Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela

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Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela

Mensagem por DooMan em Sab 26 Fev 2011, 15:06

eu queria saber como se faz para o personagem não sair para fora da tela da tela criando uma especie de "caixa invisível", onde o personagem não sai das bordas da tela

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Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela

Mensagem por Willy em Sab 26 Fev 2011, 15:11

No evento "Intersect Boundary" (esta em Other) do jogador, coloque x=xprevious. Se quiser para os cantos de cima e de baixo, é a mesma coisa, só que y=yprevious.

Porém, você não vai poder usar os dois ao mesmo tempo, pois o jogador vai travar nas bordas até que você solte o teclado.

Essa é uma forma que eu conheço, porem, se tiver buracos para o jogador sair da room, ele nao vai nem pra frente e nem pra tras. Então, tome cuidado com a forma que for usar isso.

Espero ter ajudado.
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Última edição por Willy em Sab 26 Fev 2011, 15:15, editado 1 vez(es) (Razão : Minha Marca! :vlw:)

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Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela

Mensagem por DooMan em Sab 26 Fev 2011, 15:31

cara, isso deu certo só para os cantos de cima e de baixo, é que eu estou criando um jogo no estilo R-Type, e precisava que a nave não saisse da tela nem pra tras, nem pra frente e nem para os lados intende? mesmo assim, valeu Very Happy

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Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela

Mensagem por Willy em Sab 26 Fev 2011, 15:39

Então nesse caso, você pode criar um gigantesco sprite só com as bordas do tamanho da sua view. Pra fazer o sprite da borda, faça assim:
Spoiler:
Cria um sprite do tamanho da sua view (640 x 480, por exemplo), ai no edit sprite, use a ferramenta "buttonize" e coloeque 2 em trickness.
O objeto dessa borda deve ser solido e não visivel. Se a view se movimentar, coloque isso no step:
Código:
//Fazer o objeto acompanhar a View.
x=view_xview
y=view_yview
Depois, é so colocar os codigos como se esse sprite fosse uma parede.
Por exemplo, no comando de mover a nave, coloque um comando para saber se esta livre a direção que a nave vai.
Código:
//Exemplo
if keyboard_check(vk_right) && place_free(x+4,y){
x+=4
}
Espero ter ajudado.
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Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela

Mensagem por DooMan em Sab 26 Fev 2011, 16:09

valeu mano! deu certo akii Very Happy

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Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela

Mensagem por Willy em Sab 26 Fev 2011, 16:12

De nada!
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Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela

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