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Como criar um sistema de escolha de nave?

3 participantes

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Como criar um sistema de escolha de nave? Empty Como criar um sistema de escolha de nave?

Mensagem por DooMan Qui 10 Mar 2011, 18:41

oi amigos mais uma vez, eu queria saber como faço para criar um sistema que depois do menu voce escolhe que nave voce quer jogar, eu como eu coloco o objeto da nave no jogo... eu to desesperado aqui. jah to no final do jogo e so falta os inimigos, o tiro e isso nervoso
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Como criar um sistema de escolha de nave? Empty Re: Como criar um sistema de escolha de nave?

Mensagem por Dancity Qui 10 Mar 2011, 19:06

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Como criar um sistema de escolha de nave? Empty Re: Como criar um sistema de escolha de nave?

Mensagem por DooMan Qui 10 Mar 2011, 19:23

deu certo naun... são 4 naves, e não duas, aii num deu pra fazer uma gambiarra akiee anh!
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Mensagem por Dancity Qui 10 Mar 2011, 19:37

Tem certeza? O CyraxX Disse que na engine dele tem explicando como adicionar mais

Bem, é bem simples, é uma engine para escolher o player para se jogar, eu coloquei as opções mais só os dois primeiros funcionam!(só tem duas opções)

Se quiser colocar mais olha lá na engine que explica tudinho! =D
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Mensagem por Shadow10 Qui 10 Mar 2011, 19:56

Ta, vamos lá!

cria as naves e no create de cada uma coloca variaveis globais, mas o controlador delas será o último objeto que eu vou citar aqui ta? Então vamos as naves primeiro.
Exemplo:
Na nave 1 coloca
Código:
global.nave = 1;

na nave 2 coloca
Código:
global.nave = 2;

Na nave 3 coloca
Código:
global.nave = 3;

E evidente na 4 coloca
Código:
global.nave = 4;

Agora adiciona uma tela de seleção de naves e nela posicione as 4 naves
do jeito que você quizer.
Feito isso você vai criar um novo objeto que servirá de indicador. Ele é quem vai se locomover sobre as naves.
Adicona um evento pra ele de room start e lá cole isso
Código:
global.nave = 1;

No step dele coloca
Código:
//direções
//direita
if keyboard_check_pressed(vk_right){
global.nave +=1;
}
//esquerda
if keyboard_check_pressed(vk_left){
global.nave -=1;
}
//limitações
//direita
if keyboard_check_pressed(vk_right) and global.nave  >= 5{
global.nave = 1;
}
//esquerda
if keyboard_check_pressed(vk_left) and global.nave  <= 0{
global.nave = 4;
//locais exatos das naves na tela
//posições dos eixos X e Y sobre a seleção das naves
if global.nave = 1{
x = object_nave1.x;
y = object_nave1.y;
}
if global.nave = 2{
x = object_nave2.x;
y = object_nave2.y;
}
if global.nave = 3{
x = object_nave3.x;
y = object_nave3.y;
}
if global.nave = 4{
x = object_nave3.x;
y = object_nave3.y;
}
//evento de escolha das naves
if global.nave = 1 and keyboard_check_pressed(vk_enter){
room_goto_next();
global.nave = 1;
}
if global.nave = 2 and keyboard_check_pressed(vk_enter){
room_goto_next();
global.nave = 2;
}
if global.nave = 3 and keyboard_check_pressed(vk_enter){
room_goto_next();
global.nave = 3;
}
if global.nave = 4 and keyboard_check_pressed(vk_enter){
room_goto_next();
global.nave = 4;
}
}

Agora cria um objeto que vai receber o resultado da variavel global e ser o controlador das naves.
No step dele coloca
Código:
if global.nave = 1{
sprite_index = spr_nave_1;
}
if global.nave = 2{
sprite_index = spr_nave_2;
}
if global.nave = 3{
sprite_index = spr_nave_3;
}
if global.nave = 4{
sprite_index = spr_nave_4;
}

Se der errado é porque você esqueceu algum detalhe no script talvez, por que eu criei isso bem cuidadosamente e deu certo.
Deixa créditos pra mim quando o jogo terminar ta? rsrsrs
E eu quero jogar também!
Valeu?


Última edição por Shadow10 em Qua 25 maio 2011, 20:54, editado 5 vez(es)
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Como criar um sistema de escolha de nave? Empty Re: Como criar um sistema de escolha de nave?

Mensagem por DooMan Sex 11 Mar 2011, 10:34

deu certo maanoooo! vou colocar seu nome nos creditos!!
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