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me ajudem com esse script!

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Mensagem por helio_mb Qua 23 Fev 2011, 17:45

eu seguir um tutorial de um kara mais e de outro topico, so que deu um erro, e ele nao responde ja fas uns 4 meses, ai vim aki pedir ajuda porque eu acho q demoraria menos, naquele forum paresse que todo mundo morreu,ta voltando ao assunto.

aqui o script:
[quote]
Código:
if place_free(x,y+1){ // isso serve para detectar colisão com algum obj
gravity_direction=270;gravity=0.5; // se ele não está colidindo ele seta a gravidade 0.5
}else{ //senão
gravity_direction=120;gravity=0; // a gravidade é nda, ele vai ficar parado
}

if (keyboard_check(ord('A')) and place_free(x-5,y)){x -=5;} // andar  para esquerda detectando colisão
if (keyboard_check(ord('D')) and place_free(x+5,y)){x +=5;}// andar para direita detectando colisão
if (keyboard_check_released(ord('W'))){if(pulos<3){vspeed=-10;pulos+=1;}} // observe o \"3\", ele é a quantidade máxima de pulos que o player pode dar


direcao=obj_arma.image_angle;//pega a direção do mouse
if(direcao >90 and direcao<270){image_xscale=-1;}else{ image_xscale=1;} // isso vai virar o personagem pra a direção certa(esquerda ou direita) de a[/quote]cordo com a posição do mouse

e aqui o relatorio do erro que o gm informo:

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

Error in code at line 12:
direcao=obj_arma.image_angle;//pega a direção do mouse
^
at position 19: Unknown variable image_angle

ja tentei varias parada aki e nao consegui,se alguem puder da uma ajudinha ae.
Vlwww
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Mensagem por SoMateus Qua 23 Fev 2011, 20:33

acho que eh problema de variavel... coloca o seu CREAT pra mim ter certeza que eh isso
se nao quizer colocar eh soh voce add essa variavel no CREAT

direcao=(ai voce coloca o desejado)
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Mensagem por helio_mb Qua 23 Fev 2011, 21:54

ta aki o codigo do create:
Código:

max_tiros = 20;
tiros=0;
pulos=0

______________________________________________________
pow kara eu fis o que voce falou,coloquei esse codigo no create:
Código:

direcao=obj_arma.image_angle

so que continha dando erro,aki o relatorio:

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_player:

Error in code at line 4:
direcao=obj_arma.image_angle
^
at position 19: Unknown variable image_angle


Última edição por helio_mb em Qua 23 Fev 2011, 21:58, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Mr. Kaleb Qua 23 Fev 2011, 21:56

No lugar de direção, coloque direction.
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Mensagem por helio_mb Qua 23 Fev 2011, 22:01

eu fis,eu troquei o direçao por direction
so que aparece erro,olha:
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

Error in code at line 12:
direction=obj_arma.image_angle;//pega a direção do mouse
^
at position 21: Unknown variable image_angle
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Mensagem por Mr. Kaleb Qua 23 Fev 2011, 22:05

Coloca lá no create:
image_angle=obj_arma.image_angle

E troca essa parte,
Código:
direcao=obj_arma.image_angle
por essa,
Código:
direction=image_angle
Ve se funciona ai.
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Mensagem por Markituh Qui 24 Fev 2011, 19:14

As vezes isso acontece quando o objeto ainda não foi criado na room, e se ele não foi criado, o Game Maker não sabe que variável é essa; ele não considera o objeto da árvore de recursos, e sim o que está na room(ou que estão). Se o problema for esse, basta apenas checar se a instância tal existe:
Código:
if instance_exists(obj_tal)
{
variaveltal=valortal
}
Firmeza? Abraços!

Ah e, você postou a sua pergunta em Tutoriais Happy
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Mensagem por helio_mb Qui 24 Fev 2011, 22:14

ai kara eu fis o que voce falo melhoro mais apareceu outro erro, eu coloquei assim:
Código:
if place_free(x,y+1){ // isso serve para detectar colisão com algum obj
gravity_direction=270;gravity=0.5; // se ele não está colidindo ele seta a gravidade 0.5
}else{ //senão
gravity_direction=120;gravity=0; // a gravidade é nda, ele vai ficar parado
}

if (keyboard_check(ord('A')) and place_free(x-5,y)){x -=5;} // andar  para esquerda detectando colisão
if (keyboard_check(ord('D')) and place_free(x+5,y)){x +=5;}// andar para direita detectando colisão
if (keyboard_check_released(ord('W'))){if(pulos<3){vspeed=-10;pulos+=1;}} // observe o \"3\", ele é a quantidade máxima de pulos que o player pode dar

if instance_exists(obj_arma)
{
direcao=obj_arma.image_angle
}
if(direcao >90 and direcao<270){image_xscale=-1;}else{ image_xscale=1;} // isso vai virar o personagem pra a direção certa(esquerda ou direita) de a[/quote]cordo com a posição do mouse

olha o erro que deu:

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

Error in code at line 15:
if(direcao >90 and direcao<270){image_xscale=-1;}else{ image_xscale=1;} // isso vai virar o personagem pra a direção certa(esquerda ou direita) de acordo com a posição do mouse
^
at position 5: Unknown variable direcao

foi mal kara eu nao vi que aba era, se alguem me ajudar a mudar pro topico certo me diga como.
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Mensagem por Markituh Qui 24 Fev 2011, 23:09

Não é você que muda, você te que pedir a um moderador para mudar. Seguinte, o problema aí é que você não criou a variável direcao, tenha certeza de que colocou ela bem direitinha lá no Create...

Leia sempre isso:
^
at position 5: Unknown variable direcao
É o erro que o GM aponta. Só é chegar no Google Tradutor que ele te dá uma força, não tão grande mas dá pro gasto.
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