GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido]Tower defense O_O

4 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Tower defense O_O

Mensagem por Game decoder Ter 29 Mar 2011, 14:36

Estou fazendo um jogo de defender a torre, ja esta tudo quase pronto, só que tem um pequeno problema: eu coloquei pra que quando a bala se distanciasse do canhão o suficiente ela se destruisse, mas ele só aplica essa propriedade ao primeiro canhão que eu coloquei.

Se quiserem eu fassa um pequeno video demonstrando isso eu faço, mas se entenderam a questão respontam logo.

bye flw.
Game decoder
Game decoder

Data de inscrição : 13/12/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 103
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por Math Maker Ter 29 Mar 2011, 16:32

por Game decoder
mas se entenderam a questão respontam logo.
Paciência é uma virtude que deveria cultivar...

Em todo caso, para medir se a bola se distanciou o bastante, use a variável x e/ou y. Junto a expressão > ou => ("maior" e "maior ou igual" respectivamente), tudo numa condicional. Um motivo que pode estar ocasionando o erro é o uso dos script em um único canhão (cada obj um canhão, acredito que utilize um para cada, possui coordenadas x e y diferentes), sendo que cada bala tem que se basear no canhão que a disparou. Entendeu? Não vou dar tudo "mastigadinho", raciocine um pouco, se não conseguir mesmo assim é só postar.
Math Maker
Math Maker

Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 107
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por Willy Ter 29 Mar 2011, 16:51

Como o Math Maker falou, ele só esta checando um unico canhão.
A maneira correta de fazer isso é criar uma varival para saber de qual canhão a bala foi criada.
Para isso, onde tem o "instance_create(x,y,obj_bala)", coloque uma variavel antes do código (nao é necessario ser criado no create).
Ficaria assim:
Código:
bala_criada=instance_create(x,y,obj_bala)
Logo abaixo, você indica quem é o "pai" da bala, ou seja, que canhão a criou.
Código:
bala_criada.pai=id
"id" é a identidade do objeto, ou seja, um numero que se refere ao objeto. É como um RG da vida real.
Agora que sabemos quem é o criador, basta usar a variavel "pai" no objeto bala. No código que checa a distancia do obj_canhao, troque o obj_canhao.x por pai.x. O mesmo vale para o y.

A solução esta um pouco "mastigadinha", como o Math Maker falou acima, mas a diferença é que deixei bem explicado (eu acho). Duvidas, é so falar.

Espero ter ajudado.
blz
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por Game decoder Ter 29 Mar 2011, 20:27

Obrigado Willy e Math Maker, dei umas alteradas no código do Willy e segui os coselhos do Math(posso te chamar assim?).

Aproveitando que o topico é meu, e o titulo do tópico, tenho uma outra duvida.
Olhem essas imagens:
[Resolvido]Tower defense O_O Semttulo1
Nesta bloqueia quando esta no caminho
[Resolvido]Tower defense O_O Semttulo2-1
Nesta continua bloqueando quando está fora do caminho.

Obs.:Ele o objeto que eu movo(o que fica vermelho quando entra no caminho amarelo) segue o mause em grid.

x=(floor(mouse_x/32)*32)
y=(floor(mouse_y/32)*32)
Game decoder
Game decoder

Data de inscrição : 13/12/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 103
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por Willy Ter 29 Mar 2011, 22:59

O Willy gosta de ajudar! Cool
Não entendi muito bem essa sua segunda pergunta... Mas acredito que você quer que o jogador acompanhe o mouse, mas que nao o siga se estiver fora do espaço amarelo...
Para isso, o espaço verde deve ser um obj_bloco.
Ai, no step do bloco que segue o mouse, deixe assim:
Código:
if instance_position(mouse_x, mouse_y, obj_bloco) == noone{
x=(floor(mouse_x/32)*32)
y=(floor(mouse_y/32)*32)
}
Esse código vai checar se não existe o obj_bloco na posição mouse_x, mouse_y, então, executar o seu código.

Espero ter ajudado.
blz


Última edição por Willy em Ter 29 Mar 2011, 23:00, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : O objeto nao preciza ser solido.)
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por Game decoder Qua 30 Mar 2011, 14:04

Não é isso, eu quero que ele não cronstua o canhão no amarelo, que fique proibido, só que isso eu ja fiz, eu quero saber o que eu faço para que quando ele fique fora do amarelo ele pare de bloquear.

Bye flw.
Game decoder
Game decoder

Data de inscrição : 13/12/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 103
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por Math Maker Qua 30 Mar 2011, 16:07

Game decoder pode me chamar de Math sem problemas.

A questão é, sua pergunta está muito confusa, seu uso de pronomes é muito confuso, organize melhor sua dúvida e estarei analisando.
Math Maker
Math Maker

Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 107
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por Game decoder Qua 30 Mar 2011, 16:20

Okay, vou detalhar tudo.
Nos jogos de defender a torre, os canhões não podem ser construidos no caminho em que o inimigo passa.
Eu criei o obj_canhao1_mov e o obj_canhao1(onde ele é fixo).No obj_canhao1_mov eu coloquei o codigo para checar se ele está ou não está no caminho, quando ele entra no caminho do inimigo ele bloqueia a construção, só que, quando eu retiro ele do caminho, ele ainda continua bloqueando a contrução do canhão.
Bye flw.
Game decoder
Game decoder

Data de inscrição : 13/12/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 103
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por Willy Qua 30 Mar 2011, 16:23

Não sei se o caminho é um objeto, então é so adptar com o código que você usou para bloquear a contrução:
Código:
if place_meeting(x,y,obj_caminho){
bloqueia=true
}else{
bloqueia=false
}
Isso vai checar se o obj esta no "caminho", se estiver, a variavel bloqueia se torna true, e se nao estiver no caminho, a variavel bloqueia é false.

Espero ter ajudado!
blz
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por Game decoder Qua 30 Mar 2011, 16:30

Obrigado Willy, por isso eu sou seu fã Very Happy.
Math maker, obrigado pelo conselho, eu nem imaginei que estava tão dificil entender minha duvida, obrigado.
Obs.:Willy, eu uso um objeto para determinar o caminho, mas eu uso um patch para o inimigo andar ;).
Game decoder
Game decoder

Data de inscrição : 13/12/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 103
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por PedroX Qua 30 Mar 2011, 17:31

Se o autor quiser que o topico seja aberto novamente por algum motivo valido, mande uma MP para algum moderador ou administrador.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : [Resolvido]Tower defense O_O Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Tower defense O_O Empty Re: [Resolvido]Tower defense O_O

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos