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CRP-Max

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[DUVIDA burra] :D

em Dom 03 Abr 2011, 18:20
o que é char no game maker?
que tem varios código sobre isso, tipo, chr(10), mais o que é e como funciona o char?
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Re: [DUVIDA burra] :D

em Dom 03 Abr 2011, 18:38
e um tipo de sprite veja varios topicos que mostram: http://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=char
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Re: [DUVIDA burra] :D

em Dom 03 Abr 2011, 18:45
Você já viu a função ord(str)? Esta função retorna o caractere desejado em valor ASCII.
A função chr(val) faz exatamente o contrario. Ela retorna em string o valor ASCII.

Espero ter ajudado!
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Re: [DUVIDA burra] :D

em Dom 03 Abr 2011, 19:17
pode explicar melhor ou dar exemplos?
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Re: [DUVIDA burra] :D

em Dom 03 Abr 2011, 20:00
ASCII (acrônimo para American Standard Code for Information Interchange, que em português significa "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação") é uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base.

Wikipedia
Cada caractere tem um valor ASCII, que vão de 0 a 127 (em decimal)
Existem os caracteres Imprimíveis e os Não Imprimiveis:

Os não imprimíveis são os que não possui um simbolo.
Os caracteres ASCII não imprimiveis vão do 0 ao 31 e também incluem o 127. Exemplos:
Shift, Tab, Back-space, Escape e Delete.

Os imprimíveis são os que possuem um símbolo que permite ser lido. Vão do 32 ao 126.

Para saber mais, leia este artigo do wikipédia que fala sobre ASCII


ASCII no Game Maker


Vamos supor que você fosse usar a tecla S para fazer algo, você usaria o código:
Código:
if keyboard_check(ord("S"))
Mas se você quisesse poderia usar:
Código:
if keyboard_check(83)
Seria a mesma coisa, pois o código ASCII de S é 83

Agora um exemplo com chr(val):
Se você quiser imprimir a palavra Amarelo você simplismente colocaria:
Código:
draw_text(x,y,"Amarelo")
Mas você também poderia usar:
Código:
draw_text(x,y,chr(65)+chr(109)+chr(97)+chr(114)+chr(101)+chr(108)+chr(111))
Como já havia dito, chr retorna em string os valores ASCII.

Nota: A e a tem códigos ASCII diferentes, cuidado para não se confundir

Exemplo

Crie um novo objeto, e no evento Draw coloque:
Código:
if keyboard_check(32)
draw_text(20,20,chr(67)+chr(97)+chr(114)+chr(111)+chr(116)+chr(77)+chr(97)+chr(107)+chr(101)+chr(114))
Quando apertar Espaço, seu nick irá aparecer na tela.

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