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[RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
5 participantes
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[RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
O negocio e o seguinte, queria saber como se faz para fazer com que o player mude para andando direita, andando esquerda, pulando direita, pulando esquerda,parado direita, parado esquerda e abaixando e "morrendo" (quando encostar em um inimigo)
Última edição por Desconectado321 em Qui 17 Mar 2011, 18:23, editado 1 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
qer uma engine?
Se quiser eu faço, mas peço créditos ok?
Se quiser eu faço, mas peço créditos ok?
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Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
olha cara existem inumeras maneiiras pode se usar variaveis por exemplo como nesse exemplo
no create
isso vai checar se estiver livre de 1 pixels abaixo a gravidade do obj sera =1 senão a gravidade sera =0 e depois checa as condiçoes se pressionou a tecla da seta para cima e se nao estiver livre de 1 pixel abaixo entao ai ele pula e transforma a variavel pulo em verdadeira:
agora para se abaixar faremos o seguinte vamos supor que a tecla que tu queira para se abaixar seja a seta para baixo entao:
Neste code apenas definimos a variavel abaixado para verdadeiro.
Agora vamos para o movimento do player, ainda no step vamos colocar assim:
E agora na troca de sprites
agora na colisao com o obj do chao tu coloca assim:
agora para fazer o teu player morrendo faremos apenas uma troca de sprites, na colisão do teu player com o inimigo coloque isto:
pode parecer dificil mas não é apenas com variaveis e um pouquinho de logica da pra controlar tudo
acho que isso resolve teu problema e se caso der algum problema me avise pois não testei
é isso cara
boa sorte com o projeto
FLWS!!
ps:escrevi demais xD
no create
- Código:
lado=1 //1=direita 0=esquerda
parado=true
abaixado=false
pulo=false
morrendo=false
- Código:
//PULO
if place_free(x,y+1)
{gravity=1}
else
{gravity=0}
if keyboard_check_pressed(vk_up)&&!place_free(x,y+1)
{vspeed=-15 pulo=true abaixado =false}
isso vai checar se estiver livre de 1 pixels abaixo a gravidade do obj sera =1 senão a gravidade sera =0 e depois checa as condiçoes se pressionou a tecla da seta para cima e se nao estiver livre de 1 pixel abaixo entao ai ele pula e transforma a variavel pulo em verdadeira:
agora para se abaixar faremos o seguinte vamos supor que a tecla que tu queira para se abaixar seja a seta para baixo entao:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_down) && parado=true && pulo=false
{abaixado=true }
Neste code apenas definimos a variavel abaixado para verdadeiro.
Agora vamos para o movimento do player, ainda no step vamos colocar assim:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) &&! keyboard_check(vk_right) && abaixado=false
{x-=5 abaixado=false parado=false lado=0}
if keyboard_check(vk_right) &&!keyvoard_check(vk_left) && abaixado=false
{x+=5 abaixado=false parado=false lado=1}
if !keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_left) && ! keyboard_check(vk_down)
{parado=true abaixado=false}
E agora na troca de sprites
- Código:
if parado=false && lado=1
{sprite_index=sprite_andando
image_xscale=1}
if parado=false && lado=0
{sprite_index=sprite_andando
{image_xscale=-1}
if abaixado=true && lado=1
{sprite_index=sprite_abaixado
image_xscale=1}
if abaixado=true && lado=0
{sprite_index=sprite_andando
image_xscale=-1}
if parado=true &&lado=1
{sprite_index=sprite_parado
image_xscale=1}
if parado=true && lado=0
{sprite_index= sprite_parado
image_xscale=-1}
if pulo=true &&lado=1
{sprite_index=sprite_pulando
image_xscale=1}
if pulo=true && lado=0
{sprite_index=sprite_pulando
image_xscale=-1}
agora na colisao com o obj do chao tu coloca assim:
- Código:
move_contact_solid(direction,10)
vspeed=0
pulo=false
agora para fazer o teu player morrendo faremos apenas uma troca de sprites, na colisão do teu player com o inimigo coloque isto:
- Código:
morrendo=true
if morrendo=true && lado=1
{sprite_index=sprite_morrendo
{image_xscale=1}
if morrendo=true && lado=0
{sprite_index=sprite_morrendo
{image_xscale=0}
pode parecer dificil mas não é apenas com variaveis e um pouquinho de logica da pra controlar tudo
acho que isso resolve teu problema e se caso der algum problema me avise pois não testei
é isso cara
boa sorte com o projeto
FLWS!!
ps:escrevi demais xD
Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
Você pode usar uma engine minha!
Pendurar e Subir + Friction Personalizado
Só vou ficar devendo a animação dele morrendo, mas o resto ja esta presente!
Por favor, dê os créditos se usar a engine.
Espero ter ajudado!
Pendurar e Subir + Friction Personalizado
Só vou ficar devendo a animação dele morrendo, mas o resto ja esta presente!
Por favor, dê os créditos se usar a engine.
Espero ter ajudado!
Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
perfecto!!! vlw msm LCS, quando o jogo ficar pronto te falo!
vlw msm willy, mas o o problema era fazer a animaçao acontecer no jogo, os sprs eu ja tenho
__________________________
15:36
aconteceu um bug, nao sei como resolvo, o cara fica parecendo que ta dançando, baixem o editavel e veja se conseguem resolver
http://www.4shared.com/file/jYC5xy69/NIX.html
obs : o inimigo fico improvisado
e tbm excluam um evento no obj_virado_direita q se chama "press space"
vlw msm willy, mas o o problema era fazer a animaçao acontecer no jogo, os sprs eu ja tenho
__________________________
15:36
aconteceu um bug, nao sei como resolvo, o cara fica parecendo que ta dançando, baixem o editavel e veja se conseguem resolver
http://www.4shared.com/file/jYC5xy69/NIX.html
obs : o inimigo fico improvisado
e tbm excluam um evento no obj_virado_direita q se chama "press space"
Última edição por Desconectado321 em Qua 16 Mar 2011, 15:50, editado 3 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
add no msn que eu ajudo: laurinho_cn@hotmail.com
mas na faq tbm tem uma ajuda dessas (eu acho)
https://gmbr.forumeiros.com/faq
mas na faq tbm tem uma ajuda dessas (eu acho)
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Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
Desconectado321 escreveu:perfecto!!! vlw msm LCS, quando o jogo ficar pronto te falo!
vlw msm willy, mas o o problema era fazer a animaçao acontecer no jogo, os sprs eu ja tenho
A engine não é apenas os sprites...
A engine tem o código que você quer, porem, a unica coisa que não tem é a animação dele morrendo...
Tente aplicar o sistema da troca de sprites que você consegue!
Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
mesmo assim queria apenas que resolvessem o problema na minha engine
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Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
Desconectado321 escreveu:mesmo assim queria apenas que resolvessem o problema na minha engine
os códigos que te mostrei ali resolveram?
Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
resolveram o de morrer, e o de pular,e nao resolveu o de abaixar e tambem quando aperto para andar o carinha anda um pouco mais trava, fica apenas "dançando" baixe a engine q vc vera
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Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
hmm cara tem um problema
a parte que tu diz que ele fica dançando o problema é nos sprites o sprite dele andando tem poucas sub imagens e fica muito rapido to tentando ajeitar com o image_speed mas nao vai ficar tão melhor
o bug que mais esta me intrigando é da colisão com o chão
se eu conseguir resolver eu posto de novo ou edito pra tu ver vou refazer todo o codigo que te passei
edit:
consegui arrumei os bugs de colisão e ajeitei mais os codigos, desculpe a demora tinha saido, só como falei antes o problema dele "dançando" é na sprite mesmo poucas sub imagens, e também exclui algumas sprites como os mirrors de lado esquerdo, como lana engine esta se usando image_xscale nãoé necessário outro mirror de sprite porque pdoemos inverte-la por codigos mesmo
aqui está a engine:
http://dl.dropbox.com/u/16329835/NIX.gmk
Boa sorte com o projeto!!!
flws!!
a parte que tu diz que ele fica dançando o problema é nos sprites o sprite dele andando tem poucas sub imagens e fica muito rapido to tentando ajeitar com o image_speed mas nao vai ficar tão melhor
o bug que mais esta me intrigando é da colisão com o chão
se eu conseguir resolver eu posto de novo ou edito pra tu ver vou refazer todo o codigo que te passei
edit:
consegui arrumei os bugs de colisão e ajeitei mais os codigos, desculpe a demora tinha saido, só como falei antes o problema dele "dançando" é na sprite mesmo poucas sub imagens, e também exclui algumas sprites como os mirrors de lado esquerdo, como lana engine esta se usando image_xscale nãoé necessário outro mirror de sprite porque pdoemos inverte-la por codigos mesmo
aqui está a engine:
http://dl.dropbox.com/u/16329835/NIX.gmk
Boa sorte com o projeto!!!
flws!!
Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
Ja tem engines no forum sobre tudo q vc pediu, que encontrei facilmente, vc nem pesquisou antes de perguntar??
Mas tem tudo o que você quer nesse tutorial com engine aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t14801-tutorial-com-engine-de-plataforma-correr-pular-se-abaixar-morrer-com-animacao-coletar-moedas-ganhando-vida#111306
nessa engine nao dá pra se abaixar se já estiver pulando(mais correto).
onde vc encontrar y<490(q nessa engine faz o personagem morrer) troca pela collision com o inimigo.
Mas tem tudo o que você quer nesse tutorial com engine aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t14801-tutorial-com-engine-de-plataforma-correr-pular-se-abaixar-morrer-com-animacao-coletar-moedas-ganhando-vida#111306
nessa engine nao dá pra se abaixar se já estiver pulando(mais correto).
onde vc encontrar y<490(q nessa engine faz o personagem morrer) troca pela collision com o inimigo.
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Re: [RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)
vlw, caraLCS escreveu:hmm cara tem um problema
a parte que tu diz que ele fica dançando o problema é nos sprites o sprite dele andando tem poucas sub imagens e fica muito rapido to tentando ajeitar com o image_speed mas nao vai ficar tão melhor
o bug que mais esta me intrigando é da colisão com o chão
se eu conseguir resolver eu posto de novo ou edito pra tu ver vou refazer todo o codigo que te passei
edit:
consegui arrumei os bugs de colisão e ajeitei mais os codigos, desculpe a demora tinha saido, só como falei antes o problema dele "dançando" é na sprite mesmo poucas sub imagens, e também exclui algumas sprites como os mirrors de lado esquerdo, como lana engine esta se usando image_xscale nãoé necessário outro mirror de sprite porque pdoemos inverte-la por codigos mesmo
aqui está a engine:
http://dl.dropbox.com/u/16329835/NIX.gmk
Boa sorte com o projeto!!!
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