Conectar-se
Quem está conectado
24 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 24 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B - C - C - A - A - B - B - A - C - C - A
Data de inscrição : 15/11/2010
Número de Mensagens : 333
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://jozgm.webnode.com.br/

Como fazer um salve game diferente?

em Qui 10 Mar 2011, 12:36
Eu queria saber se tem como fazer um "salve game" diferente do básico do GM que ao invés de salvar tudo (posições dos objetos, room atual, etc) salve apenas as variáveis que eu escolher para eu podessaõ ser carregadas depois.
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer um salve game diferente?

em Qui 10 Mar 2011, 12:57
Salve game? Damn it man, save game, ou jogo salvo. Enfim, para se fazer um save game diferente, é você mesmo quem faz, você que escreve o modo, você que faz a leitura do modo. Pode tentar fazer com Inis, embora seja menos vantajoso pois qualquer um pode alterar algo. O método mais seguro, porém não indestrutível, é o método binário. Ultimamente fiz uns testes com esse método, e obti maravilhosos resultados. O sistema de leitura binária está bom, só falta fazer o interpretador de valores.

Seguinte, você escreve dessa forma:
Código:
variavel_tal=valor tal
variavel_fulana=valor fulano
variavel_sicrana=valor sicrano
Para evitar uns problemas, coloque o igual junto da variável e do valor, sempre. Agora só é ter em mãos um script que leia cada linha e defina o valor das variáveis. Bem simples, veja:
Código:
f = file_text_open_read("savegame.sav")
for(i=0;i<quantidade de variáveis;i+=1)
{
variavel[i] = file_text_readln(f)
execute_string(string(variavel[i]))
}
Como cada linha tem variavel=valor, o execute_string vai interpretar numa boa. É claro, texto puro é altamento inseguro, posteriormente pretendo lançar um tutorial de codificação binária. Embora dê para quebrar, é seguro, pois precisa de muito tempo e paciência para quebrar o sistema.
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Número de Mensagens : 1846
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 254

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://willy-gmbr.blogspot.com/

Re: Como fazer um salve game diferente?

em Qui 10 Mar 2011, 14:24
Tem uma engine minha aqui no forum (bem antiga) que demostra o uso de arquivos .ini como o Markituh citou acima...

http://gmbr.forumeiros.com/t5471-engine-de-hud-relogio-ini

Espero ter ajduado...
blz
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer um salve game diferente?

em Qui 10 Mar 2011, 14:44
Falando sobre arquivos binarios, eu sugiro que leia essa resposta do brendan, nesse topico:

http://gmbr.forumeiros.com/t11545-codificar-e-descodificar-ini#87527

É bem legal o sistema. Da para fazer coisas bem avancadas e com seguranca.

FLW!
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum