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[RESOLVIDO]Problema com a morte do adversario?

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Mensagem por Desconectado321 Sex 18 Mar 2011, 14:06

é o seguinte, eu ja to quase desistindo de fazer meu jogo pq toda hora tem uma coisa errada, q nao consigo resolver, e fico ate sem jeito de pedir ajuda para voces (esse e o 3 tpc meu só para perguntar coisa q nao consigo resolver). Bem eu fiz colisao do player com o inimigo q tinha q ser q o inimigo morrese e fiz a colisao com o inimigo com o player que fizesse o cara morrer e perder uma vida
mas tem um problema, toda vez q eu pulo no inimigo o jogo reinicia.
tem 2 coisas erradas nisso :
1 - eu devia matar o inimigo
2 - possivelmente deve estar trocado (apesar de eu trocar os codigos o de colisao do player com o inimigo e o do inimigo com o player) mas mesmo q nao estivesse o objetivo quando eu morrese era fazer com q eu mostrasse a spr dele morrendo depois reiniciar a rom e eu perder uma vida, mais quando eu colido com um inimigo (pela cabeça msm) faz somente reiniciar a rom, nem mostra a spr ou eu perco uma vida

ficaria grato se me ajudassem ;)


Última edição por Desconectado321 em Sáb 19 Mar 2011, 13:29, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Mystery_boy_maker Sex 18 Mar 2011, 14:08

Não entendi muito bem ,como voce quer que o inimigo morra
como é a colisão dele com o player ? é do tipo pulo na cabeça? tiro ?
de mais informações
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Mensagem por Desconectado321 Sex 18 Mar 2011, 14:09

primeiro de tudo é uma honra ter voce no meu topico, sou teu fã cara!!!

quando eu pular na cabeça dele, queria q ele morresse
e quando ele encostar em mim q mostrasse a spr do meu carinha morrendo depois a rom reiniciasse e depoisq eu perdesse uma vida
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Mensagem por Mystery_boy_maker Sex 18 Mar 2011, 16:08

Que isso amigo, não é nada é pra isso que existe o forum
bom eu não gosto de postar codigos porque pode dar muitos problemas
e só fazer o topico ficar maior e acabar sem ajudar voce
entao eu estou fazendo uma engine para voce
jaja eu posto.
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Mensagem por Desconectado321 Sex 18 Mar 2011, 16:54

Very Happy
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Mensagem por Mystery_boy_maker Sex 18 Mar 2011, 17:25

Cuidado com o flood amigo,

Como prometido aqui esta a engine desculpa a demora eu gosto de fazer ela bonita graficamente eu desenho as sprites, dar um toque pessoal XD

Vamos ao que interessa :

X Pula
Direcionais controlam o Player
Cada codigo tem a sua descrição do lado pra nao ficar duvidas


Se ficar com alguma duvida comunique ! sorrindo2

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Download Abaixo

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Mensagem por Desconectado321 Sex 18 Mar 2011, 17:28

tem um problema, quando eu morro aparece assim "this angle is not avaible in litle edition"
nao tenho a pro :S
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Mensagem por Mystery_boy_maker Sex 18 Mar 2011, 17:30

Hum entra no obj_player_morto vai no step e apaga o codigo
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Mensagem por saim Sex 18 Mar 2011, 17:34

Desconectado321 escreveu:é o seguinte, eu ja to quase desistindo de fazer meu jogo pq toda hora tem uma coisa errada, q nao consigo resolver, e fico ate sem jeito de pedir ajuda para voces (esse e o 3 tpc meu só para perguntar coisa q nao consigo resolver).
Não esquente com isso, o fórum existe é pra resolver dúvidas mesmo.
Assim como o Mystery_boy_maker, eu não gosto de postar códigos (embora o faça com frequencia), mas por motivos diferentes. Eu parto do princípio que se eu te der o código assim, de mão beijada, você pode usá-lo sem ter entendido o que está acontecendo e, isso, ninguém quer que aconteça.
Então te peço seus códigos, pra procurar o que está errado e te dizer como corrigir.

O que eu suspeito, primeiro, é que você coloque o room_restart no mesmo código que a colisão. Você muda a sprite, faz tudo direitinho e, no mesmo código, mande a room reiniciar. O jogo obedece, claro, mas naquele evento em que você deu a ordem. Você precisa fazer isso no animation end. Só que, aí, piora, porque o objeto termina a animação de caminhar várias vezes, antes de mudar pro sprite de morrer. Bom, então no animation end, reinicie o jogo SÓ SE o sprite_index for o de matar o player.

Outra coisa que suspeito que esteja acontecendo é um conflito entre códigos. Você usa um código no player e outro no inimigo, certo? Qual deles é executado primeiro, no caso de uma colisão?
Resposta: O do objeto de menor índice. Elucidativo, não é? Não??? Eu explico. O game maker, a cada step, executa todos os códigos que devem ser executados, seguindo uma ordem específica. Primeiro as instâncias dos objetos de índice menor, depois as instâncias dos objetos de índice maior. As instâncias, também, têm seus códigos executados em ordem crescente de índice. E tem uma ordem também, de create-step-draw e vários (muitos mesmo) intermediários, que não me lembro, mas boa parte deles (não todos) está no manual.
Então você colide no inimigo e reinicia a room. Se no inimigo está o código pra diminuir as vidas, elas não vão diminuir, porque antes dele ter a chance de mudar a variável, a room já foi reiniciada.

...Estou explicando ou confundindo? Se estiver ajudando, continuo à noite.
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Mensagem por Desconectado321 Sex 18 Mar 2011, 17:40

saim escreveu:
Desconectado321 escreveu:é o seguinte, eu ja to quase desistindo de fazer meu jogo pq toda hora tem uma coisa errada, q nao consigo resolver, e fico ate sem jeito de pedir ajuda para voces (esse e o 3 tpc meu só para perguntar coisa q nao consigo resolver).
Não esquente com isso, o fórum existe é pra resolver dúvidas mesmo.
Assim como o Mystery_boy_maker, eu não gosto de postar códigos (embora o faça com frequencia), mas por motivos diferentes. Eu parto do princípio que se eu te der o código assim, de mão beijada, você pode usá-lo sem ter entendido o que está acontecendo e, isso, ninguém quer que aconteça.
Então te peço seus códigos, pra procurar o que está errado e te dizer como corrigir.

O que eu suspeito, primeiro, é que você coloque o room_restart no mesmo código que a colisão. Você muda a sprite, faz tudo direitinho e, no mesmo código, mande a room reiniciar. O jogo obedece, claro, mas naquele evento em que você deu a ordem. Você precisa fazer isso no animation end. Só que, aí, piora, porque o objeto termina a animação de caminhar várias vezes, antes de mudar pro sprite de morrer. Bom, então no animation end, reinicie o jogo SÓ SE o sprite_index for o de matar o player.

Outra coisa que suspeito que esteja acontecendo é um conflito entre códigos. Você usa um código no player e outro no inimigo, certo? Qual deles é executado primeiro, no caso de uma colisão?
Resposta: O do objeto de menor índice. Elucidativo, não é? Não??? Eu explico. O game maker, a cada step, executa todos os códigos que devem ser executados, seguindo uma ordem específica. Primeiro as instâncias dos objetos de índice menor, depois as instâncias dos objetos de índice maior. As instâncias, também, têm seus códigos executados em ordem crescente de índice. E tem uma ordem também, de create-step-draw e vários (muitos mesmo) intermediários, que não me lembro, mas boa parte deles (não todos) está no manual.
Então você colide no inimigo e reinicia a room. Se no inimigo está o código pra diminuir as vidas, elas não vão diminuir, porque antes dele ter a chance de mudar a variável, a room já foi reiniciada.

...Estou explicando ou confundindo? Se estiver ajudando, continuo à noite.
olha, eu nao entendo muito disso, de codigos nao, o maximo de codigo q eu consigo colocar sem olhar e instance_destroy() kkkk
bem, na ultima vez q tive um problema, o melhor jeito q se resolveu foi quando o cara pego a engine e modificou, corrigindo o bug, creio q vc possa fazer isso
http://www.4shared.com/file/F-IIDLsp/NIX_2.html

apesar q eu axo q o mystery ja resolveu


bem o do mystery funcionou, mas so queria uma coisa q quando a gente pulasse no inimigo ele virasse de cabeça para baixo e caisse para baixo igual no mario
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Mensagem por saim Sáb 19 Mar 2011, 10:58

Desconectado321 escreveu:
bem, na ultima vez q tive um problema, o melhor jeito q se resolveu foi quando o cara pego a engine e modificou, corrigindo o bug, creio q vc possa fazer isso
É justamente isso que eu não quero fazer. Pegar seu jogo e fazer ele pra você.
Quando o cara corrigiu sua engine, ele explicou passo-a-passo o que ele fez? Ele explicou qual era o problema, porque isso estava acontecendo e qual era a saída? Principalmente, você entendeu tudo? Seria capaz de ajudar alguém que estivesse com o mesmo problema?

Se você tem dificuldades, não me importo em ajudar. Nem um pouco mesmo, gosto muito de ensinar a usar esse programa, porque assim, eu acabo aprendendo um pouco mais. Só que, se eu fizer o jogo pra você, se eu pegar sua engine e corrigir do meu jeito, sem te explica o que está errado e como cheguei à conclusão que a correção era essa ou aquela, você não vai entender. Vai ter sua engine funcionando sem ter feito ela.

Se minha explicação, aqui no fórum, não for suficiente, sinta-se à vontade para pedir que eu melhore, que eu entre em maiores detalhes, até que eu traduza a explicação do manual, se for preciso, mas jamais peça às pessoas que simplesmente corrijam sua engine.
Não é proibido pedir isso, só que quem sai perdendo é você.
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