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Mensagem por Juliano Santos Seg 11 Abr 2011, 12:31

Ola galera!! sou novo no site e estou criando um remake do sonic mais estou tendo problema com o chão. O meu sonic fica praticamente "entalado' nele. Eu fiz o seguinte criei varios press e release para todos os movimentos com change sprite em todos.
Eu adicionei um evento de colisão do obj_player com o chão e move fixed. só quando o sonic corre ele fica preso no chão


Última edição por Juliano Santos em Dom 17 Abr 2011, 13:12, editado 1 vez(es)
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Mensagem por LCS Seg 11 Abr 2011, 12:39

podem ser as mascaras de colisao dos sprites tente trocá-las por mascaras quadradas, mas pra te dizer com certeza seria melhor se postasse a engine do projeto

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Mensagem por sonic luan Seg 11 Abr 2011, 18:56

oi amigo, como pode ver no meu nome de usuario e meu avatar ja vai saber que eu sou fan de games de sonic, fis um remaker e eu te digo e muitooo difisil faser jogos de sonic se voçe ja e avançado em GM não e tão difisil assim apesar da sua duvida ser simples, ja tive o mesmo problema que voçe o bug esta na gravidade, me diga o codigo que usou e eu verei se e mesmo.
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Mensagem por Juliano Santos Ter 12 Abr 2011, 12:28

sonic luan escreveu:oi amigo, como pode ver no meu nome de usuario e meu avatar ja vai saber que eu sou fan de games de sonic, fis um remaker e eu te digo e muitooo difisil faser jogos de sonic se voçe ja e avançado em GM não e tão difisil assim apesar da sua duvida ser simples, ja tive o mesmo problema que voçe o bug esta na gravidade, me diga o codigo que usou e eu verei se e mesmo.

Eu utilizei o seguinte codigo no step:
if place_free(x,y+1)
{
gravity=.5;
}
else
{
gravity=0;
}
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Mensagem por igort Sáb 16 Abr 2011, 16:33

eu tambem tenho um jogo estilo sonic aki, vou ver a engine e vou postar aki:

evento Step:
Código:

if place_free(x,y+2)
{gravity=1 sprite_index=spr_player_pulando}
else
{gravity=0}

Não é igual o seu, mais verifiquei que no seu a parte "place_free" está (x,y+1), Tente mudar para (x,y+2) Happy
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Mensagem por Markituh Sáb 16 Abr 2011, 16:59

Se ainda não der certo, pode tentar querer marcar a Checkbox "Precise Collision Checking". Essa opção irá checar uma colisão precisa de cada frame da sprite, vou explicar:
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Vamos fazer de conta que esse bicho feio é o Sonic e a parte cinza é a Collision Mask. Quando a "Precise Collision Checking" não está marcada, o Game Maker considera a área de colisão de todas as subimages juntas, que podemos chamar de "restos dos movimentos dos membros", ocasionando assim um certo desgosto na colisão. Quando marcamos a opção, cada subimagem terá uma Mask para si só, deixando nosso personagem desse jeito belo:
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Viu como ficou muito mais alinhado? Tente marcar esta bela Checkbox!
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Mensagem por igort Sáb 16 Abr 2011, 17:07

Vamos fazer de conta que esse bicho feio é o Sonic

Raxei lol!
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Mensagem por taigo pradau Sáb 16 Abr 2011, 17:45

Amigo acho que posso ajuda-lo com um outro código, um de rampas que vai identificar pixel por pixel da plataforma e suspendendo o personagem acho que esse código não vai só resolver seu problema como também pode criar um sistema de rampas melhor e sem falhas!
Como pode ver pelo meu avatar eu também sou um fã dos jogos do sonic the hedgehog e já fis 2 fãs games dele.

no script:
Código:

  if place_free(x+velo,y-1){x+=velo y-=1}
 else
 if place_free(x+velo,y-2){x+=velo y-=2}
  else
 if place_free(x+velo,y-3){x+=velo y-=3}
  else
 if place_free(x+velo,y-4){x+=velo y-=4}
  else
 if place_free(x+velo,y-5){x+=velo y-=5}
  else
 if place_free(x+velo,y-6){x+=velo y-=6}
  else
 if place_free(x+velo,y-7){x+=velo y-=7}
  else
 if place_free(x+velo,y-8){x+=velo y-=8}
  else
 if place_free(x+velo,y-9){x+=velo y-=9}
  else
 if place_free(x+velo,y-10){x+=velo y-=10}
  else
 if place_free(x+velo,y-11){x+=velo y-=11}
  else
 if place_free(x+velo,y-12){x+=velo y-=12}
  else
 if place_free(x+velo,y-13){x+=velo y-=13}
  else
 if place_free(x+velo,y-14){x+=velo y-=14}
  else
 if place_free(x+velo,y-15){x+=velo y-=15}
  else
 if place_free(x+velo,y-16){x+=velo y-=16}
  else
 if place_free(x+velo,y-17){x+=velo y-=17}
  else
 if place_free(x+velo,y-18){x+=velo y-=18}
  else
 if place_free(x+velo,y-19){x+=velo y-=19}
  else
 if place_free(x+velo,y-20){x+=velo y-=20}
 
 
 
 if vvele>=0{
if place_free(x,y+1) and !place_free(x,y+2){y+=1 no_ar=false}
if place_free(x,y+2) and !place_free(x,y+3){y+=2 no_ar=false}
if place_free(x,y+3) and !place_free(x,y+4){y+=3 no_ar=false}
if place_free(x,y+4) and !place_free(x,y+5){y+=4 no_ar=false}
if place_free(x,y+5) and !place_free(x,y+6){y+=5 no_ar=false}
if place_free(x,y+6) and !place_free(x,y+7){y+=6 no_ar=false}
if place_free(x,y+7) and !place_free(x,y+8){y+=7 no_ar=false}
if place_free(x,y+8) and !place_free(x,y+9){y+=8 no_ar=false}
if place_free(x,y+9) and !place_free(x,y+10){y+=9 no_ar=false}
if place_free(x,y+10) and !place_free(x,y+11){y+=10 no_ar=false}
if place_free(x,y+3){no_ar=true}
if !place_free(x,y+3){if vvele>0{no_ar=false}}}

no create do personagem:
Código:

vvele=0
velo=0

no step do personagem:
Código:

nome do script()

Só vai funcional corretamente se seus sprites estiverem arrumados em tamanhos certos e a ou as plataformas com o sólido marcado(os)
Espero que seja de bom uso em seu fã game!
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Mensagem por Juliano Santos Dom 17 Abr 2011, 13:10

Ta resolvido coloquei no sonic o step com o código:
if place_free(x,y+1)
{
gravity=.8;
}
else
{
gravity=0;
}

e na colisão com o chão coloquei o código:
motion_set(360,0)

OBRIGADO A TODOS!!!
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