APRENDENDO C++, PARTE 1 - COUT, CIN e TIPOS (saída e entrada de dados para a tela, e tipos de variaveis)

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APRENDENDO C++, PARTE 1 - COUT, CIN e TIPOS (saída e entrada de dados para a tela, e tipos de variaveis)

Mensagem por Da Galáxia em Ter 22 Mar 2011, 12:08

APRENDENDO C++, PARTE 1 - COUT, CIN e TIPOS (saída e entrada de dados para a tela, e tipos de variaveis)

IDE(em português, Ambiente de Desenvolvimento Integrado) utilizado, DEV-C++

Não vou aqui, ensinar IF, CASE, WHILE, FOR, ARRAYs dentre outros, pois isto tem no Game Maker. A sintaxe é levemente diferente(algumas coisas são obrigadas) do GM, mas isso basta observar e não sera problema, se vc sabe usar no Game Maker.

INICIANDO PROJETO
1 - Crie uma pasta
2- entre no DEV-C
3- Arquivo - Novo - Projeto
4- Na pequena tela que se abre, escolha Empty Project, e escolha a opção Projeto C++ (geralmente é padrão)
5-Dê OK, e salve na pasta criada (se for para colocar nome composto, utilize a underline)
6-Arquivo - Novo - Arquivo Fonte, dê YES

JÁ ESTAMOS PRONTOS PARA PROGRAMAR, VAMOS LÁ.

1- ulizando COUT (saída)
programa A

Código:
//essa é a biblioteca onde contém as saídas e entradas que estamos utilizando,
//dentre muitas outras funções
#include <iostream.h>//.h (de header, cabeçalho)

//programa principal (única função obrigatória em C++)
int main(){
         
    cout<<"Ola mundo!"<<endl;//endl - pula uma linha
    cout<<"Meu primeiro programa em C++.";
       
//função para segurar a tela         
    getchar();

//estamos informando que não há retorno, neste caso aqui, nem é obrigatório.         
    return 0;       
}

Antes de usarmos o CIN(entrada de dados), vamos entender o que são TIPOS, vou explicar os principais.

Diferentemente do Game Maker que NÃO é tipado, as linguagens profissionais como C++, Java e Delphi o são, veja os principais tipos:
int - usa-se para numeros inteiros (ex. 5 , -10)
float - ponto flutuante (numeros quebrados, ex. 1.5 , -8.2
double - como o float, porem suporta numeros maiores, mas gasta mais memoria
char - para ler caracteres, diferentemente dos tipos acima, não lê os numeros matematicamente, mas sim como caracteres, da mesma forma que faz com as letras
bool - condicional (true, false)
string - uma cadeia de caracteres (diferentemente dos demais, não vai ficar em negrito, pois não é um tipo nativo da linguagem C++)

SINTAXE DE UTILIZAÇÃO

Não é obrigatório colocar um valor na frente.
int a;
a = 5;

fazendo direto:
int a = 5;
float a = 5;
dooble a = 5;
char a; (sua utilização na condição (IF)por ex. poderia ser a = 'D', aspas simples "plica")
bool a = true;
string a = "sandro alex";

ATENÇÃO:
Ao contrário do GM, em todo o final de linha o ponto e virgúla (Smile é obrigatório.


Programa B (novas: int e cin)

Código:
//essa é a biblioteca onde contém as saídas e entradas que estamos utilizando,
//dentre muitas outras funções
#include <iostream.h>//.h (de header, cabeçalho)

//programa principal (única função obrigatória em C++)
int main(){
   
    int a;   
   
    cout<<"Digite o numero 1 ou o numero 2, e prima ENTER >>>  ";

//nossa entrada de dados   
    cin>>a;//ler a variavel "a"
   
    cout<<endl<<endl;//pulando 2 linhas
   
   
    if(a == 1)//na condição não usa-se = (atribuição) e sim == (comparação)
    cout<<"Vc digitou o numero UM ";
   
    if(a == 2)
    cout<<"Vc digitou o numero DOIS";
   
    if(a != 1  && a != 2)//se "a" for diferente de um, e "a" for diferente de "2"
    cout<<"Po, num sacaneia, num falei para digitar 1 ou 2?"; 
       
//função para segurar a tela, desta vez, precisamos de mais uma para o "cin"         
    getchar();
    getchar();

//estamos informando que não há retorno, neste caso aqui, nem é obrigatório.         
    return 0;       
}

NO PROGRAMA ACIMA FAÇA AS SUBSTITUIÇÕES:
int a; POR
char a;

if(a == 1) POR
if(a == 'a')

if(a == 2) POR
if(a == 'b')

if(a != 1 && a != 2) POR
if(a != 'a' && a != 'b')

E re-escreva as strings do "cout", para adequar-se as novas exigencias
OBS: quando se pede 'a', é a minusculo, pois o "A" maiusculo é outro caracter

EU PEDE PARA SUBSTITUIR O PROGRAMA, PARA O LEITOR ENTENDER BEM A DIFERENÇA DOS TIPOS, REPARE QUE QUANDO ESTAMOS NO PROGRAMA QUE PEDE PARA DIGITAR O NUMERO 1 OU O NUMERO 2, QUANDO O USUARIO DIGITA UM NUMERO FORA DE 1 OU 2, O PROGRAMA EXECUTA O TERCEIRO "IF". POREM SE O USUARIO DIGITAR UMA LETRA, O PROGRAMA FECHA, ISTO ACONTECE PORQUE A LETRA NÃO É DO TIPO INT (O PROGRAMA ENTENDE O INT MATEMATICAMENTE).
POR OUTRO LADO QUANDO USA-SE O PROGRAMA SUBSTITUIDO, SE O USUARIO DIGITAR QUALQUER COISA QUE NÃO SEJA A MINUSCULO OU B MINUSCULO, O PROGRAMA EXECUTA O TERCEIRO "IF", MESMO QUE O USUARIO TENHA DIGITADO UM NUMERO.

MAS POR QUE, quando uso o int, e digito uma letra o programa fecha e quando uso char e digito um numero o programa entende?

Simples, é o que falei, o "int" trata os numeros matematicamente (como numeros mesmo, ou seja quando exijido, vai somar, subtrair etc). Já o "char" trata tudo como caracteres, ou seja, a diferença pata ele de a e 2, é o mesmo que a diferença de a e b.

Mas e se fossemos fazer uma calculadora, e o burro do usuario digitar uma letra? O programa vai fechar, e isso não é uma boa programação.

Como resolver isso?
Usando excessões com as palavras chave try, throw e catch.

Mas isto fica para um outro dia. Até mais, e COMENTEM, nem que seja para criticar



Última edição por Da Galáxia em Ter 22 Mar 2011, 16:21, editado 1 vez(es)

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Re: APRENDENDO C++, PARTE 1 - COUT, CIN e TIPOS (saída e entrada de dados para a tela, e tipos de variaveis)

Mensagem por .:Allison:. em Ter 22 Mar 2011, 14:43

Muito bom, só assim eu aprendo oque é C++ eu nunca consegui aprender, agora eu to tendo uma nossão básica do programa, espero as próximas aulas.

.:Allison:.

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Re: APRENDENDO C++, PARTE 1 - COUT, CIN e TIPOS (saída e entrada de dados para a tela, e tipos de variaveis)

Mensagem por Da Galáxia em Ter 22 Mar 2011, 16:19

X-Games escreveu:Muito bom, só assim eu aprendo oque é C++ eu nunca consegui aprender, agora eu to tendo uma nossão básica do programa, espero as próximas aulas.

Beleza.

Somente por curiosidade:
Vc acompanhou o tuto programando ou só leu o tuto, sem entrar na linguagem?

Pra quem não sabe o DEV-C++ pode ser baixado facilmente no baixaki, ele é inteiramente gratuito, ou se prefirir baixe outra IDE para c++.

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Re: APRENDENDO C++, PARTE 1 - COUT, CIN e TIPOS (saída e entrada de dados para a tela, e tipos de variaveis)

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