Como fazer um Easy, Medium, Hard?

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Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por iFaé em Qui 17 Mar 2011, 14:09

Como eu faço um Facil, medio e Dificil?
Me ajudem Por Favor!

Dou creditos!

iFaé

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por Supersonic933 em Qui 17 Mar 2011, 14:10

iFaé escreveu:Como eu faço um Facil, medio e Dificil?
Me ajudem Por Favor!

Dou creditos!

Eu acho que você deve fazer sub-pastas das rooms, com Fácil, Médio e Difícil.

Acho que é isso.

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por Lauro em Qui 17 Mar 2011, 14:18

Eh uma idéia.
Mas que tipo vc qer, q aumente a velocidade, insira mais inimigos, dimunua o tempo, diminua a vida... O único jeito de criar níveis de dificuldade é REFAZENDO todas as fases, porém se especificar melhor talvez possa ajudar de outro jeito.

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por iFaé em Qui 17 Mar 2011, 15:13

EU quero q tipo assim:

Easy

3 inimigos, cada um com vida 200, dano causado ao player pequeno.

Normal

5 inimigos, cada um com hp 400, dano causado ao player medio.

Dificil

7 inimigos, cada um com hp 600, dano causado ao player maximo.

tempo diminuido a cada dificuldade

Facil - 400 seg
Medio - 250 seg
dificil - 180 seg

se puder por favor faça uma engine.

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por Lauro em Qui 17 Mar 2011, 15:19

ok!
providenciando engine.....

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por Carlos L. em Qui 17 Mar 2011, 15:38

Opa amigo vou te dar a idéia e você executa usando seu raciocínio beleza, então vamos lá. yes
Nós sabemos que você quer três níveis de dificuldade, também sabemos que na programação quando não tem um código para o que você quer usamos variáveis para criar um, então, depois desse pensamento chegamos a conclusão que vamos precisar simplesmente de variáveis para manipular a dificuldade, sendo assim temos.

// Variáveios de dificuldade.
global.facil = true;
global.medio = false;
global.dificil = false;

Ai você me pergunta: Por que só o "global.facil" é igual a "true"?
Por que ao iniciar o jogo caso o jogador não selecione nenhuma dificuldade o jogo já tenha uma predefinida, ou seja, ela será a dificuldade inicial.

Mediante isso vamos fazer o código de acordo a dificuldade, da seguinte maneira.

// No fácil.
if (global.facil = true) then
{
// Aqui irei colocar todas as definições do jogo caso esteja no nível fácil.
}
// No médio.
if (global.médio = true) then
{
// Aqui irei colocar todas as definições do jogo caso esteja no nível médio.
}
// No dificil.
if (global.dificil= true) then
{
// Aqui irei colocar todas as definições do jogo caso esteja no nível dificil.
}


Pronto com essa simples idéia já da para fazer o jogo ir de acordo com a dificuldade escolhida.
Se eu coloquei alguma idéia errada por favor me corrijam.
Abraços. flw

Carlos L.

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por saim em Sex 18 Mar 2011, 11:52

//na hora de começar o jogo
Código:
globalvar dificuldade, easy, medium, hard;
easy=0
medium=1
hard=2
dificuldade=medium //valor default, depois o jogador dá um jeito de alterar
//na hora de criar os inimigos
Código:
repeat(3+2*dificuldade){
 with(instance_create(x,y,obj_inimigo)
  vida=(dificuldade+1)*200
  dano_que_causa=alguma_coisa_em_função_da_dificuldade //cuidado pra não deixar igual a 0
  }
 }
//na hora de definir o tempo
Código:
tempo=40*(sqr(dificuldade))-190*dificuldade+400 //excell é o que há


Última edição por saim em Sex 18 Mar 2011, 13:42, editado 1 vez(es) (Razão : português)

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por iFaé em Sex 18 Mar 2011, 13:04

cara eu num entendi, vc poderia fazer uma engine?

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por Godsil4 em Sex 18 Mar 2011, 13:35

cria a variavel global.dificuldade
ai cria objetos pra regularem ela

tem o geito facil e o dificil:

facil:

duplica todos os objetos e neles coloca
Código:
if global.dificuldade = 0{  //o q seria o easy
instance_destroy}
ou seja, ai vc teria objetos q soh
existiram no modo dificil a desvantagem eh
q o jogo fica pesado e a engine confusa

dificil:
entra no codigo da room e coloca por exemplo:

Código:
if global.dificuldade = 1 { //o q seria o hard
cria objeto em x y q vc quise}

isso pode demorar mais mas o jogo
fica mais leve...


sempre lembre q o mais importante n pra cria um
fogo n eh esperiencia sobre codigos e sim a criatividade

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por saim em Sex 18 Mar 2011, 13:41

A engine está logo acima, basta copiar e colar nos eventos certos, que eu não sei quais são (depende do que você quer, pode ser o room_start, pode ser o create de algum controller, ou mesmo algum alarme).
Eu só defini "dificuldade" como uma variável global e fiz o resto das variáveis (tempo, dano e vida dos inimigos, número de inimigos) depender do valor dessa variável.
Se quiser, pode eliminar aquela parte de "easy=0; medium=1; hard=2", mas mantenha a dificuldade variando entre 0 e 2.
Jogue esses valores (0, 1 e 2) nas fórmulas e veja se não dá direitinho os resultados que você descreveu. Por exemplo, na hora de criar os inimigos, você quer 3, 5 ou 7 inimigos, certo? 3+2*0=3; 3+2*1=5 e 3+2*2=7.

Só não fiz um jeito de definir o dano, porque você não disse os resultados que queria. Posso inventar alguma coisa, tipo dano=10+random(10*dificuldade), se quiser.

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por Godsil4 em Sex 18 Mar 2011, 13:46

foi mal pelo off topic mas 2*0 eh 0
e o GM n aceita divisão por 0

e foi mal por n le a informação q se
deu explicando como vc queria, soh li
o 1° e o ultimo comentario

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

Mensagem por saim em Sex 18 Mar 2011, 15:05

Godsil4 escreveu:foi mal pelo off topic mas 2*0 eh 0
Exatamente! Some 3 a isso e você fica com 3.
Godsil4 escreveu:e o GM n aceita divisão por 0
Eu não dividi por 0 hora nenhuma, dividi?

Godsil4 escreveu:e foi mal por n le a informação q se
deu explicando como vc queria, soh li
o 1° e o ultimo comentario
Tranquilo. Eu escrevi "a engine está logo acima" respondendo ao iFaé. Você postou enquanto eu escrevia...

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Re: Como fazer um Easy, Medium, Hard?

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