movimento e ataque do boss[duvida]

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movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Seg 14 Mar 2011, 19:01

como fazer o boss se movimentar na tela inteira,e dependendo do lado q ele estiver ele atira para este lado????


obrigado

biscoito

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Lauro em Seg 14 Mar 2011, 19:04

tenta if position>-10{}...
sou um pouco novato em gml mas acho que é isso

Lauro

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Zero. em Seg 14 Mar 2011, 19:13

vc cria uma variavel. dir=true (para direita e false para a esquerda)
então faz assim:
if sprite_index=spr_boss_direita (boss para a direita)
{ação que faz atirar}
if sprite_index=spr_boss_esquerda (boss para a esquerda)
{ação que faz atirar}

é isso ai tenta e avisa se funciona pq to sem tempo agr pra testar isso as tenho quase certeza que funciona.

Zero.

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Seg 14 Mar 2011, 20:12

belezaa,como faço pra ele se movimentar pela tela inteiraa?

biscoito

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Zero. em Seg 14 Mar 2011, 20:27

Depende de como você queira se você quer de um modo aleatorio ou um modo com relação ha aonde o persongem esteja, seja mais especifico em como vc qer o movimento.

Zero.

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Lauro em Seg 14 Mar 2011, 20:28

tenta um path, ou uma random.

Lauro

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Mr. Kaleb em Seg 14 Mar 2011, 20:34

Coloca assim:
Código:
if x<obj_player.x
{hspeed+=5}
else
{hspeed-=5}
Uma simples IA

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por sonic luan em Seg 14 Mar 2011, 21:03

fis uma engine que pode te ajudar

http://www.4shared.com/file/cpaB0QeL/engine_boss.html


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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Ter 15 Mar 2011, 11:55

entao galera...o boss é uma abelha...queria fazer tipo akeles bosses do super nintendo vai pra um lado solta 1 poder ai vai pra baixo solta outro vai pra diagonal e solta outro...
alguem sabe fazer?

biscoito

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por saim em Ter 15 Mar 2011, 12:16

Máquina de estados finitos. Nada melhor para bosses.
Mas você realmente precisa definir exatamente o que quer que ele faça.

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Ter 15 Mar 2011, 12:42

Fiz um desenho basico aki no paint pra vcs saberem exatamente oq eu quero q o boss faça da uma olhada ae


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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Godsil4 em Ter 15 Mar 2011, 14:50

faz tudo em paths

se for um sequencia de movimentos
repetitivos se faz no Creat:

path_start(path0,speed,0,1)

nesse path0 se faz todos os movimentos
da abelha e então no Step se coloca:

if vspeed = 0 {if hspeed > 0 {ataque 1}} //direita
if vspeed = 0 {if hspeed < 0 {ataque 2}} //esquerda
if vspeed < 0 {if hspeed > 0 {ataque 3}} //direita + cima
if vspeed > 0 {if hspeed > 0 {ataque 4}} //direita + baixo
if vspeed < 0 {if hspeed = 0 {ataque 5}} //cima
if vspeed > 0 {if hspeed = 0 {ataque 6}} //baixo
if vspeed < 0 {if hspeed < 0 {ataque 7}} //esquerda + cima
if vspeed > 0 {if hspeed < 0 {ataque 8}} //esquerda + baixo

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Ter 15 Mar 2011, 15:04

pode ate funcionar...mais tenho duvidas ainda...
como fazer ele parar e atacar no meio da path?

biscoito

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Zero. em Ter 15 Mar 2011, 18:42

vc faz assim use alarms e o movimento fixo aquele das setas vermelhas va fazendo ele mudar pelo alarm[0],alarm[1],etc...
e no proprio alarm vc coloka o poder que ele vai soltar.

Zero.

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Ter 15 Mar 2011, 18:54

hmm,eu sempre tento mexer com alarm... nunk consigo...poderia me mandar o codigo do 1 movimento?

biscoito

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Zero. em Ter 15 Mar 2011, 22:10

tipo assim no create vc coloka alarm[1]=50
ai no envento alarm[1] vc coloka na aba move1 ai tem aquelas setas vermelhas ai vc escolhe o lado e a velocidade e no msm alarm coloke este codigo alarm[1]=50 (ou outro numero que vc queira q ele demore para virar de direção) ai no alarm[1] vc põe as sm coisas so que o codigo alarm[2]=50
e daí em diante.

Obs: 50 é a velocidade ( a demora) para ele mudar de direção (a demora para ele ativar outro alarme )

Zero.

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Qua 16 Mar 2011, 10:56

consegui aqui cara,mass daa muito trabalho...
tem como eu fazer ele atirar no intervalo desses alarmes?qdo ele esta parado?

se alguem souber um modo mais facil por favor fale...

obrigado

biscoito

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Zero. em Qua 16 Mar 2011, 15:01

é so criar um alarm entre eles que a seta dele Seja a quadrada na velocidade 0 entendeu?

Zero.

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Qua 16 Mar 2011, 18:36

como eu faço pra ele atirar qdo estiver parado?

biscoito

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Mr. Kaleb em Qua 16 Mar 2011, 18:43

Coloca assim:
Código:
if speed=0
{
//código de tiro
}

Mr. Kaleb

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Qui 17 Mar 2011, 13:58

nao consigo fazer ainda pessoal...
eu quero que o boss ande pela tela toda...
por exemplo ele começa no canto,atira e vai pro outro canto,atira novamente,e vai pra outro lugar...nao consigo fazer isso.

biscoito

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Carlos L. em Qui 17 Mar 2011, 16:07

Opa amigo beleza; vou lhe mostrar um mini exemplo com valores genéricos ai é só você seguir a lógica e fazer o resto.
Então vamos lá.
Segundo a imagem que você aqui no tuto, você quer que o "Poderoso Chefão" Boss ande pela room e atire quando estiver em certos pontos (Estilo a abelha de donkey kong country), seguindo isso colocamos o seguinte código no Boss.
Create

// Velocidade inicial do Boss.
hspeed = 5;

E agora no Step dele colocamos.

if (BOSS.x = 80 and BOSS.y = 336) then
{
instance_create(x,y,ATK_BOSS);
move_towards_point(544, 336, 5);
}
if (BOSS.x = 544 and BOSS.y = 336) then
{
instance_create(x,y,ATK_BOSS);
move_towards_point(0,0,5)
}

Agora o que foi que eu fiz.
Eu dei uma velocidade inicial para o chefão posicionei ele na room em y = 336 e x < 80, então disse que quando começasse ele teria uma velocidade igual a 5, depois disse que quando ele chegasse a determinada posição ele soltaria seu poder e iria se mover para a próxima posição, e a partir dai fui declarando novas posições e ele foi executando.

Pronto tá feito a IA ou AI do seu chefe beleza.
Fui. :C:

Carlos L.

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Qui 17 Mar 2011, 19:01

Manoo,funfo akee naooo...a minha abelhinha anda pra >>>> ate o infinito...
tentei coloca-la nas cordenadas x,y q vc colocou no codigo,ela atira e continua pra laa >>>> ate o infinito...
Shocked

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Carlos L. em Qui 17 Mar 2011, 20:16

Opa amigo esse código ai acima eu tinha feito aqui e ele tinha funfado aqui lol!, mas mesmo assim fiz uma engine simples tá ai.
É só você fazer os cálculos das posições e ir adicionando as funções. flw
Código:
http://www.4shared.com/file/kqD_pP6l/BOSS_MOV.html

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Sex 18 Mar 2011, 12:39

funcionou aqui cara,mass ele ta ino retoo>>> aii ele vira e atira.
nao como como fazer ele irr reto,parar um pouco,atirar,e ir pra baixo??pq na engine q vc me mandou ele nao para....
obrigadoo

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Carlos L. em Sex 18 Mar 2011, 13:51

Opa amigo se eu entendi bem você quer que ele chegue em um ponto, pare, ATK e depois volte a andar.
Se for isso você vai ter que usar alarms, e uma variável para ele parado ai quando ele chegar no ponto ele vai parar, atacar, resetar o alarm, e voltar a andar e assim por diante.
flw

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Sex 18 Mar 2011, 14:41

simm,isso mesmo,mas se eu fazer isso com alarms,nao ira afetar no alarm do tiro????
nao tem um modo meio de fazer isso mais facilmente????

biscoito

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Carlos L. em Sex 18 Mar 2011, 15:06

simm,isso mesmo,mas se eu fazer isso com alarms,nao ira afetar no alarm do tiro????
nao tem um modo meio de fazer isso mais facilmente????
São alarms independentes então creio que um não deva interferir no outro.
E o único que conheço é esse.
flw

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Dom 20 Mar 2011, 15:09

Naoo consigo fazeerrrrr ,alguem pode me explicar como fazer pra um obj
ir pra direita parar por 2 segundos atirar voltar a andar e ir pra qualquer outra direçao,parar por 2 segundo atirar e ir pra outra direçao... e assim por diantee?????
por favorrr

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Mr. Kaleb em Dom 20 Mar 2011, 15:40

Aff credo, é muito fácil, tá aí uma engine que fiz:
http://sharesend.com/download/ek93q

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Seg 21 Mar 2011, 17:43

ae cara isso mesmo q eu queriaaa vlewww!!!!
e tipo como eu faço pra ele nao sair da room???

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Mr. Kaleb em Seg 21 Mar 2011, 18:11

Coloca no step:
Código:
if x>=632
{direction=-direction}
if x<=16
{direction=-direction}
if y>=462
{direction=-direction}
if y<=16
{direction=-direction}

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por biscoito em Seg 21 Mar 2011, 18:20

viixii nao funcionou... Shocked

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

Mensagem por Mr. Kaleb em Seg 21 Mar 2011, 18:26

Então cria um objeto com uma sprite de 16x16, inivisivel e não sólida.
Coloca no step do chefão:
Código:
if place_meeting(x,y,obj_bloco)
{
direction=-direction
}

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Re: movimento e ataque do boss[duvida]

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