GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Dúvidas quanto a partículas

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas quanto a partículas Empty Dúvidas quanto a partículas

Mensagem por saim Qua 23 Mar 2011, 10:12

Ainda estou começando a entender as partículas, gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
1 - Como eu defino a cor e sprite de uma partícula dependendo do objeto que a cria?
Eu tenho um objeto que usa vários sprites (dependendo de algumas variáveis definidas no create event) e, quando o objeto é destruído, eu quero criar um efeito de várias partículas com a silhueta do objeto sendo lançadas com cores diferentes (também dependente de uma variável do objeto).
Hoje já sou capaz de criar o sprite branco com a silhueta do objeto. Devo criar um sistema inteiro de pertículas junto com o objeto, pra isso funcionar? Ou existe uma forma de definir essas variáveis apenas para o objeto? Ou eu devo criar um tipo de partícula pra cada possibilidade?

2 - Como eu defino variações específicas de direção?
Eu quero que as partículas sejam lançadas num ângulo que varia de -15 a 15 graus OU de 165 a 195. Eu preciso de 2 (ou 3) tipos de partículas só para isso ou existe alguma forma de definir essas duas abrangências para o mesmo tipo?

3 - Qual o valor máximo da direção?
Sei como definir uma direção mínima e uma máxima para cada tipo de partícula. Mas eu também defino um acréscimo na direção e um tempo de vida para as partículas.
A direção máxima que a partícula poderá atingir é aquela que eu defino como direção máxima ou ela mais o acréscimo na direção multiplicado pelo tempo de vida?


4 - É possivel definir um tempo de vida para um emissor (emitter)?
Quero usar um emissor que lança um jato de partículas por um tempo e, depois, é destruído. Porém, o objeto que cria o emissor o faz ao ser destruído. Então, como eu digo ao emissor para morrer depois de um tempo? Devo criar um objeto para destruir o emissor?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Dúvidas quanto a partículas Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a partículas Empty Re: Dúvidas quanto a partículas

Mensagem por vinians Qua 23 Mar 2011, 11:52

E ae amigão, não vou responder essas perguntas diretamente, porém eu criei um apicativo que gera código de particulas em GML inclusive mostra em quais eventos você deve colocar os códigos. Além disso, você pode alterar essas variáveis que você falou ai na sua pergunta. De uma olhada em
https://gmbr.forumeiros.com/t6884-xcreator-particulum-atualizado-beta?highlight=xcreator
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Dúvidas quanto a partículas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a partículas Empty Re: Dúvidas quanto a partículas

Mensagem por saim Qua 23 Mar 2011, 12:04

Muito obrigado, vinians, certamente darei uma olhada no aplicativo (tão logo eu chegue em casa), mas eu queria mesmo era entender como elas funcionam. Acha que o aplicativo explica o passo-a-passo?

Uma dúvida maior minha está relacionada aos emitters/destroyers. O que são eles? São objetos ou apenas variáveis, que requerem um objeto para controlá-los? Ou são um conceito totalmente novo?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Dúvidas quanto a partículas Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a partículas Empty Re: Dúvidas quanto a partículas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos