abr 2011, 20:14

Olá novamente,
Estou tendo uns probleminhas com textos aqui.

Criei um objeto em uma room que quando clicado com o botão esquerdo (Left Pressed), executa o seguinte código:
global.atletico = true
global.botafogo = false
Na room seguinte, há um objeto de controle que faz o seguinte no Step:
if global.atletico = true
instance_create(193,263,Dr_atl)

if global.botafogo = true
instance_create(193,263,Dr_bot)
No objeto Dr_atl (que está na mesma room que o objeto de controle) há o seguinte em Draw:
draw_set_font(font2)
draw_text(x,y,"Atletico MG")
Obs.: com o objeto Dr_bot é a mesma coisa, só que ele escreve "Botafogo".

Porém, o texto fica assim:


Parece que ele está duplicado ou desfocado, sei lá... Acho que ele foi criado várias vezes. Alguém sabe porque isso pode estar acontecendo?

Obrigado e desculpa pelo incômodo.

Abs,
Fernando Monteiro


Última edição por Fernando Monteiro em Qua 13 Abr 2011, 16:37, editado 1 vez(es)

Fernando Monteiro

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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por ricaun em Ter 12 Abr 2011, 21:57

Fernando Monteiro escreveu:
Na room seguinte, há um objeto de controle que faz o seguinte no Step:
if global.atletico = true
instance_create(193,263,Dr_atl)

if global.botafogo = true
instance_create(193,263,Dr_bot)

Pelo que vc falou o code que cria o objeto esta no step assim vai criar um objeto a cada step. Vc deveria colocar no create já que vc mudou de room, suponho que ficaria tudo bem!

Té.

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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por Fernando Monteiro em Ter 12 Abr 2011, 22:35

ricaun escreveu:Pelo que vc falou o code que cria o objeto esta no step assim vai criar um objeto a cada step. Vc deveria colocar no create já que vc mudou de room, suponho que ficaria tudo bem!

Té.

Deu certo! Porém, queria saber porque ele meio que "come" algumas letras, como na imagem:


Além disso, gostaria de saber se é possível colocar um acento nesse "Atlético", porque quando coloco ele não mostra nem o "E".

Muito obrigado ;)

Abs,
Fernando Monteiro

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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por Willy em Ter 12 Abr 2011, 23:03

A lingua padrão do Game Maker é o inglês, e nesse idioma não tem caracteres de acentuação ou o "ç". Para exibir esses "caracteres especiais" você vai ter que modificar as fontes que você usa (as fontes do "Create a Font"). É algo muito simples, tudo que tem que fazer é abrir a "fnt_nome_fonte" e clicar em "All".
Isso fara com que todos os caracteres da fonte sejam desenhadas na tela.

Espero ter ajudado!
blz

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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por Shadow10 em Ter 12 Abr 2011, 23:43

Por que ao invés de create_instance você não tenta usar um draw_sprite(spr_time,0,x,y).
É que se o objeto for criado mais de uma vez na room e no mesmo lugar sem destruir o que ja avia lá, pode acontecer esses gugs aí, tanto em sprites quanto em textos.

Tenta isso pra ver se resolve.

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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por Mannoroth em Qua 13 Abr 2011, 02:00

Quantos times vai ter, so atletico e botafogo, ou tem mais? Se tiver mais vc vai criar um objeto pra cada time? nao precisava disso, em vez de usar true ou false, usando números inteiros vc tera a quantidade que quiser, assim:
Em vez de botar esse seu code q sugere q vc tem varios objetos 'Dr_':
Código:
if global.atletico = true
instance_create(193,263,Dr_atl)

if global.botafogo = true
instance_create(193,263,Dr_bot)

bota só:
Código:
instance_create(193x263,Dr_times

basta botar no draw do Dr_times:
Código:
if global.time=1 {draw_text(x,y,"Atletico MG")}
if global.time=2 {draw_text(x,y,"Botafogo")}
if global.time=3 {draw_text(x,y,"Corinthians")}
if global.time=4 {draw_text(x,y,"Diadema")}
...E assim por diante, tudo num só objeto, o Dr_times.

assim é mais conveniente porque se forem dezenas de times, vc nao vai precisar ficar criando:
Código:
 if global.corinthians=true and global.botafogo=false and global.atletico=false and global.diadema=false and global.portuguesa=false and global.santos=false
, etc, etc, pra cada um dos times, ne.

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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por saim em Qua 13 Abr 2011, 09:31

A sugestão do Willy é boa mas ele esqueceu de acrescentar que você deve usar draw_set_font antes de escrever as palavras com caracteres especiais. Não precisa ser imediatamente antes, mas em qualquer momento antes. Tipo no room_create event, da primeira tela do jogo.

Outra coisa, pra complementar um pouco mais: ao invés de escolher "all", você pode abrir alguma tabelas ascii (tem um monte na internet, são google ta aí pra isso) e definir quais caracteres você vai precisar. Existem alguns que não servem pra nada e deixá-los de fora economiza um pouco de memória.

PS: curti a escolha do time

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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por Fernando Monteiro em Qua 13 Abr 2011, 14:02

Gente, obrigado mesmo... Todas as dicas valeram muito a pena e resolveram meu problema! =)

Willy escreveu:A lingua padrão do Game Maker é o inglês, e nesse idioma não tem caracteres de acentuação ou o "ç". Para exibir esses "caracteres especiais" você vai ter que modificar as fontes que você usa (as fontes do "Create a Font"). É algo muito simples, tudo que tem que fazer é abrir a "fnt_nome_fonte" e clicar em "All".
Isso fara com que todos os caracteres da fonte sejam desenhadas na tela.

Espero ter ajudado!
blz
Agora sim, funcionou! Obrigado mesmo... O problema é que há ainda alguns "pedaços" das letras sendo cortados, talvez pelo espaçamento entre elas... Tem como mudar isso?
Valeu, mesmo assim já ajudou com o negócio do acento!

Shadow10 escreveu:Por que ao invés de create_instance você não tenta usar um draw_sprite(spr_time,0,x,y).
É que se o objeto for criado mais de uma vez na room e no mesmo lugar sem destruir o que ja avia lá, pode acontecer esses gugs aí, tanto em sprites quanto em textos.

Tenta isso pra ver se resolve.
Boa ideia também, apesar de que esse erro eu já consegui resolver. Mas vou fazer isso para economizar também nos objetos ;)

Mannoroth escreveu:Quantos times vai ter, so atletico e botafogo, ou tem mais? Se tiver mais vc vai criar um objeto pra cada time? nao precisava disso, em vez de usar true ou false, usando números inteiros vc tera a quantidade que quiser, assim:
Em vez de botar esse seu code q sugere q vc tem varios objetos 'Dr_':
Código:
if global.atletico = true
instance_create(193,263,Dr_atl)

if global.botafogo = true
instance_create(193,263,Dr_bot)

bota só:
Código:
instance_create(193x263,Dr_times

basta botar no draw do Dr_times:
Código:
if global.time=1 {draw_text(x,y,"Atletico MG")}
if global.time=2 {draw_text(x,y,"Botafogo")}
if global.time=3 {draw_text(x,y,"Corinthians")}
if global.time=4 {draw_text(x,y,"Diadema")}
...E assim por diante, tudo num só objeto, o Dr_times.

assim é mais conveniente porque se forem dezenas de times, vc nao vai precisar ficar criando:
Código:
 if global.corinthians=true and global.botafogo=false and global.atletico=false and global.diadema=false and global.portuguesa=false and global.santos=false
, etc, etc, pra cada um dos times, ne.

, isso facilitou muito! Iriam ter 12 times, rsrs, realmente é muita coisa para ficar escrevendo tudo isso... Mas agora com essa dica facilitou muito mais! Valeu cara, ajudou mesmo... =)

saim escreveu:A sugestão do Willy é boa mas ele esqueceu de acrescentar que você deve usar draw_set_font antes de escrever as palavras com caracteres especiais. Não precisa ser imediatamente antes, mas em qualquer momento antes. Tipo no room_create event, da primeira tela do jogo.

Outra coisa, pra complementar um pouco mais: ao invés de escolher "all", você pode abrir alguma tabelas ascii (tem um monte na internet, são google ta aí pra isso) e definir quais caracteres você vai precisar. Existem alguns que não servem pra nada e deixá-los de fora economiza um pouco de memória.

PS: curti a escolha do time

Sim, não esqueci do "draw_set_font"... =D Vou dar uma procurada nessas tabelas, valeu pela ajuda! ;)

Bom, resolvi meus problemas, mas falta uma coisinha ainda, que citei lá em cima... Porque algumas letras ficam meio que cortadas? Reparem no "A" de "Atlético MG" lá na imagem de cima... Está meio cortado =s Porque isso acontece? Dá pra corrigir?

Valeu gente! Todos vocês ajudaram muito! =)

Abs,
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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por PedroX em Qua 13 Abr 2011, 14:49

Tenta trocar a fonte.
Coloque Arial ou uma fonte parecida.
Quando acontece esse problema comigo, eu troco a fonte e resolve.
Se não der certo, você posta o codigo de desenhar o texto aqui.

FLW

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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por Fernando Monteiro em Qua 13 Abr 2011, 15:17

Pedro Henrique escreveu:Tenta trocar a fonte.
Coloque Arial ou uma fonte parecida.
Quando acontece esse problema comigo, eu troco a fonte e resolve.
Se não der certo, você posta o codigo de desenhar o texto aqui.

FLW

Pois é, tive que fazer isso... O problema é que estava usando a própria Arial =s Mas troquei pela Verdana, e não ficou mais com o problema... O ruim é a combinação =S

Mas valeu pela ajuda, Pedro Henrique =)

Se alguém conhecer alguma outra fonte parecida com Arial, pode me falar, por favor?

Abs,
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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por Mr. Kaleb em Qua 13 Abr 2011, 15:43

Tem a Helvetica.

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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

Mensagem por saim em Qua 13 Abr 2011, 17:19

http://www.typetester.org/
Tinha um outro site que mostravao texto que você digitasse em todas as fonts do seu computador, mas não estou achando ele agora. De qualquer forma, esse já é um começo.

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Re: [Resolvido] Draw_Text deixando texto duplicado (desfocado)

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