GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Inteligência artificial

2 participantes

Ir para baixo

Inteligência artificial Empty Inteligência artificial

Mensagem por JuninhoDrak Qua 05 Nov 2008, 11:31

Eu quero faser um sistema de inteligência artificial ramdomico, e estou com uma duvida, para se referir a posição x ou y de uma instancia de um objeto sendo que existem varias instancias dele na room usa-se oque?

self.x
self.y

obj_inimigo.instance.x
?

AAAAAAh eeee como faz para a instância inimiga desviar dos obstaculos e perseguir o player?

qual, por favor me digam o mais rapido possivel, presciso saber desse detalhe para terminar meu game o Comando de Guerra: Caveira
JuninhoDrak
JuninhoDrak

Data de inscrição : 15/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 74
Prêmios : Inteligência artificial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência artificial Empty Re: Inteligência artificial

Mensagem por Convidad Qua 05 Nov 2008, 11:52

como faz para a instância inimiga desviar dos obstaculos e perseguir o player?
...naquele meu Pac-Man open source usei a função "mp_potential_step" para simular a IA do fantasma vermelho que persegue o Pac-Man desviando automaticamente dos obstáculos...

...se quiser conferir é só baixar lá e observar no evento "step" do "obj_fant_verm" a parte "Iniciar comportamento"

flw

t+
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência artificial Empty Re: Inteligência artificial

Mensagem por Serrazine Qua 05 Nov 2008, 15:04

se existirem várias instancias do objeto na room ao mesmo tempo e você quiser se referir a apenas uma delas você terá que usar o id dela

existem várias funcões que retornam o id, as mais comuns são a instance_create, todas as funções collision_alguma coisa

por ex. para armazenar numa variavel o id de um objeto qualquer no momento da criação dele faça:

Código:
variavel = instance_create(x, y, objeto);

outro exemplo:

para saber qual a id da "bola" mais próxima do "boneco":

Código:
id_da_bola = instance_nearest(boneco.x, boneco.y, bola);


a partir daí da pra ter uma idéia


[]
Serrazine
Serrazine

Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : Inteligência artificial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência artificial Empty Re: Inteligência artificial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos