Conectar-se
Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Como guardar status de num obj

em Seg 14 Mar 2011, 19:22
olha oq eu qero:

Um certo player tem essas tres criaturas para usar:
obj_zard(monstro Zard)
obj_hound(monstro Hound)
obj_zard(monstro Zard)

Note que a 1º criatura é igual a terceira e tipo assim eu preciso de uma forma de armazenar as variaveis de cada um mas separado entende? assim:

Tipo o zard 1 levou 55 de dano e ele tem 100 de vida sendo assim so lhe restou 45 certo?
mas ai eu retorno o zard 1 e uso o zard 2 ( qero q esse seja do msm mas as criaturas sao diferentes elas tem seu lvl ai o zard 1 tem lvl 2 e o zard 2 tem lvl 1, mas qndo eu crialos eles vao nascer com 1 de lvl ai é chato e qndo eu soltar novamente o zard 1 ele terá q estar com 45 de vida e n 100 entao me ajuda a resolver este problema sem a solução deste problema n posso continuar meu jogo =/ tah ai.
Eu ja sei como usa arrays mas tipo n sei guarda-las para um bixo tipo zard.1 e n o 2 entendem?
ajuda ai pessoal . VLW
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Número de Mensagens : 619
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 20

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como guardar status de num obj

em Seg 14 Mar 2011, 19:49
Para fazer isso use Arrays bi-dimensionais.
No Create coloque:
Código:
Criatura[0,0]=0; //0 é o ID do Zard
Criatura[0,1]=100; //HP maximo do Zard
Criatura[0,2]=100; //HP inicial do Zard

Criatura[1,0]=1; //1 é o ID de Hound
Criatura[1,1]=100; //HP maximo
Criatura[1,2]=100; //HP inicial

Criatura[2,0]=2; //2 é o ID do segundo Zard
Criatura[2,1]=100; //HP maximo
Criatura[2,2]=100; //HP inicial

global.CriaturaPresente=Criatura[0,0] //Inicia com o primeiro Zard. Essa variável registra a criatura sendo usada.

Depois, nos eventos que irão tirar o HP da criatura coloque:
Código:
Criatura[global.CriaturaPresente,2]-=dano //depois defina o valor do
Assim irá tirar o HP da criatura presente na batalha.

Agora quando você for trocar o personagem, coloque no devido evento:
Código:
global.CriaturaPresente=Criatura[0,0]; //Se deseja usar o Zard
global.CriaturaPresente=Criatura[1,0]; //Se deseja usar o Hound
global.CriaturaPresente=Criatura[2,0]; //Se deseja usar o segundo Zard

E também, caso queira desenhar na room os valores, é só colocar no Draw:
Código:
draw_text(x,y,"HP: "+string(Criatura[global.CriaturaPresente,2])+"/"+string(Criatura[CriaturaPresente,1]);
Isso desenharia:
HP: HP/HP Maximo
Por exemplo, se o HP fosse 45 e o HP máximo é 100, então ficaria:
HP: 45/100

Qualquer dúvida, é só perguntar!
flw
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como guardar status de num obj

em Seg 14 Mar 2011, 20:32
Tah mas tipo qndo eu solto o bixo eu uso instance_create(x,y,obj_monstro)
como eu uso pra chamar o monstro zard1 ou o zard2 ?
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Número de Mensagens : 619
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 20

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como guardar status de num obj

em Ter 15 Mar 2011, 12:58
Faça assim:
Quando for escolher a criatura você coloca:
Código:
instance_create(x,y,obj_zard); //se for usar o Zard
instance_create(x,y,obj_hound); //se for usar o Hound
instance_create(x,y,obj_zard2); //se for usar o Zard2

E no Create do Zard:
Código:
global.CriaturaPresente=0;
Agora o Zard é a criatura escolhida.

No Create do Hound:
Código:
global.CriaturaPresente=1;
E no Create do segundo Zard:
Código:
global.CriaturaPresente=2;

Espero ter ajudado!
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como guardar status de num obj

em Ter 15 Mar 2011, 22:12
Oi .
Cara mas tipo, eu teria que fazer 2 obj's zards ia ficar mto extenso
eu sei que existe mas n sei como uma forma de diferenciar dois objtos iguais,
tipo e se ai tivesse um terceiro zard?
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Número de Mensagens : 619
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 20

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como guardar status de num obj

em Ter 15 Mar 2011, 22:19
Faça assim:
Quando for criar o Zard, coloque:
Código:
Zard=instance_create(x,y,obj_zard)
Depois, se quiser que o Zard seja o número 1 coloque:
Código:
Zard.ID=1
Se for criar o Zard número 2 coloque:
Código:
Zard.ID=2
ID será uma variável que irá registrar se o Zard é o 1 ou o 2.

Depois, no create do obj_zard, ponha isso:
Código:
ID=0; //somente define a variável
if(ID=1) then global.CriaturaPresente=0; //Zard1
else if(ID=2) then global.CriaturaPresente=2; //Zard2
Assim, se ID for 1 o Zard será o número 1, e se for 2 o Zard será o número 2.

Espero ter ajudado!
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como guardar status de num obj

em Qua 16 Mar 2011, 15:00
hm.. ainda n entendo sei q sou meio burrinho.
Da pra fazer uma engine pra eu entender melhor como funciona??
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Número de Mensagens : 619
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 20

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como guardar status de num obj

em Qua 16 Mar 2011, 17:54
Como você pediu, aqui está a Engine:
Código:
http://www.4shared.com/file/s4IRO2gI/Example_Engine.html

Espero ter ajudado!
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum