Dúvidas quanto a partículas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvidas quanto a partículas

Mensagem por saim em Qua 23 Mar 2011, 10:12

Ainda estou começando a entender as partículas, gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
1 - Como eu defino a cor e sprite de uma partícula dependendo do objeto que a cria?
Eu tenho um objeto que usa vários sprites (dependendo de algumas variáveis definidas no create event) e, quando o objeto é destruído, eu quero criar um efeito de várias partículas com a silhueta do objeto sendo lançadas com cores diferentes (também dependente de uma variável do objeto).
Hoje já sou capaz de criar o sprite branco com a silhueta do objeto. Devo criar um sistema inteiro de pertículas junto com o objeto, pra isso funcionar? Ou existe uma forma de definir essas variáveis apenas para o objeto? Ou eu devo criar um tipo de partícula pra cada possibilidade?

2 - Como eu defino variações específicas de direção?
Eu quero que as partículas sejam lançadas num ângulo que varia de -15 a 15 graus OU de 165 a 195. Eu preciso de 2 (ou 3) tipos de partículas só para isso ou existe alguma forma de definir essas duas abrangências para o mesmo tipo?

3 - Qual o valor máximo da direção?
Sei como definir uma direção mínima e uma máxima para cada tipo de partícula. Mas eu também defino um acréscimo na direção e um tempo de vida para as partículas.
A direção máxima que a partícula poderá atingir é aquela que eu defino como direção máxima ou ela mais o acréscimo na direção multiplicado pelo tempo de vida?

4 - É possivel definir um tempo de vida para um emissor (emitter)?
Quero usar um emissor que lança um jato de partículas por um tempo e, depois, é destruído. Porém, o objeto que cria o emissor o faz ao ser destruído. Então, como eu digo ao emissor para morrer depois de um tempo? Devo criar um objeto para destruir o emissor?

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Re: Dúvidas quanto a partículas

Mensagem por vinians em Qua 23 Mar 2011, 11:52

E ae amigão, não vou responder essas perguntas diretamente, porém eu criei um apicativo que gera código de particulas em GML inclusive mostra em quais eventos você deve colocar os códigos. Além disso, você pode alterar essas variáveis que você falou ai na sua pergunta. De uma olhada em
http://gmbr.forumeiros.com/t6884-xcreator-particulum-atualizado-beta?highlight=xcreator
Flws!

vinians

Número de Mensagens : 2490
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2

http://xcreatorgames.weebly.com/

Mensagem por saim em Qua 23 Mar 2011, 12:04

Muito obrigado, vinians, certamente darei uma olhada no aplicativo (tão logo eu chegue em casa), mas eu queria mesmo era entender como elas funcionam. Acha que o aplicativo explica o passo-a-passo?

Uma dúvida maior minha está relacionada aos emitters/destroyers. O que são eles? São objetos ou apenas variáveis, que requerem um objeto para controlá-los? Ou são um conceito totalmente novo?

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:17