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Destruir variável
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LCS
Math Maker
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Destruir variável
Aproveitando o fim de semana, estou idealizando um projeto no GM. Mas surgiu a necessidade de destruir uma variável local. Minha necessidade seria algo como:
Eu sei como contornar o problema, mas quero saber se vocês conhecem uma função ou algo semelhante que possa destruir uma variável, isso facilitaria muito meu projeto.
Obrigado.
- Código:
a = 10;
draw_rectangle(a,a,2*a,2*a,0);
// destruir variável a
Eu sei como contornar o problema, mas quero saber se vocês conhecem uma função ou algo semelhante que possa destruir uma variável, isso facilitaria muito meu projeto.
Obrigado.
Math Maker- Data de inscrição : 26/02/2011
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Re: Destruir variável
olha cara se existe função e tal eu não sei mas pode ser que de para tu fazer uma var global e coloca-la em outro obj para que quando ocorra a ação nesse objeto destrua o outro mas nao sei se funcionaria mas pode tentar mas ai o problema seria que o gm ia acusar que a variavel nao existe e dai é certo que vai dar bug pois como tu ta usando ele apara desenhar esse retangulo
mas tenta ai vai que da sei la
obs: porque tu quer destruir tal variavel?
vou dar uma procurada pra ti cara se achar te aviso com um edit aqui
flws
mas tenta ai vai que da sei la
obs: porque tu quer destruir tal variavel?
vou dar uma procurada pra ti cara se achar te aviso com um edit aqui
flws
Re: Destruir variável
Cara, você está usando essa var no draw. Se você excluir ela no draw, como vai se desenhar o retângulo? Até porque, nem adianta, já que a é igual a 10 no começo do código. O Draw NUNCA para de ser executado, é digamos, "infinito".
- Código:
a = 10 // Executou aqui, definiu a var 10
draw_rectangle(a,a,a,a) // E depois aqui, desenho o retangulo
a = 0 // Então chega aqui, e já parte lá pra cima e começa tudo denovo.
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Re: Destruir variável
Rapaz, acho que não. Pois se você "exitasse" do Draw, certamente seria pampz voltar a ele. O exit só é permitido a códigos executados cada um por sua vez, mas o Draw é diferente. Você pode dar exit, mas ele vai voltar a ser executado de qualquer maneira.X-Games escreveu:se você usar o evento exit não funciona não ?
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Re: Destruir variável
Markituh escreveu:NÃO EXISTE e NÃO HÁ uma função que delete uma variável. Tudo o que você pode fazer é definir a variável como zero, ou como um string vazia(""). No C++ você pode definir como NULL, mas o Game Maker não é C++... O Game Maker executa cada linha de código a 0,4 segundos, realmente muito rápido, por isso dá tempo de fazer mais algo depois que se deleta uma instância.
Acho que vc esta enganado, pelo que sei se vc utilizar o comando de declarar a variável ela no final do código é eliminada!
Não acredita? Tente isso!
Create:
- Código:
var test;
test = 200;
test2 = 100;
score = test*test2;
- Código:
room_caption = "Test = "+string(variable_local_exists("test"))+" | Test2 = "+string(variable_local_exists("test2"));
Bem se vc notar a variável test não vai existir, entretanto a variável test2 existe. É isso...
Té.
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Re: Destruir variável
você poderia usar tambem uma variável temporária, vê nas aulas do Dharrison mais pelo oque eu entendi, essa variável fica até a função que ela está presente acabar, se coloca assim:
var nome_da_variável=20
é mto usada em scripts, ela só funciona quando o script é execultado, quando ele acaba, ela acaba tbm!
var nome_da_variável=20
é mto usada em scripts, ela só funciona quando o script é execultado, quando ele acaba, ela acaba tbm!
Re: Destruir variável
Cara, isso aí é uma variável temporária, o comando var é isto. É diferente de declarar uma variável local, sem o var. E X-Games, se você fizer isso vai dar um erraço, o var só declara as variáveis, você define o valor depois:Acho que vc esta enganado, pelo que sei se vc utilizar o comando de declarar a variável ela no final do código é eliminada!
Não acredita? Tente isso!
[...].
- Código:
var variavel;
variavel = 10
- Código:
tempo = 0
if keyboard_check(vk_space){
tempo+=1
}
if tempo=100
{
game_end()
}
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Re: Destruir variável
Existe sim uma maneira de realmente apagar uma variável da memória... mas isso não é uma função e sim um método que realmente funciona. Pra isso você deve criar um objeto e usá-lo como ponte para variáveis.
Por exemplo, você poderia criar um objeto "temp" e declarar todas as variáveis da seguinte forma:
Para limpar essas variáveis, bastaria destruir o objeto na room da seguinte forma:
Toda instância possui eventos e variáveis próprias que são executados e lidas enquanto o objeto estiver activo. Há como desactivar o objeto, mas destruí-lo é a melhor maneira. Quando a instância é destruída, todo evento e variáveis são descartados.
Por exemplo, você poderia criar um objeto "temp" e declarar todas as variáveis da seguinte forma:
- Código:
temp.nome = 'Ninja8086';
temp.dado = $FF;
temp.valor = 20 * pi;
Para limpar essas variáveis, bastaria destruir o objeto na room da seguinte forma:
- Código:
instance_destroy(temp);
Toda instância possui eventos e variáveis próprias que são executados e lidas enquanto o objeto estiver activo. Há como desactivar o objeto, mas destruí-lo é a melhor maneira. Quando a instância é destruída, todo evento e variáveis são descartados.
Última edição por Ninja8086 em Sáb 31 Mar 2012, 20:39, editado 1 vez(es)
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Destruir variável
Muito obrigado a todos pela atenção.
Sobre destruir a variável no draw, ele é declarada novamente no começo, ou seja, meu esquema seria: criar variável > usar variável > destruir variável > criar variável > usar variável > destruir variável > [...].
Este processo se repetiria até que o evento não existisse mais (destruindo o objeto como disse o Ninja8086, assim a variável não existe mais mesmo) ou o evento parar de ser executado (parte dele sendo mais exato, com o uso de uma condicional "if'). Destruir a variável me ajudaria e muito (estou criando minha próprias funções que possuem ID dentro de uma variável, com return e tal), irei tentando algumas coisas daqui.
Se alguém tiver uma ideia, favor me informar. Obrigado.
Sobre destruir a variável no draw, ele é declarada novamente no começo, ou seja, meu esquema seria: criar variável > usar variável > destruir variável > criar variável > usar variável > destruir variável > [...].
Este processo se repetiria até que o evento não existisse mais (destruindo o objeto como disse o Ninja8086, assim a variável não existe mais mesmo) ou o evento parar de ser executado (parte dele sendo mais exato, com o uso de uma condicional "if'). Destruir a variável me ajudaria e muito (estou criando minha próprias funções que possuem ID dentro de uma variável, com return e tal), irei tentando algumas coisas daqui.
Se alguém tiver uma ideia, favor me informar. Obrigado.
Math Maker- Data de inscrição : 26/02/2011
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Re: Destruir variável
(parte dele sendo mais exato, com o uso de uma condicional "if'). Destruir a variável me ajudaria e muito (estou criando minha próprias funções que possuem ID dentro de uma variável, com return e tal), irei tentando algumas coisas daqui.
Neste caso, bastaria checar se o objeto temp existe com instance_exists() e caso exista, a variável também existe. Também pode usar a função variable_local_exists() que confere a existência ou não da variável. Enfim, boa sorte!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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