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[tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
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PedroX
Anderson3d
Machow8
sonic luan
Shadow10
9 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Olá pessoal!
Esse é meu primeiro tuto onde vocês iram aprender de vez e de modo simples, como limitar a posição dos players na view
e uma view com código super simples que segue os players. Sei que ja encinaram muito isso aqui, mas acho que da forma que eu vou encinar não.
Agora chega de bla bla bla e mãos a obra!
Crie as sprites dos players, que podem ser de luta ou aventura daquelas que o heroi tem um ajudante.
Crie 3 objetos, sendo que 2 dos 3 seram os players e o terceiro vai controlar a view.
Nos seus players você edita todos os seus movimentos, animações, eventos etc...
E no step deles você edita o código que vai deixar eles sempre na view. Esse código funciona de um modo
que as laterais da view não permitem ser ultrapassadas pelos players.
É só adicionar esse simples código:
sair do foco da view e claro, é impossível com os códigos.
Agora vamos ao objeto que vai controlar a view. Você pode nomear ele como quizer, mas
esse código tem que estar no step dele:
Agora vamos as explicações pra tirar a dúvida de muitos que ainda se atrapalham pra elaborar esse tipo de código.
Digamos que eu criei um jogo de luta com uma view de 250 de altura e 300 de largura, até aí tudo bem, mas como fazer a view seguir dois objetos se a opção só nos deixa escolher um e o Shadow ainda quer colocar mais um?
É, eu quero colocar mais um sim só que esse terceiro vai pegar do eixo X de cada player, a posição exata e dividir por dois pra se posicionar no resultado.
Exemplo: Se o player 1 esta na posição 80 e o player 2 esta na posição 220 da view, o objeto que controla a view pega o 80, divide por 2 que vai ficar 40 e pega o 220, divide por 2 que vai ficar 110 e soma tudo resultando em 150 que é exatamente o centro da view que tem 300 de largura.
Imagen:
Bem pessoal, espero que tenham gostado do tuto e percam essa dúvida de vez.
Até mais!
Esse é meu primeiro tuto onde vocês iram aprender de vez e de modo simples, como limitar a posição dos players na view
e uma view com código super simples que segue os players. Sei que ja encinaram muito isso aqui, mas acho que da forma que eu vou encinar não.
Agora chega de bla bla bla e mãos a obra!
Crie as sprites dos players, que podem ser de luta ou aventura daquelas que o heroi tem um ajudante.
Crie 3 objetos, sendo que 2 dos 3 seram os players e o terceiro vai controlar a view.
Nos seus players você edita todos os seus movimentos, animações, eventos etc...
E no step deles você edita o código que vai deixar eles sempre na view. Esse código funciona de um modo
que as laterais da view não permitem ser ultrapassadas pelos players.
É só adicionar esse simples código:
- Código:
if x >= view_xview+370{//se o eixo X do mesmo for maior ou igual ao da view + 370 pixels
x=view_xview+370;//a posição X dele será a mesma que a parte direita da view e não passa disso
}
if x <= view_xview+30{//se o eixo X do mesmo for maior ou igual ao da view + 30 pixels
x=view_xview+30;//a posição X dele será a mesma que a parte esquerda da view e não passa disso
}
sair do foco da view e claro, é impossível com os códigos.
Agora vamos ao objeto que vai controlar a view. Você pode nomear ele como quizer, mas
esse código tem que estar no step dele:
- Código:
x = obj_p1.x/2 + obj_p2.x/2;
Agora vamos as explicações pra tirar a dúvida de muitos que ainda se atrapalham pra elaborar esse tipo de código.
Digamos que eu criei um jogo de luta com uma view de 250 de altura e 300 de largura, até aí tudo bem, mas como fazer a view seguir dois objetos se a opção só nos deixa escolher um e o Shadow ainda quer colocar mais um?
É, eu quero colocar mais um sim só que esse terceiro vai pegar do eixo X de cada player, a posição exata e dividir por dois pra se posicionar no resultado.
Exemplo: Se o player 1 esta na posição 80 e o player 2 esta na posição 220 da view, o objeto que controla a view pega o 80, divide por 2 que vai ficar 40 e pega o 220, divide por 2 que vai ficar 110 e soma tudo resultando em 150 que é exatamente o centro da view que tem 300 de largura.
Imagen:
Bem pessoal, espero que tenham gostado do tuto e percam essa dúvida de vez.
Até mais!
Última edição por Shadow10 em Sáb 28 maio 2011, 23:40, editado 8 vez(es)
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
muito bom seu tuto shadow 10, ainda não tinha encontrado um tutorial que esplicase isso
Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Obrigado Sonic Luan e espero que ajude muitos que tem problemas com isso a pesar de ser simples de resolver.
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Que incrível, Shadow10! Cara, vc está de parabéns: um tutorial bem explicado, com imagens, inclusive com essa incrível que nunca para de se mexer. Nota? 10, é claro!
E aprendi muito com esse seu tutorial! mandei uma mp para vc e acredito que vc aceitará o que estará escrito nela!
E aprendi muito com esse seu tutorial! mandei uma mp para vc e acredito que vc aceitará o que estará escrito nela!
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Tutorial mítico. Estava precisando disso e não tinha a mínima idéia de como fazer. Parabéns cara!
Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
É bom ser elogiado por vocês.
Eu procuro sempre expressar pelo modo de funcionamento de uma engine.
Assim, todos entendem, até os novatos.
E Anderson3d?
Muito show o Suaper Policial. É ação do início ao fim.
Obrigado pelos elogios pessoal e até mais!
Eu procuro sempre expressar pelo modo de funcionamento de uma engine.
Assim, todos entendem, até os novatos.
E Anderson3d?
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Muito bom.
Só acho que não precisa desse self.
O tutorial está muito bom, a view sempre ficará entre os dois objetos.
Parabens! Dei reputação.
Até mais!
Só acho que não precisa desse self.
O tutorial está muito bom, a view sempre ficará entre os dois objetos.
Parabens! Dei reputação.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Muitíssimo obrigado pela reputação e é verdade mesmo, não precisa do self, eu vou tirar.
****Editado****
Pronto!
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Que bela incrementada, Shadow10! E esqueci de dizer que vou adicionar +1 em sua reputação mais uma vez por vc ser tão legal!
Boa observação, Pedro Henrique! Assim o código ficou ainda melhor!
Boa observação, Pedro Henrique! Assim o código ficou ainda melhor!
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
mt bom....
....pena que o jogo que eu to fasendo e de tiro.
....pena que o jogo que eu to fasendo e de tiro.
Mart10carado- Data de inscrição : 27/05/2011
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Ja viu Metal slug?Mart10carado escreveu:mt bom....
....pena que o jogo que eu to fasendo e de tiro.
Ele é de tiro e é para um ou dois players.
Imagens:
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Opa ! Bom tutorial.
Alex Piva- Data de inscrição : 25/05/2011
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Muito bom mesmo,me imprecionei,concerteza 10
Need_90- Data de inscrição : 30/04/2011
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Lembrando que eese tipo de foco é usado mais em jogos que suportam dois jogadores.
Obrigado pelos elogios!
Obrigado pelos elogios!
Última edição por Shadow10 em Ter 14 Jun 2011, 19:05, editado 1 vez(es)
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
Não é necessário fechar tópicos de tutoriais.Podem fechar o tópico.
Mas se você quiser, podemos fechar.
Parabens novamente pelo tutorial.
É bem útil, e eu acho melhor do que dividir em duas views.
Até mais!
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players
ótimo tutorial, apesar de eu ja conhecer, é mt importante de se saber, parabens denovo!
carotmaker- Games Ranking :
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