Conectar-se
Quem está conectado
40 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 38 Visitantes

gart30, Willy

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1295
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

[RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão

em Seg 14 Mar 2011, 14:16
Olá,
so quero saber como checar uma collisão em GML para ativar algo.

tipo if check_collision(obj_tal1)in(obj_tal2)
{ação}


Última edição por kiklin123 em Seg 14 Mar 2011, 15:49, editado 1 vez(es)
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Número de Mensagens : 619
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão

em Seg 14 Mar 2011, 14:18
Coloque no Step do objeto1:
Código:
if place_meeting(x,y,objeto2)
{
    //Ações aqui
}

Espero ter ajudado!
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1295
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão

em Seg 14 Mar 2011, 14:29
Cara tipo assim existe um objeto 3 ex:
No draw do obj_3
Code:
if check_collision(obj_1)in(obj_2)
{ação}

È isso ai que eu qero tah vlw ai msm assim.!
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Número de Mensagens : 619
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão

em Seg 14 Mar 2011, 14:32
Então é só fazer assim:
No Draw do objeto 3 coloque:
Código:
with(objeto1)
{
    if place_meeting(x,y,objeto2)
    {
        //Ações
    }
}
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Número de Mensagens : 1834
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://willy-gmbr.blogspot.com/

Re: [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão

em Seg 14 Mar 2011, 14:40
Usar place_meeting com valor "x" e"y", so vai checar se o objeto esta dentro do outro objeto.

Para checar se for um chao, por exemplo, se usa place_meeting(x,y+1,obj)
Se for uma parede, então se usa place_meeting(x+1,y,obj)

Fora esse comando,você talvez queira usar o instance_place, que é praticamente a mesma coisa...

Quanto a mensagem acima, acredito que usar o código para checar colisão no Draw não vai funcinar.... Coloque no Step.

Espero ter ajudado.
blz
avatar
Data de inscrição : 26/02/2011
Número de Mensagens : 107
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão

em Seg 14 Mar 2011, 14:52
Somente um comentário: O draw tem a mesma função do step mais a capacidade de interpretar os códigos da família draw. Eu mesmo passo todos os códigos do step de um objeto para o draw quando necessito usar o mesmo para qualquer coisa. Acho que torna-se mais prático.

Ao menos que aja uma contra-indicação, mas o draw interpreta todos as funções como o step.
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Número de Mensagens : 1834
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://willy-gmbr.blogspot.com/

Re: [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão

em Seg 14 Mar 2011, 14:56
@Math Maker escreveu:Somente um comentário: O draw tem a mesma função do step mais a capacidade de interpretar os códigos da família draw. Eu mesmo passo todos os códigos do step de um objeto para o draw quando necessito usar o mesmo para qualquer coisa. Acho que torna-se mais prático.

Ao menos que aja uma contra-indicação, mas o draw interpreta todos as funções como o step.
Sim, realmente funciona como step (por isso a HUD é atualizada sempre). Porém, se não me engano o Draw pede muito mais memoria do que o Step.
De qualquer forma, use onde for mais pratico.
blz
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Número de Mensagens : 619
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão

em Seg 14 Mar 2011, 15:03
@Math Maker escreveu:Somente um comentário: O draw tem a mesma função do step mais a capacidade de interpretar os códigos da família draw. Eu mesmo passo todos os códigos do step de um objeto para o draw quando necessito usar o mesmo para qualquer coisa. Acho que torna-se mais prático.

Ao menos que aja uma contra-indicação, mas o draw interpreta todos as funções como o step.
Pelo que eu saiba, no Draw pode-se qualquer função. Agora no Step não se pode usar funções de draw.
E também, o Draw interpreta qualquer tipo de condição(if,switch,else,while) normalmente, e com o with não é diferente.

Por favor, me corrijam se eu estiver errado.
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Número de Mensagens : 1834
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://willy-gmbr.blogspot.com/

Re: [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão

em Seg 14 Mar 2011, 15:06
Esta certo, mas é como eu falei acima, ele pede mais memoria...
É só pensar um pouco...
"Porque Criar o Step se o Draw faz tudo e um pouco mais?"
Não faria muito sentido, não acham?
blz
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1295
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão

em Seg 14 Mar 2011, 15:48
VLew ai deu certo!
Resolvido. mas era simples =D
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum