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Identação - Para que serve e como usar

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Identação - Para que serve e como usar Empty Identação - Para que serve e como usar

Mensagem por Fudêncioo Sáb 19 Jul 2008, 13:21

Identação! Pra que serve e como usar
Escrito por João Vitor (Fudêncioo)


Para que serve Identação
A Identação tem um papel muito importante para qualquer tipo de programação, seja ela em HTML, PHP, Delphi, GML, RGSS, etc.
Fazer a Identação de um código significa torná-lo mais legível. Mas como assim? Simples, veja um exemplo:

Código SEM identação
Código:
if (piso_na_bosta) {
meu_pe_esta_sujo = true;
preciso_lavar = true;
} else {
meu_pe_esta_sujo = false;
preciso_lavar = false;
}

Código COM identação
Código:
if (piso_na_bosta) {
   meu_pe_esta_sujo = true;
   preciso_lavar = true;
} else {
   meu_pe_esta_sujo = false;
   preciso_lavar = false;
}

Melhorou visualmente né? Agora um exemplo mais "complicado":

Código SEM identação
Código:
if (piso_na_bosta){
if (bosta_de_vaca){
meu_pe_esta_sujo = true;
preciso_lavar = true;
perdi_meu_tenis = false;
} elseif (bosta_de_elefante){
if (pisei_pouco){
meu_pe_esta_sujo = true;
preciso_lavar = true;
perdi_meu_tenis = false;
} elseif (pisei_muito){
meu_pe_esta_sujo = true;
preciso_lavar = true;
perdi_meu_tenis = true;
}
} elseif (bosta_de_periquito){
meu_pe_esta_sujo = true;
preciso_lavar = false;
perdi_meu_tenis = false;
}

Código COM identação
Código:
if (piso_na_bosta){
   if (bosta_de_vaca){
      meu_pe_esta_sujo = true;
      preciso_lavar = true;
      perdi_meu_tenis = false;
   } elseif (bosta_de_elefante){
      if (pisei_pouco){
         meu_pe_esta_sujo = true;
         preciso_lavar = true;
         perdi_meu_tenis = false;
      } elseif (pisei_muito){
         meu_pe_esta_sujo = true;
         preciso_lavar = true;
         perdi_meu_tenis = true;
      }
   } elseif (bosta_de_periquito){
      meu_pe_esta_sujo = true;
      preciso_lavar = false;
      perdi_meu_tenis = false;
   }
}

Muito mais legível não acha?


Como usar
Pra usar não tem segredo, basta usa o TAB do seu teclado, alterando a posição da linha, veja a imagem abaixo:

Identação - Para que serve e como usar Identacaoav2

Repare na linha vermelha, é o "bloco" do primeiro IF, todas as linhas que tem dentro do primeiro IF está alinhada mais a frente (com o TAB), agora veja a linha azul, é o "bloco" do segundo IF, as linhas correspondente ao segundo IF estão mais a frente ainda, repare também que até o segundo IF está alinhado no bloco do primeiro IF, porque? Porque o segundo IF faz parte do primeiro IF.


Usar ou não usar?
Eu não vou dizer eu é assim que tem que fazer e pronto, cada um faz do jeito que quer, mas vamos ver um exemplo, você está programando seu jogo, está todo bonitinho, ai chega em uma parte e acontece um erro! O que você faz? Vem aqui no fórum e pede ajuda, mas você precisa postar o código fonte (que você fez sem identação), imagina o tempo que levaria pra alguem ler todo o código, adivinhar onde cada coisa fica e postar alguma ajuda pra voce. Levaria tempo não? Mas se o código tiver identação, pode até levar um tempinho, mas garanto que será muito mais fácil de entender o código com identação do que sem identação.
Mas usar ou não usar a identação fica a critério de cada um, não gostou da identação? Boa sorte com seu projeto!

Espero que isso ajude alguem


Última edição por Alex FC em Dom 26 Jun 2011, 19:19, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : título faltando letra)
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Mensagem por Kabeção Sáb 19 Jul 2008, 14:58

esse estilo de identação parece o pradrão do flash.
eu particularmente não gosto de usar os parenteses daquele jeito na frente, acho meio estranho.
meu estilo é assim:
Código:
if estou_lendo_livro
{
    estou_aprendendo=true
    if livro_de_programacao profissionalismo+=10;
} else {
    if fazendo_nada profissionalismo=0;
}

Isso é importante.
Imagina só você numa equipe é começar a fazer "gambiarras" no codigo sendo que os outros programadores tambem precisam entender o que você fez.
Vai ser dispedido na hora. Twisted Evil

Importante tambem é sempre comentar o codigo.
flw!
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Mensagem por Fudêncioo Sáb 19 Jul 2008, 17:14

kabecao escreveu:esse estilo de identação parece o pradrão do flash.
do Delphi e C++ também...

kabecao escreveu:Isso é importante.
Imagina só você numa equipe é começar a fazer "gambiarras" no codigo sendo que os outros programadores tambem precisam entender o que você fez.
Vai ser dispedido na hora. Twisted Evil
concerteza!
identação é essencial quanto se está em uma equipe...

kabecao escreveu:Importante tambem é sempre comentar o codigo
sim sim, mais o foco desse tutorial foi a identação...
Happy
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Mensagem por Janx Sáb 19 Jul 2008, 17:58

é eu axo que fika bem melhor usa essa coisa sim, apesar de que eu nem uso mto... pq os meus codigos tem poucas linhas xD as veses os if tem so 3 linhas so xD!! ai nem presisa tipo, quase nunca uso o else!! XDDD
a maioria é tudo assim:

if to_andando = true && no_chao = true
{
stamina -= 0.5
}

xDD!!! simples nao?
mas as veses quando é coisa pequena tipo esse ai eu fasso assim:

if to_andando = true && no_chao = true
{ stamina -= 0.5 }
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Mensagem por Kabeção Sáb 19 Jul 2008, 19:47

do Delphi e C++ também...
eu uso Delphi e C++ a algum tempo e nunca vi um codigo assim.

quando eu falo que parece o padrão de flash é quando vc coloca o editor de codigo sem ser no modo avançado.

tomara que todos os iniciantes leiam isso.
porque isso é essencial a todos que programam.
parabens pela iniciativa!
flw!
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Mensagem por GMBR Sáb 19 Jul 2008, 20:06

Muito bom o tutorial, além de esclarecedor, parabéns!
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Mensagem por Fudêncioo Dom 20 Jul 2008, 18:52

kabecao escreveu:eu uso Delphi e C++ a algum tempo e nunca vi um codigo assim.
hAIEUhAEuiahe
me desculpe, escrevi delphi pq tava com ele aberto na hora q eu respondi
HAIEHAIEUhAUIEHAUEIH

mais no C++ tem sim
Código:
if (condição) código;

OU

if (condição) {
   código;
   código;
   código;
   código;
}
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Mensagem por saim Qui 12 Abr 2012, 14:26

4 anos desde o último comentário... bom, vi um link pra cá, gostei do tópico e resolvi mostrar o que eu uso pra identar meus códigos.
- uma linha pra fechar cada colchete
- colchetes se fecham na mesma tabulação do código dentro deles
- else dentro do if, como se fosse parte dele (o que tem um fundo de verdade)
- espaço em todas as operações (é que eu uso o notepad++ e os highlights só funcionam se você deixar claro que terminou uma coisa e começou outra)
- linhas em branco pra separar grupos de códigos no mesmo evento/script
- comentários antes de um grupo de códigos ou no final da declaração de variável

Então, se eu estou criando uma sprite via código, por exemplo, eu faço algo do tipo:
Código:
//preparativos
var lar, alt, Surf, Sprite;
lar = argument0; alt = argument1; //largura e altura da sprite
Surf = surface_create(lar, alt); //cria a surface
surface_set_target(Surf); //passa a desenhar na surface
draw_clear_alpha(0, 0); //limpa a lousa pra obra de arte

//desenho
if (formato == "bolinha"){
  draw_circle(lar / 2, alt / 2, min(lar, alt) / 2, 0);
  }
  else { //se não é bolinha, então é retângulo
      draw_rectangle(0, 0, lar, alt, 0);
      }

//cria a sprite
Sprite = sprite_create_from_surface(Surf, 0, 0, lar, alt, 0, 0, lar / 2, alt / 2);

//limpa a bagunça
surface_reset_target(); //volta a desenhar no jogo, e não na tela
surface_free(Surf); //some com a tela, liberando memória

//retorna a sprite
return(Sprite);
É um método que eu mesmo criei e vejo que não é muito diferente do usual. Escrever aquino fórum é BEM mais difícil que no GM ou notepad++, por causa da tabulação automática.
Uma coisa que eu tenho dificuldade é em copiar um código do notepad++ pra dentro do GM, parece que as tabulações são transformadas em espaços, o que avacalha um pouco. Mas depois que eu descobri como tabular grupos de linhas (ctrl + i), esse problema diminuiu bastante.

Uma coisa que sinto falta ao programar dentro do GM é a quebra de linha! Ela pode confundir alguém que não esteja familiarizado com o código, mas procurar um bug arrastando a barrinha da janela é uma tristeza!
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