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Vida do Chefao

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Mensagem por saldanha14 Seg 07 Mar 2011, 22:35

galera , seguinte estou tentando colocar +vidas no meu chefao mas nao to conseguindo , tentei atribui mais vidas pra ele por codigo , por evento mas nenhum jeito deu certo , meu jogo é de plataforma e para matar os bichos o esquema e o de pula em cima do inimigo , mas no caso do chefao gostaria que em vez de ele pular 1 vez para matar , que ele tivesse que pular 5 vezes em cima do chefao para ai sim o chefao morre.......

o modo que usei para tentar atribui vida ao chefao foi o basico set lives +5 ou lives +=5 mas nao deu certo
espero que possam me ajudar Happy vlwsss...
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Mensagem por JV Justino Seg 07 Mar 2011, 22:45

Coloca no create:
Código:
lives=5
Não sei se é exatamente o que você queria, mas tente ai.
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Mensagem por saldanha14 Ter 08 Mar 2011, 02:11

intao , ja coloquei isso e nao deu certo como citei ai em cima , mesmo colcocando isso , quando o personagem pula 1 vez em cima do chefao ele ja morre......preciso que o personagem tenha qe pula 5 vezes no chefao pra ele pode morre
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Mensagem por Dancity Ter 08 Mar 2011, 02:29

Qual código você usou nos bichos pra fazer eles morrerem quando pularem em cima dele?
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Mensagem por gustavo ferreira Ter 08 Mar 2011, 07:33

no create do chefão vc cria uma variavel tipo
Código:
vidadochefe=5
ae no step vc coloca
Código:
if vidadochefe<=0{
(codigo que faz o chefão morrer
}
e na colisão com o que faz ele perder vida vc coloca
Código:
vidadochefe-=1
assim cada vez que o player pular na cabeça do chefão o chefão perde uma vida e quando a vida chegar a 0 ele morre tendeu?! falow
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Mensagem por saldanha14 Ter 08 Mar 2011, 14:08

fiz o que o gustavo ai falo , mas continua nao dando certo , tentei algumas coisas e mesmo assim nada ... entao to colocando ai umas imagens pra vcs verem .....

lembrando que no create do chefe ta
Código:
vidachefe=5

no step
Código:
if vidadochefe<=0{
instance_destroy()
}

e na colisao com obj_hero
Código:
vidachefe-=1

assim como o gustavo passo ai em cima..


ai as img
create do obj_chefao(em baixo do codigo é a movimentação dele)
https://2img.net/r/ihimizer/i/chefe.jpg/

step do obj_chefao(em baixo do codigo é uma movimentação de pulo dele)
https://2img.net/r/ihimizer/i/chefe2.jpg/


obj_hero na colisao com obj_chefao(ai é pra ele ter que pula na cabeça do chefe)
https://2img.net/r/ihimizer/i/herons.jpg/



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Mensagem por willam Ter 08 Mar 2011, 14:22

SIMPLES !!!
Cria 5 sprites do chefão.
Coloca assim o nome deles : sprite_vida_5; sprite_vida_4; sprite_vida_3; sprite_vida_2; sprite_vida_1; sprite_sem_vida .
Agora coloca essas funções :
quando obj_chefão_vida_5 em colisão com obj_jogador_pulando. change instance for obj_chefão_vida_4
E assim por diante.
Até chegar ao obj_chefão_sem_vida e coloca destroy instance. e depois coloca go to next room.

Se pegar fala aí ;)
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Mensagem por Willy Ter 08 Mar 2011, 14:26

gustavo ferreira escreveu:no create do chefão vc cria uma variavel tipo
Código:
vidadochefe=5
ae no step vc coloca
Código:
if vidadochefe<=0{
(codigo que faz o chefão morrer
}
e na colisão com o que faz ele perder vida vc coloca
Código:
vidadochefe-=1
assim cada vez que o player pular na cabeça do chefão o chefão perde uma vida e quando a vida chegar a 0 ele morre tendeu?! falow

O que o gustavo falou esta certo. Mas tem um pequeno detalhe que pode estar impedindo de dar certo...
Código:
vidadochefe-=1
Se o código acima for colocado no PLAYER na colisão com o INIMIGO, você deve usar assim:
Código:
other.vidadochefe-=1
other indica que o evento acima vai ser realizado para o outro objeto que estiver colidindo, ou seja, o inimigo.
Outra coisa, você deve colocar esse código antes da ação que faz o player pegar impulso para cima (como no Mario, ao pular sobre os Kopas). Ou então, criar uma variavel para que o player so possa causar dano apos um periodo de tempo.
Se isso não for aplicado, no momento que o jogador colidir com o inimigo, o inimigo vai morrer instantaneamente, pois ele sempre esta colidindo, ou seja, sempre estara reduzindo 1 da vida do inimigo.

Espero te ajudado.
blz
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Mensagem por JV Justino Ter 08 Mar 2011, 14:48

Olha, talvez o problema seja:
Enquanto o obj_hero estiver colidindo com o obj_chefe, o evento será executado, e só irá parar quando eles deixarem de colidir, fazendo com que perca as 5 vidas de uma vez só.

Tente fazer o seguinte:
No Create no chefe coloque:
Código:
vidas=5;
perde_vida=true;
Obviamente, a variável vidas controla o número de vidas do chefe.
A variável perde_vida fará com que o chefe só perca vida se colidir com o obj_hero enquanto ela for verdadeira

Ainda no obj_chefe, vá no evento de colisão com o obj_hero e coloque:
Código:
if perde_vida=true
{
    vidas-=1;
    perde_vida=false;
    alarm[0]=60;
}
Se a variável perde_vida for verdadeira, irá perder uma vida, não poderá ser atacado(por enquanto) e irá disparar o alarme 0.

No evento Alarm 0 coloque:
Código:
perde_vida=true;
A variável perde_vida volta a ser verdadeira e o chefe pode ser atacado novamente

Por último, no evento Step:
Código:
if vidas<=0
instance_destroy();
Quando acabarem as vidas, o chefe é destruído Zangado

Depois é só fazer as adaptações necessárias nos códigos.

Espero ter ajudado!
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Mensagem por Super Games Ter 08 Mar 2011, 16:20

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Mensagem por saldanha14 Ter 08 Mar 2011, 21:12

vlw pelas respostas ai me ajudaram de mais , consegui aqui deu tudo certinho e a engine que mandaram ai tbm ajudou vlws
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