GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Desenhando Sprites

4 participantes

Ir para baixo

Desenhando Sprites Empty Desenhando Sprites

Mensagem por JV Justino Seg 21 Fev 2011, 14:16

Nome: Desenhando Sprites
Descrição: Ensina a usar funções relacionadas ao draw_sprite
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: GM6, GM7, GM8

Olá a todos da GMBR!
Neste tutorial irei ensina-los a usar funções relacionadas ao draw_sprite

Vamos Começar!

draw_sprite(sprite,subimg,x,y)
A função mais simples de todas. Em sprite coloque o nome da sprite. Em subimg coloque a subimagem desejada. Em x e y coloque a posição desejada. Estes argumentos estarão presentes em todas as funções.

draw_sprite_stretched(sprite,subimg,x,y,w,h)
Esta função desenha a sprite com uma escala desejada. No campo w coloque a escala horizontal desejada, e em h coloque a escala vertical desejada.

draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Esta função desenha a sprite repetidamente a partir das posições x e y preenchendo toda a room

draw_sprite_part(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y)
Esta função desenha somente uma parte da sprite. Left e top indicam a partir de onde a sprite deverá ser desenhada. Height e width representam até onde deverá ser desenhada a sprite, levando em conta os valores iniciais.


As funções a seguir estão presentes somente na versão PRO

draw_sprite_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha)
Versão extendida de draw_sprite. xscale representa a escala horizontal da sprite e yscal a escala vertical, rot representa a rotação da imagem em graus, color representa a cor de mistura da sprite (use c_white para nenhuma mistura) e alpha representa a transparencia da sprite.

draw_sprite_stretched_ext(sprite,subimg,x,y,w,h,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_stretched, podendo alterar mescla de cores e tranparencia.

draw_sprite_tiled_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_tiled, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.

draw_sprite_part_ext(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,
color, alpha)

Versão estendida da função draw_sprite_part, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.

draw_sprite_general(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,rot,
c1,c2,c3,c4,alpha)

Esta função contém as caracteristicas das outras, como escolher qual parte desenhar, mudar escala, rotação, mesclar em um gradiente 4 cores e mudar transparencia.


Bom, o tutorial acaba aqui. Espero que tenham gostado!

さよぅなら!


Última edição por JV Justino em Dom 26 Fev 2012, 15:14, editado 4 vez(es)
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : Desenhando Sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por Anderson3d Seg 21 Fev 2011, 15:23

não conhecia o general sprite. Bem interessante na hora de criar inimigos de cores diferentes.
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Desenhando Sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por JV Justino Ter 22 Fev 2011, 15:55

Anderson3d escreveu:não conhecia o general sprite. Bem interessante na hora de criar inimigos de cores diferentes.
Acho que você não entendeu...
General sprite mescla a sprite com um gradiente de 4 cores diferentes, como no exemplo:
Desenhando Sprites Gradientn
Eu dei uma editada pra ficar melhor de entender
Obrigado por comentar!
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : Desenhando Sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por Salathiel Ter 22 Fev 2011, 16:16

Legal. Muito bom para quem quer aprender as funções das sprites.
Duvida:
draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Se eu colocar por exemplo x = 0 e y = 0, então a room vai ser preenchida completamente?
Você também pode colocar os códigos na auto formatação. Exemplo:

draw_sprite(sprite,subimg,x,y)

Para usar a auto formatação e só usar:
Código:
<gml class="brush: gml;">
// Seu script
</gml>
Salathiel
Salathiel

Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 346
Prêmios : Desenhando Sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://salathiel1337.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por FilipeJF Ter 22 Fev 2011, 16:22

Ei cara, legal, gostei do tutorial, ja tinha visto antes, estou postando agora Happy, continua assim cara, legal gostei, e alendo mas, da uma nota la no
"Alone Warrior", é o meu jogo ta em projetos completos. Valeu!
FilipeJF
FilipeJF

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 8
Número de Mensagens : 179
Prêmios : Desenhando Sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por JV Justino Ter 22 Fev 2011, 19:31

Salathiel escreveu:Legal. Muito bom para quem quer aprender as funções das sprites.
Duvida:
draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Se eu colocar por exemplo x = 0 e y = 0, então a room vai ser preenchida completamente?
Você também pode colocar os códigos na auto formatação. Exemplo:

draw_sprite(sprite,subimg,x,y)

Para usar a auto formatação e só usar:
Código:
<gml class="brush: gml;">
// Seu script
</gml>
Sobre o draw_sprite_tiled, vai preencher a room toda, a partir da posição x e y, fazendo um loop.
Ah, e eu não gosto de usar a auto formatação prefiro o code mesmo, mas nesse caso não há tanta necessidade.
Obrigado por comentar!
FilipeJF escreveu: Ei cara, legal, gostei do tutorial, ja tinha visto antes, estou postando agora Happy, continua assim cara, legal gostei, e alendo mas, da uma nota la no
"Alone Warrior", é o meu jogo ta em projetos completos. Valeu!
Depois eu vou la comentar seu jogo, pois eu tenho baixado mais quase não deu tempo pra jogar Happy
Obrigado por comentar!
Obs: Por que sua warning ta assim O.O?
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : Desenhando Sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos