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false e thrue

em Seg 21 Mar 2011, 14:31
alguém pode me explicar como funciona?
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Re: false e thrue

em Seg 21 Mar 2011, 14:40
or false e true são verdadeiro e falso, por exemplo:

Creat:

Código:
Proxima = false

o Proxima é falso.

ai no step:

Código:
keyboard_check(vk_space){Proxima = true; room_goto_next()}

Faz o seguinte se apertar spaço o Proxima será verdadeiro e vai pra outra room.

Espero ter ajudado!
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Re: false e thrue

em Seg 21 Mar 2011, 14:42
False e True são valores para usar nas varíaveis, equivalentes a, respectivamente, 0 e 1.
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Re: false e thrue

em Seg 21 Mar 2011, 15:27
Breve explicação.
O que são os valore true e false?
Esses dois carinhas são valores booleanos, que podem ser true ou false, ou seus respectivos valores binários 1 ou 0.
Geralmente eles são usados em operações lógicas por isso também podem receber o nome de valores lógicos.
Um pequeno exemplo e quando queremos mudar a sprite de um personagem em nosso jogo.

// Declaração da variável
var _DIR;
_DIR = true;

// Mudando a sprite.
if (_DIR = true) then
{
// Mostre minha sprite para a direita;
}
else // caso não ou seja se ela for false.
{
// Mostre minha sprite para esquerda.
}

False e True são valores para usar nas varíaveis, equivalentes a, respectivamente, 0 e 1.
E sim elas geralmente (praticamente sempre) são usadas em variáveis.
Qualquer dúvida e só perguntar. flw
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Re: false e thrue

em Seg 21 Mar 2011, 17:14
Carlos L. escreveu:
False e True são valores para usar nas varíaveis, equivalentes a, respectivamente, 0 e 1.
E sim elas geralmente (praticamente sempre) são usadas em variáveis.
Qualquer dúvida e só perguntar. flw [/i][/justify][/font]
Posso interpretar que os testes lógicos, então, não são considerados como variáveis?
Tipo:
if place_meeting(x,y,objeto)==true -->teste lógico, não considerar como variável.
Certo?
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Re: false e thrue

em Seg 21 Mar 2011, 17:20
saim escreveu:
Carlos L. escreveu:
False e True são valores para usar nas varíaveis, equivalentes a, respectivamente, 0 e 1.
E sim elas geralmente (praticamente sempre) são usadas em variáveis.
Qualquer dúvida e só perguntar. flw [/i][/justify][/font]
Posso interpretar que os testes lógicos, então, não são considerados como variáveis?
Tipo:
if place_meeting(x,y,objeto)==true -->teste lógico, não considerar como variável.
Certo?
Pelo que eu saiba, essas variáveis são as padrões do Game Maker e são consideradas varíaveis sim. Consultando o Game Maker, essas varíaveis são chamadas de Built-in Variables. Você pode visualizá-las acessando o menu Scripts >> Built-in Variables. Lá tem a lista de todas as varíaveis locais e globais.
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Re: false e thrue

em Seg 21 Mar 2011, 17:31
false e true
traduzindo literalmente "verdadeiro e falso".
então temos um exemplo:
primeiro crie a variavel que vai usar no seu objetoe determine o valor inicial;
create:
eles podem ser true e false, ou se desejar podem ser números, onde há mais opçoes, mas começe assim
Código:
aberto= false //então não está aberto pq é falso
ou
Código:
aberto =true //temos aberto como verdadeiro, ou seja , está aberto
usaremos da forma mais simplesno exemplo, geralmente como condição:

step:
Código:
if aberto=true //se está aberto
{eventodesejado} //faz o evento desejado
else //se não está aberto
{outroevento} // faz outro evento

está ai um exemplo bem simples.
xD

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Re: false e thrue

em Seg 21 Mar 2011, 18:22
Posso interpretar que os testes lógicos, então, não são considerados como variáveis?
Tipo:
if place_meeting(x,y,objeto)==true -->teste lógico, não considerar como variável.
Certo?

Nesse caso não será considerado uma variável, vamos dizer que ele faça uma "checagem" se ouver a instância na posição ele irá retornar true.

Pelo que eu saiba, essas variáveis são as padrões do Game Maker e são consideradas varíaveis sim. Consultando o Game Maker, essas varíaveis são chamadas de Built-in Variables. Você pode visualizá-las acessando o menu Scripts >> Built-in Variables. Lá tem a lista de todas as varíaveis locais e globais.

Opa amigo você fez uma confusão, no exemplo que o saim citou acima ele usou uma função e não uma variável padrão do GM.
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Re: false e thrue

em Seg 21 Mar 2011, 20:24
Carlos L. escreveu:
Opa amigo você fez uma confusão, no exemplo que o saim citou acima ele usou uma função e não uma variável padrão do GM.
Ah ta, não havia reparado. Agora percebi a diferença, as variáveis padrões são as "checagens" sem que precise recorrer a um outro valor, que no caso de place_metting(x,y,objeto) teria que recorrer ao resultado das variáveis x e y. Dessa vez estou certo?
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Re: false e thrue

em Seg 21 Mar 2011, 22:22
humm, entendi bem o false e true, mas agora se alguém puder me mostrar como eu posso usar essa lógica de false e true para seleção de personagens num menu eu ficaria mt agradecido.
me ajudem!

tipo, to querendo fazer um menu em q vc move as opções com as setas do teclado, e quando a opção desejada está selecionada, vc aperta enter e acontece o evento que eu quero, no caso, a criação do personagem escolhido na fase.
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Re: false e thrue

em Ter 22 Mar 2011, 09:39
O que você precisa, nesse caso, é uma declaração "switch". Uma declaração switch checa o valor de uma variável e, pra cada alternativa, executa uma ação específica. Então, você escolhe o valor de uma variável global, usando o menu, e na hora de criar o personagem, cria um personagem em função do valor dessa variável usando o switch.
Como usar o switch:
Código:
switch(personagem){ //trocar "personagem" pela variável que você escolher
case "ryu": instance_create(x,y,obj_ryu); break;
case "ken": instance_create(x,y,obj_ken); break;
case "blanka": instance_create(x,y,obj_blanka); break;
case "zanguief": instance_create(x,y,obj_zanguief); break;
default: instance_create(x,y,obj_chun-li); break;
}
Notas:
- nesse caso, a variável "personagem" armazena um valor de texto, o que não é necessário (pode ser qualquer tipo de variável)
- não é possível usar intervalos. Por exemplo, se você tentar usar "case x<50 && x>0:", a declaração retornará um erro.
- default é usado quando nenhuma das possibilidades anteriores aconteceu. Por exemplo, se a variável "personagem" estiver com o valor "mr.bison", será criado o obj_chun-li. Portanto, você deve prever todas as alternativas e usar default nos casos não previstos.
- "break" sai do switch. Se você não usar o break, todas as ações posteriores à primeira que for verdade serão executadas. No exemplo, se personagem="blanka" e se não houvessem os comandos "break", seriam criados o obj_blanka, o obj_zanguief e o obj_chun-li.
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Re: false e thrue

em Ter 22 Mar 2011, 14:29
hummm
irei tentar mudar os movimentos e criar o menu com base na informação acima..

obrigado pelas dicas galera
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