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[RESOLVIDO] Problema com variável negativa e sistema de compras

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Mensagem por Fernando Monteiro Seg 04 Abr 2011, 12:32

Olá,
Meu nome é Fernando e eu sou novo por aqui. Sempre acompanhei as dicas daqui, mas ainda não participava. Hoje me registrei no fórum pois me surgiu esta dúvida...

Estou criando um jogo de administração de uma loja de instrumentos musicais. O jogador tem que comprar os instrumentos para vendê-los depois ao longo do dia.
Para cada instrumento, existe uma variável global indicando o estoque na loja daquele produto. Por enquanto só é possível comprar um produto de cada tipo para vender (não é possível ter dois violões, por exemplo). Para vender os produtos, o jogador clica em um botão escrito "Novo Dia" e aí eu criei um objeto para colocar as variáveis que indicam as vendas aleatórias para os clientes (fictícios) da loja. Não lembro exatamente como era o código, mas era algo assim:
global.venda = choose (0,1,2,3,4,5) //pois são 5 instrumentos diferentes até agora
if global.venda = 1
{ global.violao-=1 }

if global.venda = 2
{ global.bateria-=1 }

//e assim sucessivamente para cada instrumento...

Bom, o problema é que com esse código, o estoque de cada produto pode se tornar um número negativo! Não dá para ter -2 violões, né?

Por isso, queria saber como consertar isso... Não sou muito bom em programação e códigos ainda, por isso preciso da ajuda de vocês. ;)

Agradeço desde já.

Abs
Fernando Monteiro


Última edição por Fernando Monteiro em Seg 04 Abr 2011, 22:27, editado 1 vez(es)
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Mensagem por JV Justino Seg 04 Abr 2011, 12:42

Seja bem vindo à GMBR!

Pelo que eu entendi, continua vendendo os intrumentos, mesmo que eles não existam. Isso acontece por que você não está checando se há um instrumento.
Tente assim:
Código:
global.venda = choose (0,1,2,3,4,5) //pois são 5 instrumentos diferentes até agora
if global.venda = 1 && global.violao>0
{ global.violao-=1 }

if global.venda = 2 && global.bateria>0
{ global.bateria-=1 }
Assim, só irá vender o instrumento se o número dele for maior que zero.
Para fazer o mesmo com outros instrumentos, é só colocar no fim da linha onde está o if e colocar global.instrumento>0

Qualquer dúvida é só perguntar.
Espero ter ajudado!
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Mensagem por Da Galáxia Seg 04 Abr 2011, 13:21

Para as variaveis não ficarem negativas, vc pode condiciona-las ex.

if global.bateria < 0
global.bateria = 0;
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Mensagem por Fernando Monteiro Seg 04 Abr 2011, 20:48

joao vitor jv escreveu:Seja bem vindo à GMBR!

Pelo que eu entendi, continua vendendo os intrumentos, mesmo que eles não existam. Isso acontece por que você não está checando se há um instrumento.
Tente assim:
[CÓDIGO]
Assim, só irá vender o instrumento se o número dele for maior que zero.
Para fazer o mesmo com outros instrumentos, é só colocar no fim da linha onde está o if e colocar global.instrumento>0

Qualquer dúvida é só perguntar.
Espero ter ajudado!

Funcionou! Muito obrigado pela ajuda João Vitor e Da Galáxia =)

Estou aprendendo muito com esse fórum, por isso parabéns à todos vocês, membros e moderadores que ajudam tanto assim! ;)

Abs,
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Mensagem por sonic luan Seg 04 Abr 2011, 20:49

legal que resolveu sua duvida agora edite o topico e coloque RESOLVIDO
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