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Passagens de room e impedir teclas de serem apertadas

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Passagens de room e impedir teclas de serem apertadas Empty Passagens de room e impedir teclas de serem apertadas

Mensagem por Adriano Heartless Sáb 12 Mar 2011, 15:18

Fala rapaziada do Game maker brasil drunken
Voltando ai apois o carnaval a programar games bem mais lucido hehehee, zuera.

Bom estou desenvolvendo um jogo educativo para minha cidade e estamos muito bem no desenvolvimento gostaria de agradecer ao pessoal do fórum pois quando estamos enrolado em alguma coisa eles sempre ajudam bastante.

Bom dessa vez estamos a corrigir alguns bugs na jogabilidade pois estamos adicionando mais alguns detalhes. Então vamos ao problema
No jogo vc controla um garoto onde a jogabilidade é de plataforma e também tem uma fada que fica seguindo ele constantemente. ambos os dois estão funcionando normalmente porem temos algumas duvidas

Como fazer para impedir a ação de uma determinada tecla

Bom eu pesquisei au no fórum e encontrei algumas coisas a respeito mas nada semelhante ao meu caso:

Ao aperta a seta para a direita o personagem muda o sprite e certamente anda para direita e assim para esquerda também. E então quando tem um item e nos clicamos no item aparece uma cena (balão de fala do personagem). O que eu gostaria é que ao apertar as teclas para andar durante a cena ele não ande, e fique assim até a cena acabar. Tem algum comado que eu possa utilizar que faça isso?




A proxima duvida acredito eu que seja mais dificil >.<

Para não pesar o game eu dividi alguns cenarios em 3 room

A room do meio
a room do canto esquerdo
a room do canto direito

Quando o personagem encosta no canto direito da room ele vai para o cenario da direita, assim também na da room esquerda (ele começa na room do meio). Ta certo isso é uma transção basica de room de jogo de aventura, megamen tem muito disso por exemplo.

Mas, O personagem começa no meio da room do meio....beleza vou andando e vou para room esquerda por exemplo. Nesta room eu coloquei o objeto personagem perto da saida para da a o visual que ele entrou mesmo pela esquerda. Só que se eu voltar para room do meio o personagem vai começar do meio e consequentimente a camera tembém pois na verdade reniciou a room e o objeto do personagem está no meio da room.

Eu fiz uma imagem pra tentar mostrar melhor como é


Passagens de room e impedir teclas de serem apertadas 67414356



Tem como fazer uma forma do personagem ir e voltar da room mas começar de onde ele parou da room anterior. Por exemplo se eu to na room da direita e voltar para a room do meio eu vou começar na room do meio porem no lado direito da room e com o sprite virado para direção esquerda pois ele voltou.
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Mensagem por Math Maker Sáb 12 Mar 2011, 15:25

Para a primeira dúvida você pode criar uma variável global que será true quando estiver ocorrendo uma cena na qual o player não pode se mecher. Dessa forma:

Create
Código:
global.cena = 0;

Step
Código:
if(global.cena = 0){ "Ações de movimento do player" }

Clique no objeto
Código:
global.cena = 1;

Então no final do script da cena você insere:

Código:
global.cena = 0.

Isto deve resolver a primeira dúvida, agora estarei analizando a segunda questão.

Edição

A segunda dúvida é bem simples, pode-se resolver com duas variáveis globais. Considerando-se que o player sempre voltará para a room do meio. Crie essa duas variaveis:

Create do player
Código:
if(!variable_global_exists("spr_x")) { global.spr_x = x; global.spr_y = y; } else { x = global.spr_x; y = global.spr_y = y;}

Na transição da room do meio para os cantos antes da troca (enquanto ainda está na room do meio):

Evento do player
Código:
global.spr_x = x; global.spr_y = y;

Na volta das rooms de canto para o meio, o player ja se encontrará na localização de saída anterior. Se os scripts não serem executados dentro do obj do player basta inserir obj_player.x e obj_player.y no lugar de x e y.

Surgindo dúvida é só postar.
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