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Problemas com 3D, variável e a localização do player.

em Sab 02 Abr 2011, 15:09
Estou com um problema sério. Estou fazendo um jogo em primeira pessoa (mas não é de tiro, é investigativo, logo, não é um "FPS"), e a base do jogo é isso aqui: FPS tutorial.
Acontece que na primeira room tem um carinha (o nome dele é Magnus, e é inspirado no irmão do Wernher von Braun, já que a história se passa durante a Operação Paperclip) que te fala algumas coisas e depois te dá um papel. A primeira que deu foi que o sistema de falas que eu uso é do tipo de rpg (abre uma text box na parte de baixo da tela), e usar isso em 3D só deu dor de cabeça, porque eu, que sou um novato em 3D, não consegui criar a text box enquanto está no modo 3D. Até que eu resolvi passar pra outra room, desativar o 3D e então criar a text box (ouvi gente falando que dá pra tirar uma screen da tela e botar de background na outra room). Até aí tudo bem. Então eu fiz uma variável que checa se o Magnus já deu o papel pra mim ou não. Aí que vem o segundo problema: quando o diálogo acaba nessa outra room, eu quero que o jogador vá para a primeira room, onde ele encontrou o Magnus, fazendo-o aparecer no lugar onde ele estava antes de ir para a outra room (ou alguns passos atrás, já que à certa distância ele vai pra outra room de novo, onde o Magnus fala outra outra coisa). Eu usei o instance_create, obviamente, mas não funcionou, não se por que: quando ele volta, a câmera não funciona (ela não se movimenta).
Resumindo, as minhas duas dúvidas são:
- Dá pra fazer uma text box mesmo no modo 3D (tipo usando o d3d_set_projection_ortho), com animações?
- Dá pra guardar a posição onde o jogador estava antes de sair da room e, quando a room iniciasse de novo, já criava o jogador lá?

Obs: uma outra dúvida que tenho é se o “global.” antes da variável funciona como no GM6 (sou novo no GM8): porque a variável que eu fiz pra ver se o Magnus já tinha dado o papel só funciona se eu botar num código no objeto da text box.

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Re: Problemas com 3D, variável e a localização do player.

em Dom 03 Abr 2011, 12:06
Ola!

Cara acho que mudar de room fica uma droga... Não sei bem como é sua câmera, mas sei que quando vc usa d3d_set_projection_ortho meio que desatva o modo 3d.

Vc pode usar esse code que o help do GM sugere.
Código:
{
  draw_set_color(c_black);
  d3d_set_projection_ortho(0,0,room_width,room_height,0);
  d3d_set_hidden(false);
  draw_text(10,10,'Score: ' + string(score));
  d3d_set_hidden(true);
}

Use e veja o que acontece.

Té.
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