Código para ativar som apenas quando o obj for captado pela View

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Código para ativar som apenas quando o obj for captado pela View

Mensagem por taigo pradau em Seg 11 Abr 2011, 08:37

Bom amigos, minha duvida é essa:
Quero saber como posso fazer o som de um obj ativar em loop quando estiver na view do jogo, e quando a view não mostrar mas o obj na fase o som para.
Os amigos podem mim ajudar com isso?

taigo pradau

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Re: Código para ativar som apenas quando o obj for captado pela View

Mensagem por GameMakerTutoriais em Ter 12 Abr 2011, 13:39

taigo pradau escreveu:Bom amigos, minha duvida é essa:
Quero saber como posso fazer o som de um obj ativar em loop quando estiver na view do jogo, e quando a view não mostrar mas o obj na fase o som para.
Os amigos podem mim ajudar com isso?

Coloque no Step do objeto a ser focado pela view:

Código:
if x > view_xview
 and x < view_xview + view_wview
 and y > view_yview
 and y < view_yview + view_hview
 then sound_loop(qual_som) else sound_stop(qual_som);

Esse código leva em consideração o pivô do sprite, ou seja, pode ser que a música toque quando só uma parte do objeto entrar na view, e não ele todo. Se quiser que o objeto esteja completamente dentro da view (levando em consideração o sprite e a escala de desenho) use isso:

Código:
if x - bbox_left > view_xview
 and x + bbox_right < view_xview + view_wview
 and y - bbox_top > view_yview
 and y + bbox_bottom < view_yview + view_hview
 then sound_loop(qual_som) else sound_stop(qual_som);

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Re: Código para ativar som apenas quando o obj for captado pela View

Mensagem por taigo pradau em Sab 16 Abr 2011, 17:31

Só pra tira minha duvida, esse código vai rastrear o obj ou o sprite do obj? Porque seria legal se ele apenas rastreasse o sprite pra não ter nem um problema caso tenha varios objetos no mesmo lugar.

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Re: Código para ativar som apenas quando o obj for captado pela View

Mensagem por Markituh em Sab 16 Abr 2011, 17:48

O objeto, pois não é possível rastrear uma sprite, a menos que esteja o tempo todo checando inúmeras variáveis. E isso pode chegar a ser chato para ti, sendo melhor usar um objeto mesmo. Além do mais, rastrear sprites é BEM COMPLICADO, mais do que os objetos, pois pode ter várias sprites das mesmas na room, e sprites tem mais chances de dar bugs horríveis do que objetos.

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Re: Código para ativar som apenas quando o obj for captado pela View

Mensagem por taigo pradau em Sab 16 Abr 2011, 17:52

Obrigado amigo vou fazer um teste aqui! Assim outra coisa posso tipo criar um obj controlado só para ativar os som dos objetos?

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Re: Código para ativar som apenas quando o obj for captado pela View

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 18 Abr 2011, 19:44

O primeiro código vai "rastrear" o objeto. O segundo vai rastrear o objeto com o sprite. Tente aí, qualquer coisa a gente te ajuda.

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Re: Código para ativar som apenas quando o obj for captado pela View

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