Tutorial Para(iniciantes)

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Tutorial Para(iniciantes)

Mensagem por DarckFalcon em Sex 14 Nov 2008, 20:22

CRIAÇÃO DE UM PEQUENO JOGO NO GAME MAKER



O Game Maker(GM) é uma ferramenta de criação de jogos muito poderosa e ao mesmo tempo simples de usar. Consegue-se criar bons jogos apenas clicando e arrastando o mouse. Mas é bom lembrar que para o desenvolvimento de jogos profissionais avançados faz-se obrigatório o uso de código (GML – Game Maker Language).
Nosso joguinho (não é um jogo completo) terá dois personagens, um se move automaticamente e o outro será movido pelo jogador (setas do teclado). Ao se chocarem o azul voltará para sua posição de origem.



CRIAÇÃO DE SPRITES



Este é um personagem que eu desenhei assim:

- clicando com o botão direito em Sprite

- clicando em Add Sprite

- e em Edit Sprite (quando é aberto o editor de imagens do Game Maker).

- Dê um nome adequado para o Sprite (não é obrigado mas recomendado), sprJogador.

Da mesma maneira eu criei o sprite inimigo.



CRIAÇÃO DE OBJETOS (Jogador)



Em seguida, eu criei o objeto “Jogador”, que é criado assim:

- clicando com o botão direito em Objects

- clique em Add Object

- Clique no ícone à direita de Sprite para escolher o sprite.

- Digite um nome adequado para o objeto (Jogador, por exemplo), objJogador.



ADICIONANDO UM EVENTO AO OBJETO



- Abra o objeto objJogador dando um duplo clique nele.

-Clique em Add Event

-Clique no evento Keyboard

-Clique em <Left>


ADICIONANDO UMA AÇÃO PARA O EVENTO (Mover para a esquerda)


-Na aba “move” clique e arraste o botão: “Start moving in a direction” (o ícone com oito setas vermelhas);

- Na janela que irá abrir, clique na seta para a esquerda;

-Digite a velocidade em “speed” (0 até 99999999999999999). Digite 4 e clique em OK.



Obs.: Esta ação diz que quando ocorrer o evento mover a seta par a esquerda será ddisparada a ação mover o personagem para a esquerda.
ADICIONANDO OUTRO EVENTO (Mover para a direita)


- Abra o objJogador

-Clique em Add Event

-Clique no evento Keyboard

-Clique em <Right>



-Na aba “move” clique e arraste o botão: “Start moving in a direction” (um ícone com oito setas vermelhas)

-Na janela que irá abrir, clique na seta para a direita

-Digite a velocidade em “speed” (4) e clique em OK



Assim, seu jogador irá se mover para a esquerda e para a direita.

Usando as mesmas técnicas você pode mover seu jogador para as oito direções. Crie então eventos para mover para cima e para baixo. Veja que nossos personagens não são adequados para mover para cima e para baixo, mas apenas como exercício.





JOGADOR INIMIGO


De maneira semelhante crie outro objeto para o jogador inimigo a ser controlado pelo computador. sprInimigo e objInimigo.



ADICIONANDO UMA BARREIRA PARA A ARENA DO JOGO


Agora vamos criar um sprite de um tijolo (sprTijolo) ou similar para transformar em um objeto sólido que servirá de barreira para os jogadores não saírem da tela.


Também crie um objeto para esse sprite, dê nome (objTijolo) e coloque como sólido e .





ADICIONANDO UMA ROOM AO JOGO



Uma room é um formulário que conterá todos os componentes do jogo.



- Clique em Room com o botão direito

- Clique em Add Room

- Faça algumas alterações a gosto: o tamanho da arena em settings – Width (largura) e Height (altura).

- Dê um nome adequado para a Room (roomFase1, seria a primeira fase)

- Na aba objects clique abaixo no ícone do lado direito da caixa Object to add with left mouse e selecione o objeto objJogador.

- Clique com o botão esquerdo numa posição onde deseja que ele inicie o jogo. Para remover clique com o botão direito no objeto.

- Vamos agora inserir o jogador inimigo de maneira semelhante, apenas deixe-o numa posição afastada do jogador.



ADICIONANDO A BARREIRA PARA SEGURAR OS JOGADORES NA TELA



- Abra a roomFase1 e adicione o objeto objTijolo formando uma parede nos limites da Room.



ADICIONANDO EVENTO COLISÃO ENTRE A PAREDE E OS JOGADORES



- Abra com um duplo clique o objeto objJogador

- Clique em Add Event

- Clique em Collision e selecione objTijolo





ADICIONANDO AÇÃO PARA A COLISÃO



- Ainda com o objJogador aberto e o evento Collision com o objTijolo selecionado …

- Clique na aba move das Ações e selecione a ação Bounce against objects para a área Actions:. Apenas clique em OK aceitando os parâmetros defaults. Com esta ação os jogadores ao colidirem com a parede irão voltar.

- Adicionar os mesmos procedimentos para o objInimigo.



ADICIONANDO COLISÃO ENTRE OS JOGADORES



- Abra o objJogador

- Adicione um evento Colisão com o objInimigo

- Adicione a ação da aba move “Jump to the start position”.

Com isso ao colidirem o objJogador voltará para sua posição original.



Teste e veja como ficou.

Agora é a hora de mudar, alterar, alpliar e mexer até sentir segurança do que faz.









Este pequeno tutorial mostra uma parcela quase insignificante do Game Maker.

Tutorial Retirado Da Minha Mente

DarckFalcon

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