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[resolvido] x e y com image_angle

em Sab 08 Nov 2008, 09:33
Bom galera, queria saber se há uma forma de ajustar os valores de x e y em relação ao image_angle, por ex, quando vc faz um jogo tipo "asteroids" pode usar o image_angle para comandar o giro da nave...

...porém, os valores de x e y não são alterados, se a origem da sprite estava em 0,0 (esquerda superior) ao girar a nave este ponto não será afetado...

...mas qual o problema disso? simples, se vc for criar um "tiro' que deve sair de um determinado ponto da nave (um tiro duplo, um em cada asa, por ex) não consegue pois ao girar a mesma o ponto de criação dos disparos não acompanha >.<


Se alguém souber algo sobre este ass e puder ajudar eu agradeço =]

flw


Última edição por fmanna em Sab 08 Nov 2008, 15:55, editado 1 vez(es)
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Re: [resolvido] x e y com image_angle

em Sab 08 Nov 2008, 10:20
Há uma forma de acompanhar sim.
No evento Create do objeto do tiro, coloque:

Código:
speed=15 //A velocidade do tiro

Agora, no evento Step do objeto do tiro coloque:

Código:
direction=obj_nave.image_angle

Talvez funcione, estou sem o gm e não tenho como testar.
Mas caso dê erro, ao invéz de mudar diretamente a variável image_angle na nave, coloque no evento step:

Código:
image_angle=direction

então, na hora de girar a nave, coloque:

Código:
direction+=1 //Direita
direction-=1 //Esquerda

Simples, não? ^^
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Re: [resolvido] x e y com image_angle

em Sab 08 Nov 2008, 10:29
Vlw pela força claudio, mas antes de responder procure ler o post com mais atenção... vc acabou respondendo sobre como alinhar o tiro e não sobre a dúvida... essa parte eu já sabia (vide o game Zharc survive)

flw
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Re: [resolvido] x e y com image_angle

em Sab 08 Nov 2008, 12:38
vc pode usar isso:

lengthdir_x(10,direction)
lengthdir_y(10,direction)

isso aki ele pega a posiçao x de onde vc quer relativo com o angulo! (o mesmo para Y)
vai alterando os valores!
eu nao sei mto bem como funfa xD
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Re: [resolvido] x e y com image_angle

em Sab 08 Nov 2008, 15:07
fala cara!

no seu caso eu faria assim:

Código:
instance_create(x+lengthdir_x(dis, image_angle), y+lengthdir_y(dis, image_angle), tiro);

[]
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Re: [resolvido] x e y com image_angle

em Sab 08 Nov 2008, 15:40
Grande mestres janx e Serrazine... consegui aqui mas tive que add um valor em relação ao image_angle tmb, tipo x+lengthdir_x(-32,image_angle-45)... aí sim foi possível posicionar o obj ao lado e fazê-lo acompanhar o giro do player =]

Vlw mesmo!
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Re: [resolvido] x e y com image_angle

em Sab 08 Nov 2008, 21:28
putz, falei merda denovo =S
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Re: [resolvido] x e y com image_angle

em Sab 08 Nov 2008, 21:48
nem... como já diz o ditado, o que vale é a intenção =]
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Re: [resolvido] x e y com image_angle

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