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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Shooter - Alguém me ajuda?
3 participantes
Página 1 de 1
Shooter - Alguém me ajuda?
Oi pessoal.
Sou completamente novo aqui no fórum e, pra ser sincero, é a primeira vez que entro em um fórum (demorei pra descobrir onde criava um tópico).
Estou tentando criar um bullet hell shooter vertical, estilo Touhou.
Já consegui fazer a movimentação da minha "navinha". Ótimo! =D
Bom, tenho várias dúvidas, então, vou enumerá-las:
1- Como faço para criar um padrão de inimigos? Por exemplo:
Inimigo A desliza para baixo à esquerda da tela até a metade, e depois desce na diagonal para a direita
2 segundos depois
Inimigo B desliza para baixo à direita da tela até a metade, e depois desce na diagonal para a esquerda.
2- Como faço para criar padrões de tiro, onde o trajeto do tiro fique diferente? Algo como power ups, onde após pegar item L, passe a atirar laser ou M para misseis que saem pelas laterais da nave e depois sigam até o inimigo?
3- É possível fazer o mesmo da dúvida 2, mas para múltiplos inimigos?
4- Como fazer aqueles padrões de tiros inimigos (não sei o nome) que formam algum desenho?
A maioria dos bullet hell shooters tem um padrão assim para bosses... mas nem sei como começar a buscar ou montar isso...
Eu acho que haviam mais dúvidas... mas não me lembrei agora...
Por favor, se tiver algum tópico que responda/ensine a fazer qualquer uma das minhas dúvidas, poderia me passar?
Sou completamente novo aqui no fórum e, pra ser sincero, é a primeira vez que entro em um fórum (demorei pra descobrir onde criava um tópico).
Estou tentando criar um bullet hell shooter vertical, estilo Touhou.
Já consegui fazer a movimentação da minha "navinha". Ótimo! =D
Bom, tenho várias dúvidas, então, vou enumerá-las:
1- Como faço para criar um padrão de inimigos? Por exemplo:
Inimigo A desliza para baixo à esquerda da tela até a metade, e depois desce na diagonal para a direita
2 segundos depois
Inimigo B desliza para baixo à direita da tela até a metade, e depois desce na diagonal para a esquerda.
2- Como faço para criar padrões de tiro, onde o trajeto do tiro fique diferente? Algo como power ups, onde após pegar item L, passe a atirar laser ou M para misseis que saem pelas laterais da nave e depois sigam até o inimigo?
3- É possível fazer o mesmo da dúvida 2, mas para múltiplos inimigos?
4- Como fazer aqueles padrões de tiros inimigos (não sei o nome) que formam algum desenho?
A maioria dos bullet hell shooters tem um padrão assim para bosses... mas nem sei como começar a buscar ou montar isso...
Eu acho que haviam mais dúvidas... mas não me lembrei agora...
Por favor, se tiver algum tópico que responda/ensine a fazer qualquer uma das minhas dúvidas, poderia me passar?
zylladys- Data de inscrição : 04/04/2011
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Re: Shooter - Alguém me ajuda?
Em relação aos inimigos, so mesmo fazendo um engine, ficaria muito massante explicar isto aqui. Em relação aos ups, vou dar o caminho.
presumindo que vc ja esta atirando normalmente.
crie um objeto para ser o tiro que vc passa ater apos pegar um power.
crie uma variavel com o nome tiro_especial = false (no create), no STEP coloque
if tiro_especial = false + a condição que vc usou para atira
resposta - tiro que começa
if tiro_especial = true + a condição que vc usou para atira
resposta - tiro do power-up
Na colisão com o power-up
tiro_especial = true
nota: vc começa com um tiro comun e ao pegar um power-up seu tiro modifica, usando esta logica vc pode mudar quantas vezes quiser para tiros diferentes. Eu fiz um shooter espacial que tem 8 tiros diferentes e usei uma logica parecida.
presumindo que vc ja esta atirando normalmente.
crie um objeto para ser o tiro que vc passa ater apos pegar um power.
crie uma variavel com o nome tiro_especial = false (no create), no STEP coloque
if tiro_especial = false + a condição que vc usou para atira
resposta - tiro que começa
if tiro_especial = true + a condição que vc usou para atira
resposta - tiro do power-up
Na colisão com o power-up
tiro_especial = true
nota: vc começa com um tiro comun e ao pegar um power-up seu tiro modifica, usando esta logica vc pode mudar quantas vezes quiser para tiros diferentes. Eu fiz um shooter espacial que tem 8 tiros diferentes e usei uma logica parecida.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Shooter - Alguém me ajuda?
Eu perguntaria também como fazer para atirar e tal... mas acredito que ja tenham varios topicos aqui explicando isso...
Até aí, eu ja até consegui fazer os tiros saírem da nave, mas não sei se iria funcionar contra inimigos.
Como eu comecei agora a mexer no GM, eu ainda estou no D&D... mas ja estou pegando uns scripts e tentando ver como eles funcionam.
Vai demorar um pouco, mas eu consigo fazer esse joguinho sair...
Se eu conseguir fazer um único nível, já estarei satisfeito...
O que me encanou e me deu vontade de tentar fazer foi realmente a questão dos bosses...
Até aí, eu ja até consegui fazer os tiros saírem da nave, mas não sei se iria funcionar contra inimigos.
Como eu comecei agora a mexer no GM, eu ainda estou no D&D... mas ja estou pegando uns scripts e tentando ver como eles funcionam.
Vai demorar um pouco, mas eu consigo fazer esse joguinho sair...
Se eu conseguir fazer um único nível, já estarei satisfeito...
O que me encanou e me deu vontade de tentar fazer foi realmente a questão dos bosses...
zylladys- Data de inscrição : 04/04/2011
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Re: Shooter - Alguém me ajuda?
Muito simples, cria um path para os tiros da forma do desenho.
Mr. Kaleb- Games Ranking :
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Re: Shooter - Alguém me ajuda?
Mas tipo, se eu criar um path em zigue-zague, para que os tiros sigam essa linha, eu consigo fazer com que o angulo que eles saiam mude e eles continuem seguindo esse path, apenas numa angulação diferente?
Não sei se fui claro em minha dúvida...
Não sei se fui claro em minha dúvida...
zylladys- Data de inscrição : 04/04/2011
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Re: Shooter - Alguém me ajuda?
Aguarde que vou fazer uma engine simples pra vc, APENAS SOBRE A PERGUNTA 1 E 2, pra fazer mais rapido, depois alguem pega ela e faz os tiros inimigos com mais paciencia, mas é em codigo. Haaaa, um conselho, se pretendes programar em game maker, pra depois ir para uma linguagem profissional, como delphi ou C++, esquece esse negocio de D&D, vá direto entendendo a logica dos codigos (da programação) porque a logica de programação é a mesma para toda e qualquer linguagem.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Shooter - Alguém me ajuda?
Amigo; conforme prometido segue engine basica, se tu não tiver a versão PRO, aonde nois codigos tiverem image_angle delete.
http://www.mediafire.com/?bjudsc66xwef0y4
http://www.mediafire.com/?bjudsc66xwef0y4
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Shooter - Alguém me ajuda?
Obrigado a todos que estão me ajudando.
Peguei ontem uma apostila de C para ir estudando e estou usando também uma engine da Touhou chamada Danmakufu para tentar criar e aprender como fazer os scripts.
Da Galaxia
Assim que eu puder, baixo sua engine e testo.
Obrigado por ajudar!
Peguei ontem uma apostila de C para ir estudando e estou usando também uma engine da Touhou chamada Danmakufu para tentar criar e aprender como fazer os scripts.
Da Galaxia
Assim que eu puder, baixo sua engine e testo.
Obrigado por ajudar!
zylladys- Data de inscrição : 04/04/2011
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