Sonic World

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nota C Sonic World

Mensagem por sonic luan em Qui 17 Mar 2011, 11:08

Nome :Sonic World
plataforma :Game Maker 8 Pro
gênero Sonic/Aventura
andamento :100%
controles :setas movem o sonic espaço pula tecla para baixo mais espaço faz o spin dash R volta para o menu
descrição :
Um jogo de sonic estilo sonic 2(mais sem o tails)
enredo :
sonic estava descansando vendo o por do sol, enquanto estava distraído eggman aparece e pega as esmeraldas, a missão de sonic e recuperar as esmeraldas e impedir que ele domine o mundo, para iso sonic vai precisar passar por florestas,desertos,cavernas e passar por vários perigos ate chegar ao Ovo da Morte e derrotar eggman de vez.
novidades
E o sonic world finalmente esta pronto com todos aqueles bugs corrigidos, como disse antes sonic precisa recuperar todas as esmeraldas escondidas pelas fases, se ele conseguir achar todas ele si tornara super sonic.
defeitos
Mas o jogo ainda não e perfeito, vou contar os defeitos dele para vocês já ficarem sabendo:

As animações não têm efeitos sonoros
Não tem os bônus de invisibilidade nem os de velocidade
Não tem loops
Os sprites são do sonic 2 beta poriso não são muinto boms

Bem são só esses.

bosses
Os bosses são bem difíceis por que o sonic tem que derotalos apenas com um anel, então nem se ele tiver todas as esmeraldas poderá virar super para derrotar os boses,

Sunset Hill:Egg Carro
esse e fácil e só ficar pulando na cabeça do eggman.

Wood Zone:robô lenhador
esse também e super fácil basta pular na cabeça dele tomando cuidado com as madeiras que ele joga.

Hidden Palace: egg escavador
ese ja e mais difícil vai cair pedras do teto as redondas não machucam o sonic mas as pontudas matam na ora fique num lugar protegido e quando eggman se aproximar com cuidado pule na cabeça dele ate ele ir para o outro lado não tente perseguido a não ser que saiba passar pela chuva de pedras quando ele voltar acerte ele mais vezes e faça isto ate ele morrer(fugir)

Dust Hill: egg robô
esse também e um pouco difícil o egg robô vai ficar atirando em você desvie dos tiros e acerte ele na cabeça ate ele fugir quando isso acontecer siga ele e vai ver bombas caindo você tenque passar com cuidado por elas ate a cápsula onde estão aprisionados os bichinhos

Oil Ocean: egg submarino
esse não e tão difícil e só pular na cabeça do eggman com cuidado para não cair na água

Electric Parque: lança bombas
Esse e terrível, silver sonic estará usando uma máquina para atirar bombas no sonic de um lugar que o sonic não consegue asertalo, a única coisa que e possível fazer e ficar correndo de um lado para o outro fugindo das bombas se você desacelerar um pouco é acertado pelas bombas, mais existem duas plataformas que ficas se movimentando de um lado para o outro se as bombas baterem na plataforma serão jogadas para sima se você der sorte vai bater no silver sonic e ele se machucara mas não e só uma vês que a bomba tem que bater para derotalo.

Genocide City: egg carro e egg robô
boss duplo o primeiro e o egg carro que e só pular na cabeça dele o segundo e o egg robô mais forte e mais rápido acerte ele desviando dos tiros e pronto

Death egg: Silver Sonic
esse não e tão difícil assim e só pular na cabeça do siver sonic o chato dele e que ele e muito resistente e demora para ele morrer.

The Moon:super egg exterminator
Esse não e possível ser derrotado pelo sonic comum tem que ser pelo super sonic e o único boss que e possível virar super sonic, por isso essa fase só e jogavel se você pegou todas as 7 esmeraldas, esse não e tão complicado mas e difícil os braços do robo ficaram girando, o super sonic tem que acertar o robo sem tocar no braço que esta mais perto.
Seleção de fases
Na seleção de fases e possível escolher a fase mas tem que escrever o código para poder acessar as fases, para descobrir qual o código tem que achar o monitor de código se você destruir ele mostrara uma mensagem mostrando os códigos da seleção de fases.

download
http://www.4shared.com/get/jkwQhU1z/Sonic_World.html

nova verção com menos bugs
http://www.4shared.com/file/tfjDdX9i/Sonic_World_2.html

imagens

Última edição por sonic luan em Ter 22 Mar 2011, 10:18, editado 2 vez(es)

sonic luan

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 1003
Notas recebidas : C-D-A-C
Reputação : 18
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1

http://sonicmaker.forumeiros.com/memberlist

Nota C Re: Sonic World

Mensagem por Lauro em Qui 17 Mar 2011, 22:18

LOL pelas screens e game play parecem ter ótimos graficos^^
--edit--
cara esta muito difícil, tem um bug muito ruim: quando Você pula e aperta pro lado ele vira muito rápido, deixando dificuldade ao aterrissar.
Fora isso tá ótimo seu game parabéns^^

Lauro

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 854
Notas recebidas : C+D
Reputação : 11
Prêmios

http://www.google.com

Mensagem por sonic luan em Qui 17 Mar 2011, 23:13

Lauro escreveu:
cara esta muito difícil, tem um bug muito ruim: quando Você pula e aperta pro lado ele vira muito rápido, deixando dificuldade ao aterrissar.
Fora isso tá ótimo seu game parabéns^^

não comheso esse bug quando eu pulo e aperto para o lado ele ecelera normalmente. Question
mais mesmo assim obrigado.

sonic luan

Prêmios

Mensagem por gustavo ferreira em Sex 18 Mar 2011, 18:44

bom seu jogo em termos de graficos não fikou muito bom, pois vc poderia ter criado uns graficos originais, porem a jogabilidade esta muito boa (lembrei da epoca em que eu tinha mega drive) e eu num sei se é um bug ou foi proposital, mais quando o sonic ta na ponte e vc para de andar ele fika tremendo mais num é nada de mais. É normal esses erros afinal vc ta começando né? e é vivendo e aprendendo né?! XD parabens pelo seu jogo ta bem legalzinho!!

gustavo ferreira

Número de Mensagens : 470
Notas recebidas : C+C+C+C
Reputação : 28
Prêmios

Mensagem por sonic luan em Sex 18 Mar 2011, 19:00

valew pelo comentario, e estou mesmo comesando no game maker ese e o meu primeiro jogo(primeiro jogo desente)não e bem um bug ficar tremendo na ponte acho que e porque os sprites da ponte são redondos, não criei meus proprios sprites por que sou ruin em arte grafica. obrigado por comentar

sonic luan

Prêmios

Mensagem por Phillipe em Sex 18 Mar 2011, 19:13

É interessante jogar sonic 2d com uns movimentos suavizados desses e do movimento da room.Também acho que faltou um pouco de qualidade nos gráficos.Mas eu também acho q quando pula fica difícil manipular onde vai cair,ele ta movimentando mto rapido no ar... Porém esta ficando divertido o seu jogo,parabéns e não desista dele,de pouco em pouco vai ficar ótimo! Happy

Phillipe

Número de Mensagens : 324
Reputação : 0
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por sonic luan em Sex 18 Mar 2011, 20:50

velew philipi seu jogo tambem esta bem legal, ate que fase voçe jogou por que tem bastante faes,como não sou bom em desenho usei sprtes original de alguns jogo antigos de sonic, em outras verçõens vou usar sprites melhores. antes do sonic world ficar pronto eu testei varias e varias veses e então me acustumei com a aceleração no ar mas vou comsertar isso.

sonic luan

Prêmios

Mensagem por farofa3456 em Sex 18 Mar 2011, 21:03

é muito legal, só que eu achei um pouco lento. mas fora isso, nota 10.

farofa3456

Número de Mensagens : 41
Reputação : -1
Prêmios

Mensagem por sonic luan em Sex 18 Mar 2011, 21:07

e que ele esta bem pesado por que são mais de 500 sprites e objeto, mas da para jogar numha boa pois não afeta a jogabilidade.

sonic luan

Prêmios

Mensagem por ChrisNTLBS em Sex 18 Mar 2011, 21:36

@bubla
Cara eu sugiro que vc pare de falar isso.Faça melhor que o dele!

ChrisNTLBS

Número de Mensagens : 50
Reputação : -5

Mensagem por mwss em Sex 18 Mar 2011, 21:45

O jogo tem muitos (MUITOS!) bugs, me adicione no msn se quiser que eu lhe dé algumas dicas sobre como arrumar o jogo.

Meu msn è "mwss1996@hotmail.com"

mwss

Número de Mensagens : 12

Mensagem por sonic luan em Sex 18 Mar 2011, 22:47

mwss escreveu:O jogo tem muitos (MUITOS!) bugs, me adicione no msn se quiser que eu lhe dé algumas dicas sobre como arrumar o jogo.

Meu msn è "mwss1996@hotmail.com"
ja adicionei

sonic luan

Prêmios

Mensagem por Dancity em Sex 18 Mar 2011, 23:05

Tá uma otima base para trabalhos futuros, O problema é que tá cheio de bugs.
Quando ele anda naquela ponte de madeira ele fica "tremendo"
Aquele escudo azul não funciona
O Sonic está com uma aceleração muito forte. Um toquezinho ele vai muito pra frente.
Senti uma falta de colisão com aqueles quadradinhos que dão 10x de Rings.

Dancity

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1339
Notas recebidas : A
Reputação : 8
Prêmios
   :
   :

Mensagem por Anderson3d em Sex 18 Mar 2011, 23:12

Infelizmente o jogo ficou super lento no meu celeron 2ghz com 3g de ram. não consegui sequer minimizar.
Se vc usou a tecnica de cenários complexos eu tenho a solução, mas só posto na sessão tutoriais segunda feira pq to sem tempo.

Última edição por Anderson3d em Sab 19 Mar 2011, 02:01, editado 1 vez(es)

Anderson3d

Número de Mensagens : 1479
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Prêmios

http://www.indiegamebr.com

Mensagem por sonic luan em Sex 18 Mar 2011, 23:54

tudo bem gente eu vou comsertar eses ultimos erinhos para o jogo ficar melhor.

sonic luan

Prêmios

Mensagem por Sonic em Sab 19 Mar 2011, 08:38

Ainda não tive tempo de baixar mas olhando pelas screens parece um jogo bem legal

Sonic

Número de Mensagens : 384
Notas recebidas : D
Reputação : -4
Prêmios

Mensagem por juniorr452 em Sab 19 Mar 2011, 11:06

nossa, pelas as screenshots, seu jogo deve estar fantastico, mas não estou conseguindo baixar por causa do adfly Sad

juniorr452

Número de Mensagens : 56
Prêmios

Mensagem por sonic luan em Sab 19 Mar 2011, 11:18

quando voçe clicar no limk no camto da tela cai aperecer uma cmotage de 5 cegundos quando ela acabar voçe clica no botão laranja e vai para a pagina de download.

sonic luan

Prêmios

Mensagem por juniorr452 em Sab 19 Mar 2011, 11:31

obrigado, deu pra fazer o downlaod Feliz

juniorr452

Número de Mensagens : 56
Prêmios

Mensagem por Joao3574 em Sab 19 Mar 2011, 19:51

Nada a falar , apenas Seu jOGO ta super mega hiper fodastico gostei mt Very Happy

Joao3574

Número de Mensagens : 46
Prêmios

Mensagem por sonic luan em Sab 19 Mar 2011, 19:53

Joao3574 escreveu:Nada a falar , apenas Seu jOGO ta super mega hiper fodastico gostei mt Very Happy

valew Joao3574

sonic luan

Prêmios

Mensagem por Lauro em Sab 19 Mar 2011, 20:14

juniorr452 escreveu:nossa, pelas as screenshots, seu jogo deve estar fantastico, mas não estou conseguindo baixar por causa do adfly Sad
veja meu tópico sobre ad fly.
ps: ta na ass.

Lauro

Número de Mensagens : 854
Notas recebidas : C+D
Reputação : 11
Prêmios

http://www.google.com

Mensagem por GameMakerTutoriais em Dom 20 Mar 2011, 11:56

Houve melhoras em relação à versão anterior. A movimentação está melhor... mas tem uns pontos que gostaria de ressaltar:

1 - O pulo está muito "acelerado". O Sonic alcança distâncias grandes quando atinge um inimigo no ar, no jogo original ele não avança tanto.

2 - Alguns bugs na animação ainda podem ser vistos, como quando se olha para cima (desalinhamento nos pivôs) e quando se usa o dash no ar ou correndo, segurando para cima ou para baixo

Mesmo assim o jogo teve evolução! Continue trabalhando nele, seu projeto promete um ótimo remake!
Very Happy

Última edição por Ninja8086 em Qua 28 Mar 2012, 13:09, editado 1 vez(es)

GameMakerTutoriais

Número de Mensagens : 800
Reputação : 26
Prêmios

Mensagem por saldanha14 em Dom 20 Mar 2011, 20:55

gostei do jogo , os graficos até que nao achei tao ruim , porem da pra melhorar e os erros sao os mesmos que os caras ai de de cima falaram
mas ta bem legal xD

saldanha14

Número de Mensagens : 20

Mensagem por saim em Seg 21 Mar 2011, 10:52

O jogo está muito bom. Fazer um jogo dessa qualidade não deve ter sido fácil e você está de parabéns. Atenção especial para a descida das rampas, que ficou muito legal.
Os gráficos, na minha opinião, estão ótimos. Iguais aos do primeiro sonic, que me deixou mais saudades que qualquer sequência.
Não pude avaliar os sons, tive que jogar com o som desligado (gente dormindo em casa, sabe como é).
Tem uma porção de bugs e detalhes pra melhorar, que vou listar a seguir, mas isso não diminui o valor do jogo.

- Uma vez, após morrer, apareci num checkpoint em cima do inimigo e morri de novo. Isso não deve acontecer nunca.
- "Quiquei" diversas vezes em espinhos, antes de morrer. A meu ver, eu deveria ter morrido de uma vez.
- Logo no começo do jogo, consegui ir para trás da tela e morri, por ter caído. Deveria ter algo me impedindo de sair da room.
- Subi numa plataforma ao tocá-la, andando, mesmo ela estando na altura da cabeça do sonic. Plataformas nessa altura deveriam requerer saltos para subir.

Agora, as questões de gosto, que não são bugs, mas podem trazer problemas na jogabilidade:

- O sonic só sai rodando se eu usar o spin dash. A marca registrada do personagem é sair correndo e, ao apertar pra baixo, ele roda. Isso dá muito mais dinâmica ao jogo, tanto pra atacar inimigos quanto pra quebrar paredes.
- As televisões (ou computadores, nunca sei o que é aquilo) permitem que você ande na frente delas, o que não acontece no original. No original, elas agem como um bloco até que você pule sobre elas.
- A primeira fase (a única que joguei, na verdade), tem muitos precipícios, parece que eles são mais perigosos que os inimigos. Isso tira um pouco da graça do sonic, porque você tem que ficar controlando a velocidade o tempo todo. Isso, logo na primeira fase, onde a gente quer ver do que o personagem é capaz de fazer, fica meio broxante.
- O sonic acelera muito rápido. Não te dá a opção de andar com cuidado (ou, pra andar com cuidado, você tem que martelar o teclado). Pra pegar velocidade sem passar pela aceleração, temos o spin dash, então sugiro deixar o sonic acelerando lentamente por, pelo menos, um segundo. Ou caminhar lentamente por um segundo e acelerar de uma vez.
- Não achei a opção de gravar o jogo. Hoje em dia, isso é essencial. Como disse, só joguei a primeira fase, então se existir essa opção no final das fases, desconsidere o comentário.

É isso! Depois vou jogar mais e se notar qualquer outro problema, volto a postar.
Mais uma vez, apesar dos problemas, o jogo impressiona bem e dá vontade de continuar jogando, até o final. Coisa que vou tentar fazer assim que tiver tempo! Smile

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 3

Mensagem por sonic luan em Seg 21 Mar 2011, 11:24

vou corrigir todos esses bugs(todos que eu comseguir) espero que voçe jogue mas um pouco para voçe ver as outras fases, voçe so jogou na Sunset Hill não e. pois ainda tem muintas para terminar o jogo, tem Sunset Hill, Wood, Hidden Palace, Dust Hill, Oil Ocean, Electric Park, Genocide City, Death Egg, e uma fase que so da para jogar se pegar todas as esmeraldas a The moon. eu não fis um sistema de saves por que eu comsigo virar o jogo imtero de uma ves sem parar para faser outra coisa, tambem por eu ja testei tamtas veses, e sei todos os bonus secretos e esmeraldas, e tambem temho muinto tempo livre, então pemsei que não tinha nesesidade apesar do jogo ser lomgo, mas eu vou temtar faser, obrigado pelo comentario.

sonic luan

Prêmios

Mensagem por migas999 em Seg 21 Mar 2011, 18:32

Sim esta MUITO BUGADO mas a velocidade é sempre a mesma não ha acelaração mas... Melhor...Adoro isso! Very Happy

migas999

Número de Mensagens : 3
Prêmios

Mensagem por peixoto em Seg 21 Mar 2011, 21:34

Muito entereçante seu jogo.. tem muito aver com seu avatar(brincadeira Happy).Gostei bastante deste mais concerte os erros9acho que ja forum citados.. evitarei reptilos, ok?)

atenciosamente peq42/peixoto/eu Happy

peixoto

Número de Mensagens : 911
Notas recebidas : D
Reputação : 3
Prêmios

Mensagem por Shadow10 em Ter 22 Mar 2011, 00:54

Eu consegui jogar um pouco aqui mas acho que ta pesado de mais.
Deixou lento meu PC. Mas ta funcionando.
Meus parabéns Luan!

Shadow10

Número de Mensagens : 429
Notas recebidas : C
Reputação : 19
Prêmios

Mensagem por sonic luan em Ter 22 Mar 2011, 10:10

Pronto! gente eu corrigi todos os bugs que eu comsegui, vejam a nova verção
Código:

http://www.4shared.com/file/tfjDdX9i/Sonic_World_2.html

nessa segunda verção o que mudou mesmo foi a aseleração que ficou melhor, e agora ele se movimente mais lento no ar, e não treme nas pontes. ele passar na frente dos munitores não e um bug e proposital achei que ficaria legal, então dechei como esta. imfelismente não comsegui faser o sistema de salvamento de jogo por que eu não sei como faser,e ele ficaria ainda mais pessado.

OBS: esse não e o 2 do jogo e so o uma verção com menos bugs.

os bugs que voçes ainda encontrarem são por que eu não comsegui arrumalos.

sonic luan

Prêmios

Mensagem por saim em Ter 22 Mar 2011, 10:46

Pra fazer um save, você pode usar um arquivo de texto ou .ini. Nele você coloca as seguintes informações:
- última fase que foi liberada
- número de vidas restantes (eu não contaria vidas, mas o jogo não é meu)
- número de esmeraldas conseguidas (e quais delas, se for importante)
- pontuação
- o que mais você julgar interessante gravar (posição do jogador, número de anéis, etc).
Sugiro colocar a opção de gravar entre uma fase e outra, pra evitar que o jogador pare para gravar a cada 2 minutos. Também pra não ter que gravar o último checkpoint liberado.

Depois, você carrega essas informações e o jogo já começa com os dados gravados e na fase gravada.

Não é difícil trapacear com um sistema desses, então você pode criptografar o arquivo. Existem técnicas relativamente simples pra criptografar e descriptografar, mas nunca me interessei por elas, então não posso te ajudar nesse sentido.

saim

Prêmios

Mensagem por Da Galáxia em Ter 22 Mar 2011, 14:24

Cara parabéns. Apesar dos graficos não serem seus, vc teve muita competencia em ajeita-los. A parallax tb ficou exelente. Na minha opnião o unico problema grave é o pulo, pois nesses tipos de jogos é o pulo que define a jogabilidade. Esta por demais controlavel no ar, no que eu entendo, para uma boa jogabilidade no pulo, no que diz respeito ao jogo do sonic, seria apenas uma desaceleração e virada quando o sonic estiver no ar. Fiz a algum tempo uma engine, dê uma olhada e de repente isto de alguma forma possa te ajudar
Neste site:
http://gmbr.forumeiros.com/t8391-engine-sonic-com-plataformas-moveis-sem-bugs?highlight=sonic

LEMBRANDO QUE É APENAS UMA ENGINE, longe de ter a pretenção de ser um jogo.

Da Galáxia

Número de Mensagens : 348
Reputação : 1
Prêmios

Mensagem por Jiraya em Ter 22 Mar 2011, 22:54

Oh belo jogo Happy!
é um tanto pesado, e demora um pouco para carregar, sinceramente pela demora para carregar fiquei com receio do jogo estar muito lagado, mas novamente o game maker impressinou com o desempenho de organizaçao de class do applicativo.
a jogabilidade esta ótima, porem a gravidade é um pouco baixa e isso atrapalha um pouco a jogabilidade.
ha, tbm seria legal se você fize-se o jogo dar suporte parajoystick.Happy
a intro do jogo ficou bem programada, porem acho que devia ter algumas falar, onde o dr. Robotinick[acho que é esse o nome x3] diz seus planos malignos e entao rouba os diamantes algo assim, para deixar o jogo mais entretido.
eu reparei que possivelmente você usou a GMLSDK para fazer o movimento, perdoe-me se n usou, foi só uma pergunta...:}
mas caso usou eu ja lhe agradecerei pelo uso utilitário do recurso. Happy
en fim a nota para o jogo é C, pois ainda tem alguns bugs.

Jiraya

Número de Mensagens : 1134
Notas recebidas : A+A
Reputação : 108
Prêmios

https://www.facebook.com/seito.washiro.7

Mensagem por sonic luan em Ter 22 Mar 2011, 23:03

valew Jiraya, não usei esse aplicativo que voçe disse para faser a movimentação fis tudo por codigos do gmk. vou melhorar bem o jogo na verção 2, e vou dar um jeito para ele não ficar tão pessado e colocar tambem mais persongagems, é prometo corrgir todos os bugs na prosima verção.

FLWS

sonic luan

Prêmios

Mensagem por willam em Sex 25 Mar 2011, 19:28

Nossa ! Tá muito legal o jogo ! Mostrei o jogo pra minha mãe... ela tava estudando aí falou que não podia demorar...só...que... ela ficou a tarde toda aqui no pc !! Eu achei o jogo bem legal... Tem alguns erros mas são fáceis de consertar... Caso queira que eu te ajude é só me adicionar no msn :
Código:
willamfm.filho@hotmail.com

willam

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 154
Reputação : -16
Prêmios

Mensagem por sonic luan em Sex 25 Mar 2011, 22:05

willam escreveu:Nossa ! Tá muito legal o jogo ! Mostrei o jogo pra minha mãe... ela tava estudando aí falou que não podia demorar...só...que... ela ficou a tarde toda aqui no pc !! Eu achei o jogo bem legal... Tem alguns erros mas são fáceis de consertar... Caso queira que eu te ajude é só me adicionar no msn :
Código:
willamfm.filho@hotmail.com
valew e wilian e verdade que a sua mãem ficou a tarde toda jogando??
se quiser me ajudar pode partisipar na minha equipe
Código:

http://gmbr.forumeiros.com/t14932-formacao-de-equipe-para-criar-varios-jogos

sonic luan

Prêmios

Mensagem por ManiacoBranco em Sex 25 Mar 2011, 22:21

Bom, o jogo ficou bom demais. Mas existe Bug's fáceis de se arrumar, como o pulo que muitos citaram ai em cima, desejo ver muitas novidades na próxima versão.

ManiacoBranco

Número de Mensagens : 157
Reputação : 8

Mensagem por sonic luan em Sab 26 Mar 2011, 18:40

não se preucupe a proxima verção sera bem melhor. ManiacoBranco como voçe e o testador da minha equipe voçe podera reportar todos os bugs(na proxima verção)

sonic luan

Prêmios

Mensagem por Assassino em Sab 26 Mar 2011, 20:02

sonic luan escreveu:
não conheço esse bug quando eu pulo e aperto para o lado ele acelera normalmente. Question
mas mesmo assim obrigado.

Cara seu jogo ta super irado, sempre adorei sonic desde a época do mega-drive eu jogava muito quando eu tinha 5 aninhos, joguei todos menos o do nintendo wii, dou nota 7 por que ainda tem alguns movimentos para melhorar e tem um probleminha básico o tal bug permanece as vezes =( mas mesmo assim isso não interfere em nada Smile

Última edição por weslleyvieira em Sab 26 Mar 2011, 20:04, editado 1 vez(es)

Assassino

Número de Mensagens : 390
Reputação : 6
Prêmios

http://rockstarfamilies.blogspot.com/

Mensagem por Supersonic933 em Sab 26 Mar 2011, 20:04

O jogo tá muito legal, mas tem alguns bugs que atrapalham o jogabilidade....
Pelamordedeus coloque um Sistema de save game! Se não colocar na prox versão eu te mato... Nem todo mundo consegue zerar um jogo em uma única jogada!
E também se o PC dar super aquecimento na última fase? O JOGADOR VAI ENTRAR EM PÂNICO!

Supersonic933

Ranking : Nota E
Número de Mensagens : 396
Notas recebidas : E
Reputação : 13
Prêmios

http://planetaanalisandogames.blogspot.com/

Mensagem por sonic luan em Sab 26 Mar 2011, 20:09

Supersonic933 escreveu:O jogo tá muito legal, mas tem alguns bugs que atrapalham o jogabilidade....
Pelamordedeus coloque um Sistema de save game! Se não colocar na prox versão eu te mato... Nem todo mundo consegue zerar um jogo em uma única jogada!
E também se o PC dar super aquecimento na última fase? O JOGADOR VAI ENTRAR EM PÂNICO!
tudo bem tudo bem!! vou temtar faser na proxima versão. nos jogos antigos de sonic, como sonic 2 ou 1 não sem save, tem que virar de uma ves só mas eu vou tentar faser.

outra coisa esse jogo não e imposivel de virar, eu ja comsigui virar ele de uma ves so.

Razz mas como ja sabia pegar as esmeraldas virei super sonic e o jogo ficou bem mais fasil.

sonic luan

Prêmios

Mensagem por sonic luan em Seg 28 Mar 2011, 12:32

saim escreveu:Pra fazer um save, você pode usar um arquivo de texto ou .ini. Nele você coloca as seguintes informações:
- última fase que foi liberada
- número de vidas restantes (eu não contaria vidas, mas o jogo não é meu)
- número de esmeraldas conseguidas (e quais delas, se for importante)
- pontuação
- o que mais você julgar interessante gravar (posição do jogador, número de anéis, etc).
Sugiro colocar a opção de gravar entre uma fase e outra, pra evitar que o jogador pare para gravar a cada 2 minutos. Também pra não ter que gravar o último checkpoint liberado.

Depois, você carrega essas informações e o jogo já começa com os dados gravados e na fase gravada.
não entendi voçe não esplicou muito bem, numca use .ini como faso para faser um save, esplique melhor.

sonic luan

Prêmios

Mensagem por Supersonic933 em Seg 28 Mar 2011, 13:02

sonic luan escreveu:
não entendi voçe não esplicou muito bem, numca use .ini como faso para faser um save, esplique melhor.

Bem, seu fazer um sistema de save bem simples pra vc.

Mas ele tens duas desvantagens:

• Ele salva a room por completo num arquivo sav, fazendo que seu save vai pra mais de 200 KB em fases grandes.
  • Demora o jogo carregar o sav (e criar)

Então escolha sua opção.

Supersonic933

Prêmios

Mensagem por saim em Seg 28 Mar 2011, 14:43

sonic luan escreveu:
A explicação do manual é razoável, você sabe inglês?
Basicamente, você cria um arquivo de texto (com extensão .ini) e armazena, nele, as variáveis que valem a pena serem armazenadas. Quais são elas, depende de você. Sugeri algumas, mas fica a seu critério.
O game maker tem uma engine própria, só que, como ela não é customizada, ela armazena TODAS as variáveis. Se o jogador está no meio de um pulo e grava, usando a engine do game maker, ele voltará na exata situação em que estava antes. Uma engine customizada, ele pode não voltar exatamente como estava, mas voltará na mesma fase, com os mesmos pontos, no mesmo savepoint e tendo liberado as mesmas esmeraldas. O arquivo gerado será MUITO menor.

Arquivos .ini são divididos em seções e pares de valores. É nesses pares de valores que você vai armazenar as variáveis e é nas seções que você vai diferenciar um jogo de outro (pra engine poder guardar jogos de jogadores diferentes).

Pra dar nome às seções, use algum critério próprio. Você pode, por exemplo, usar:
Código:
sect=get_string("Qual o seu nome?","") //get_string mostra uma mensagem pedindo uma string.
Esse é um método sofrível, porque o jogador tem que digitar um nome pra cada vez que for gravar (e, se não quiser gravar por cima, tem que digitar um nome diferente pra cada vez) e, depois, lembrar do nome que digitou (por isso a pergunta tão óbvia).
Outra forma é usar um nome qualquer e manter esse nome pro resto da vida, fazendo com que, naquela máquina, só um jogo venha a ser salvo e seja impossível começar do zero a não ser apagando esse arquivo (possível de ser feito a partir do jogo), como muitos jogos em flash fazem.
Outro método seria criar uma engine que mostrasse todos os jogos já salvos, talvez até com um print da tela (que precisaria de uma engine à parte pra ser gerado), uma sugestão de nome pro jogador e espaço pra ele alterar essa sugestão. Enfim, muitas possibilidades, voltemos aos arquivos .ini, que já está quase no fim.

Daí, pra gravar as variáveis, basta escrevê-las suando um ini_write_real ou ini_write_string pra cada variável que julgar necessária. Por exemplo:
Código:
ini_write_real(sect, "fase", room_index);
ini_write_real(sect,"pontos", score);
ini_write_real(sect, "esmeraldas_pegas", numero_de_esmeraldas_pegas);
//e por aí vai

Mais simples do que você pensava, não é?

Pra carregar um jogo salvo, existem as ini_read_real e ini_read_string. Lembre-se de abrir o arquivo com ini_open e fechar com ini_close. Não me lembro de como GRAVAR o arquivo antes dele existir. Sei que uma dessas funções cria ele, caso ele não exista. Acho que é a ini_open.

saim

Prêmios

Mensagem por Supersonic933 em Seg 28 Mar 2011, 15:24

saim escreveu:
sonic luan escreveu:
A explicação do manual é razoável, você sabe inglês?
Basicamente, você cria um arquivo de texto (com extensão .ini) e armazena, nele, as variáveis que valem a pena serem armazenadas. Quais são elas, depende de você. Sugeri algumas, mas fica a seu critério.
O game maker tem uma engine própria, só que, como ela não é customizada, ela armazena TODAS as variáveis. Se o jogador está no meio de um pulo e grava, usando a engine do game maker, ele voltará na exata situação em que estava antes. Uma engine customizada, ele pode não voltar exatamente como estava, mas voltará na mesma fase, com os mesmos pontos, no mesmo savepoint e tendo liberado as mesmas esmeraldas. O arquivo gerado será MUITO menor.

Arquivos .ini são divididos em seções e pares de valores. É nesses pares de valores que você vai armazenar as variáveis e é nas seções que você vai diferenciar um jogo de outro (pra engine poder guardar jogos de jogadores diferentes).

Pra dar nome às seções, use algum critério próprio. Você pode, por exemplo, usar:
Código:
sect=get_string("Qual o seu nome?","") //get_string mostra uma mensagem pedindo uma string.
Esse é um método sofrível, porque o jogador tem que digitar um nome pra cada vez que for gravar (e, se não quiser gravar por cima, tem que digitar um nome diferente pra cada vez) e, depois, lembrar do nome que digitou (por isso a pergunta tão óbvia).
Outra forma é usar um nome qualquer e manter esse nome pro resto da vida, fazendo com que, naquela máquina, só um jogo venha a ser salvo e seja impossível começar do zero a não ser apagando esse arquivo (possível de ser feito a partir do jogo), como muitos jogos em flash fazem.
Outro método seria criar uma engine que mostrasse todos os jogos já salvos, talvez até com um print da tela (que precisaria de uma engine à parte pra ser gerado), uma sugestão de nome pro jogador e espaço pra ele alterar essa sugestão. Enfim, muitas possibilidades, voltemos aos arquivos .ini, que já está quase no fim.

Daí, pra gravar as variáveis, basta escrevê-las suando um ini_write_real ou ini_write_string pra cada variável que julgar necessária. Por exemplo:
Código:
ini_write_real(sect, "fase", room_index);
ini_write_real(sect,"pontos", score);
ini_write_real(sect, "esmeraldas_pegas", numero_de_esmeraldas_pegas);
//e por aí vai

Mais simples do que você pensava, não é?

Pra carregar um jogo salvo, existem as ini_read_real e ini_read_string. Lembre-se de abrir o arquivo com ini_open e fechar com ini_close. Não me lembro de como GRAVAR o arquivo antes dele existir. Sei que uma dessas funções cria ele, caso ele não exista. Acho que é a ini_open.

Tá meio incompleto. Achei o code na Yoyo Games:

saveobject (salvar ini)

Código:

ini_open("Saved Game"+argument0+".ini"
);
ini_write_real(sect, "Fase", room_index);
ini_write_real(sect,"Pontos", score);
ini_write_real(sect, "Esmeraldas Pegas", numero_de_esmeraldas_pegas);
ini_close()

stringtoobject (retornar player para a fase)

Código:

if(argument0 == "player")
{
    return player;
}

loadlevel (carregar ini)

Código:

if (!file_exists("Saved Game"+argument0+"
.ini")) return -1;

);

for(column=0;column<room_height;column+=1)
{
    for(width=0;width<room_width;width+=1)
    {
        if(ini_section_exists("X:"+string(width)+"
 Y:"+string(column)+""))
        {
            instance_create(width,column,stringtoobject(ini_read_string("
X:"+string(width)+" Y:"+string(cloumn)+"","object"
,"")));
        }
    }
}

ini_close()

Depois basta criar 2 objects:

savegame = Coloque Create e o execute script com "saveobject".
loadgame = Coloque Create e os outrso dois scripts.

Vou testar agora se funciona.

EDIT: Não sei o que tá acontecendo:

Código:

ERROR in
action number 1
of Create Event
for object savegame:

In script saveobject:
Error in code at line 1:
                        ^
at position 23: Wrong type of arguments to +.

Supersonic933

Prêmios

Mensagem por saim em Seg 28 Mar 2011, 16:01

Tente entender o script antes de usá-lo. Nesse caso, você precisa usar um argument0 que seja texto (string).
Edit: Pelo visto, os scripts pre-supõem que, em algum momento, o jogador entre com seu nome (uma string) e ele seja armazenado na variável player.
Edit 2: o "load" é de um jogo completamente diferente daquele que será salvo. Assim que tiver um tempo, vou tentar arrumar esses scripts.
Edit 3: mudando de assunto... o script stringtoobject me parece bem útil. Se importa em enviá-lo pra mim (por MP, já que foge completamente do assunto desse tópico)?

saim

Prêmios

Mensagem por Assassino em Seg 28 Mar 2011, 18:17

sonic luan escreveu:
tudo bem tudo bem!! vou temtar faser na proxima versão. nos jogos antigos de sonic, como sonic 2 ou 1 não sem save, tem que virar de uma ves só mas eu vou tentar faser.

POR FAVOR não faça sistema de save, já divulguei seu jogo para alguns dos colegas meus, uns gostaram outros falaram que é só um remake, o que deixa o jogo do sonic + legal e chato é que não dá pra salvar, não é que estrague o jogo, é por que fica mais difícil e irado entende ? (sugestão: por que não fazer um sistema de dificuldades, na easy vc bota o save game, na normal sem save, hard deixa + difícil ?)

Assassino

Número de Mensagens : 390
Reputação : 6
Prêmios

http://rockstarfamilies.blogspot.com/

Mensagem por Supersonic933 em Seg 28 Mar 2011, 18:31

[quote="weslleyvieira"]
sonic luan escreveu:
POR FAVOR não faça sistema de save, já divulguei seu jogo para alguns dos colegas meus, uns gostaram outros falaram que é só um remake, o que deixa o jogo do sonic + legal e chato é que não dá pra salvar, não é que estrague o jogo, é por que fica mais difícil e irado entende ? (sugestão: por que não fazer um sistema de dificuldades, na easy vc bota o save game, na normal sem save, hard deixa + difícil ?)

Sugiro que o player escolha se irá salvar ou não. Esse negócio de dificuldade NÃO é simples de fazer.

Supersonic933

Prêmios

Mensagem por sonic luan em Seg 28 Mar 2011, 18:58

legal gente vou tentar faser um save, mas não vai ser no Sonic World, va ser em outro jogo que estou fasendo.

sonic luan

Prêmios

Mensagem por Supersonic933 em Seg 28 Mar 2011, 19:00

sonic luan escreveu:legal gente vou tentar faser um save, mas não vai ser no Sonic World, va ser em outro jogo que estou fasendo.

BUAAAA!

Editado por Alex FC: Usuário alertado por flood. Mais atenção ao postar.

Supersonic933

Prêmios