Dúvidas quanto a partículas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvidas quanto a partículas

Mensagem por saim em Qua 23 Mar 2011, 10:12

Ainda estou começando a entender as partículas, gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
1 - Como eu defino a cor e sprite de uma partícula dependendo do objeto que a cria?
Eu tenho um objeto que usa vários sprites (dependendo de algumas variáveis definidas no create event) e, quando o objeto é destruído, eu quero criar um efeito de várias partículas com a silhueta do objeto sendo lançadas com cores diferentes (também dependente de uma variável do objeto).
Hoje já sou capaz de criar o sprite branco com a silhueta do objeto. Devo criar um sistema inteiro de pertículas junto com o objeto, pra isso funcionar? Ou existe uma forma de definir essas variáveis apenas para o objeto? Ou eu devo criar um tipo de partícula pra cada possibilidade?

2 - Como eu defino variações específicas de direção?
Eu quero que as partículas sejam lançadas num ângulo que varia de -15 a 15 graus OU de 165 a 195. Eu preciso de 2 (ou 3) tipos de partículas só para isso ou existe alguma forma de definir essas duas abrangências para o mesmo tipo?

3 - Qual o valor máximo da direção?
Sei como definir uma direção mínima e uma máxima para cada tipo de partícula. Mas eu também defino um acréscimo na direção e um tempo de vida para as partículas.
A direção máxima que a partícula poderá atingir é aquela que eu defino como direção máxima ou ela mais o acréscimo na direção multiplicado pelo tempo de vida?

4 - É possivel definir um tempo de vida para um emissor (emitter)?
Quero usar um emissor que lança um jato de partículas por um tempo e, depois, é destruído. Porém, o objeto que cria o emissor o faz ao ser destruído. Então, como eu digo ao emissor para morrer depois de um tempo? Devo criar um objeto para destruir o emissor?

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121