Dificuldade com inclusão de objetos circulares

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Dificuldade com inclusão de objetos circulares

Mensagem por Douglascfarias em Sex 25 Mar 2011, 09:49

Bom Dia
Galera


Venho novamente pedir uma ajudinha a vc's

quero colocar varios objetos circulando em um unico ponto.

Exp:

Sol e os planetas em volta

eu fiz dois mas com o terceito não vai por que ?

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Aproveitando o pedido

quero algo sobre tiros mas, tipo não muito rapido e nem muito devagar

quero incluir numa nave, acho que vc's ja sacaram o tipo que eu preciso

Grato

Douglascfarias

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Re: Dificuldade com inclusão de objetos circulares

Mensagem por saim em Sex 25 Mar 2011, 10:20

Como você está fazendo os objetos? Preciso saber isso pra saber porque o terceiro não vai.
O que você quer dizer com "não muito rapido e nem muito devagar"? A velocidade do tiro? Se for, basta brincar com o valor de speed até chegar no que você quer.

saim

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Objetos circulando

Mensagem por Douglascfarias em Sex 25 Mar 2011, 11:02

Ola

eu estou colocando assim em cada Objeto

Objeto marte

direction += 4// Velocidade ângular;
x := globo.x - 180 * sin(degtorad(direction));
y := globo.y - 180 * cos(degtorad(direction));

Objeto Plutão

direction += 4// Velocidade ângular;
x := globo.x - 160 * sin(degtorad(direction));
y := globo.y - 160 * cos(degtorad(direction));

Mais ou menos assim
Só um exemplo


Nos tiros eu quero um cód

Que eu possa regular o tiro vc me entende

Grato

Douglascfarias

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Re: Dificuldade com inclusão de objetos circulares

Mensagem por saim em Sex 25 Mar 2011, 16:16

Douglascfarias escreveu:direction += 4// Velocidade ângular;
x := globo.x - 180 * sin(degtorad(direction));
y := globo.y - 180 * cos(degtorad(direction));
me viciei em lengthdir... tô levando um tempo aqui, pra re-entender como funcionam o seno e cosseno, mas parece que está tudo em ordem. Qual o problema com o terceiro objeto?

Douglascfarias escreveu:
Nos tiros eu quero um cód

Que eu possa regular o tiro vc me entende
Mais ou menos...
Você quer aumentar a cadência do tiro ou a velocidade do projétil? Supondo que seja a cadência, basta usar alarmes. Ao criar um tiro, cheque se uma variável, tipo "podeatirar", é verdadeiro ou falso. So atira se for verdadeiro. Nesse caso, você cria o tiro, muda a variável para falso e coloca um valor num alarme. Quando o alarme chegar a zero, mude novamente a variável para verdadeiro, permitindo o tiro. Pra acelerar ou retardar a cadência, mude o tempo do alarme. O tempo do alarme pode ser armazenado numa outra variável, pra te dar um controle da cadência ao longo do jogo.
Spoiler:
Na verdade, o próprio alarme é uma variável, então você pode checar se o alarme é maior que zero. Se for, não atira. Se não for, atira e coloca um valor no alarme. Nesse caso, não precisa ter nada UTIL no alarme (nenhuma declaração de verdadeiro, por exemplo), mas ainda precisa ter um evento alarme, com alguma coisa dentro, por mais inútil que seja. Quando eu faço isso, costumo colocar "//" no alarme
Pra mudar a velocidade do projétil, mais uma vez, mude a speed.

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Re: Dificuldade com inclusão de objetos circulares

Mensagem por Douglascfarias em Sex 25 Mar 2011, 17:09

Caros colegas

Eu fiz a terceira variavel do objeto 3 sem querer mas foi
era só mudar o ângulo
mais nada

Agradeço

Abraços

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Re: Dificuldade com inclusão de objetos circulares

Mensagem por saim em Sex 25 Mar 2011, 17:15

Um toque pra você: mude o nome da variável direction. Você não está usando ela pra definir a direção do movimento. Enquanto a speed for 0, não tem problema, mas mude speed pra qualquer outro valor e sua órbita ficará estranha, porque "direction" é uma built-in (não sei o nome em português, me desculpe) e o game maker usará ela pra atualizar a posição.

Simplesmente usar "Direction", com "D" maiúsculo, já resolve o problema.

O lance do tiro foi resolvido?

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Re: Dificuldade com inclusão de objetos circulares

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