GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Problemas com 3D, variável e a localização do player.

2 participantes

Ir para baixo

Problemas com 3D, variável e a localização do player. Empty Problemas com 3D, variável e a localização do player.

Mensagem por LeeroyFan Sáb 02 Abr 2011, 15:09

Estou com um problema sério. Estou fazendo um jogo em primeira pessoa (mas não é de tiro, é investigativo, logo, não é um "FPS"), e a base do jogo é isso aqui: FPS tutorial.
Acontece que na primeira room tem um carinha (o nome dele é Magnus, e é inspirado no irmão do Wernher von Braun, já que a história se passa durante a Operação Paperclip) que te fala algumas coisas e depois te dá um papel. A primeira que deu foi que o sistema de falas que eu uso é do tipo de rpg (abre uma text box na parte de baixo da tela), e usar isso em 3D só deu dor de cabeça, porque eu, que sou um novato em 3D, não consegui criar a text box enquanto está no modo 3D. Até que eu resolvi passar pra outra room, desativar o 3D e então criar a text box (ouvi gente falando que dá pra tirar uma screen da tela e botar de background na outra room). Até aí tudo bem. Então eu fiz uma variável que checa se o Magnus já deu o papel pra mim ou não. Aí que vem o segundo problema: quando o diálogo acaba nessa outra room, eu quero que o jogador vá para a primeira room, onde ele encontrou o Magnus, fazendo-o aparecer no lugar onde ele estava antes de ir para a outra room (ou alguns passos atrás, já que à certa distância ele vai pra outra room de novo, onde o Magnus fala outra outra coisa). Eu usei o instance_create, obviamente, mas não funcionou, não se por que: quando ele volta, a câmera não funciona (ela não se movimenta).
Resumindo, as minhas duas dúvidas são:
- Dá pra fazer uma text box mesmo no modo 3D (tipo usando o d3d_set_projection_ortho), com animações?
- Dá pra guardar a posição onde o jogador estava antes de sair da room e, quando a room iniciasse de novo, já criava o jogador lá?

Obs: uma outra dúvida que tenho é se o “global.” antes da variável funciona como no GM6 (sou novo no GM8): porque a variável que eu fiz pra ver se o Magnus já tinha dado o papel só funciona se eu botar num código no objeto da text box.

LeeroyFan
LeeroyFan

Data de inscrição : 04/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios : Problemas com 3D, variável e a localização do player. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.drivingtokashmir.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com 3D, variável e a localização do player. Empty Re: Problemas com 3D, variável e a localização do player.

Mensagem por ricaun Dom 03 Abr 2011, 12:06

Ola!

Cara acho que mudar de room fica uma droga... Não sei bem como é sua câmera, mas sei que quando vc usa d3d_set_projection_ortho meio que desatva o modo 3d.

Vc pode usar esse code que o help do GM sugere.
Código:
{
  draw_set_color(c_black);
  d3d_set_projection_ortho(0,0,room_width,room_height,0);
  d3d_set_hidden(false);
  draw_text(10,10,'Score: ' + string(score));
  d3d_set_hidden(true);
}

Use e veja o que acontece.

Té.
ricaun
ricaun

Data de inscrição : 23/09/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 169
Prêmios : Problemas com 3D, variável e a localização do player. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos