GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

5 participantes

Ir para baixo

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por diogomonster Dom 20 Fev 2011, 18:40

Isto até que é meio complicado mas da para explicar rapido sim Happy
1 - Persistent
2 - Mask
3 - Visible
4 - Solid

Persistent

O Persistent em Português significa Persistente, Ele serve para que quando você troque de sala o objeto continue na mesma posição,no mesmo geito que você deixo nas outras salas,é como se você salvasse.
Marcando Persistent ,seu objeto em todas as salas vai ser igual,se ele começar com 100 de Health na Room1 e Perder 50 de Health nesta mesma Sala,quando você passar para Room2 ele vai estar com os 50 de Health que estava na ultima sala.
Deu para intender ? Eu prefiro usar isto para quando você abre algo secreto no seu jogo e para não apagar você bota persistent.

Mas tipo ,quando você não quiser que ele aparessa nas outras salas e sim apenas na que você quer, você bota este codigo quando sair da sala :
Código:
Persistent = false

Para ativa-lo de novo é só botar :
Código:
Persistent = true

True = Verdadeiro
False = Falso


Mask

Mask que significa mascara,é muito bom,ele serve para quando você tiver andando,deslizando pelo chão,o chão não fique dando aquelas trancadinhas assim você possibilita fazer uma caminhada perfeita.
Mas como criar uma mascara ?
Digamos que você tem o [obj_player] com este Sprite :

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Semttuloavk

Então copie este mesmo sprite criando outro(Que vai ser sua mascara) .
mas este outro vai ser assim :
#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Semttulo2ni
Em Mascaras sempre crie com um retângulo em volta,ou quadrado,é sempre melhor .
Agora vamos colocar esta mascara no objeto player,simples :

Dentro deste [obj_player],embaixo de Parent,vai estar a Aba Mask,
Escolha seu Sprite das mascara lá,e teste agora,não irá ter mais trancadinhas.
OBS:A mascara não aparecem,ela só serve para fazer sprites invisíveis .


Visible

Visible significa Visivel,Ele apenas serve para mostrar um objeto na tela ou não,se ele der ver visivel ou não,o Visible pode ser ligado e desligado que nem o Persistent,


Para Liga-lo bote este código :
Código:
visible = true

Para desliga-lo bote este código :
Código:
visible = false

Solid

Solid significa Sólido,esta opção serve para dizer se um objeto tem Area de Colisão ou não,se um objeto pode ser atravessado por outro ou não pode. Ele pode ser Desligado e Ligado tambem .

Ligado
Código:
Solid = true

Desligado
Código:
Solid = false


Pronto ,terminamos esta aula,desculpe pelo erros de Ortografia .


Última edição por diogomonster em Dom 20 Fev 2011, 18:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Errei parent por persistent)
diogomonster
diogomonster

Data de inscrição : 12/02/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 61
Prêmios : #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.diogost.no.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por Luca$*** Dom 20 Fev 2011, 18:46

ta legal o tutorial,bem explicativo para os iniciantes!
mas vc colocou no lugar errado o certo era em "iniciante intermediario"
Luca$***
Luca$***

Data de inscrição : 26/12/2009
Reputação : 13
Número de Mensagens : 193
Prêmios : #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por JV Justino Dom 20 Fev 2011, 18:47

Acho que se encaixaria melhor na sessão Iniciante e Intermediário

Ótimo tutorial! Tudo está bem explicado, e bem formatado, mas uma sugestão é não usar tantas cores assim, tudo bem que o carnaval está chegando mas... lol!

Parabéns e continue assim!
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por Markituh Dom 20 Fev 2011, 18:55

Vocês leram o tutorial? .-.
Mas tipo ,quando você não quiser que ele aparessa nas outras salas e sim apenas na que você quer, você bota este codigo quando sair da sala :
Código:
Persistent = false

Para ativa-lo de novo é só botar :
Código:
Persistent = true
Essa afirmação está errada, pois se você desativa o persistent do objeto, quando você mudar de room ele não vai estar lá pra você deixar ele persistente denovo Happy A mesma coisa acontece quando você desativa um objeto no próprio objeto e tenta ativar ele também no próprio objeto Shocked E outra, o GM é case sensitive, ele não sabe o que é Persistent, e sim persistent(minúsculo). De qualquer forma, legal da sua parte começar no fórum postando tutoriais para iniciantes.

Sobre o persistent, a maneira correta de fazer com que ele só funcione naquela room é você trabalhar com todas as funções do objeto numa variável, pois se ela for true vai executar as funções, se for false não vai. Sendo assim:
Código:
if variavel = true
{
// Funções
}
Então só é definir o valor dessa variável, que não terás problemas com as funções continuarem a ser executadas. E não se esqueça que false e true são constantes que possuem respectivamente o valor de 0 e 1, que são os valores boolean. Isso é coisa que se aprende em C++, Delphi, etc. Não fique bravo por estar criticando seu tutorial, mas é para que ele fique bom e acima de tudo bem explicado Smile
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por diogomonster Dom 20 Fev 2011, 19:00

Você testou antes de falar Markituh, você bota quando sair da sala
Código:
persistent = false
depois quando você você voltar naquela sala onde o objeto está,
ele vai estar la,do geito que você deixou =D
teste antes (Y)
diogomonster
diogomonster

Data de inscrição : 12/02/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 61
Prêmios : #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.diogost.no.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por Markituh Dom 20 Fev 2011, 19:31

diogomonster escreveu:Você testou antes de falar Markituh, você bota quando sair da sala
Código:
persistent = false
depois quando você você voltar naquela sala onde o objeto está,
ele vai estar la,do geito que você deixou =D
teste antes (Y)
Não sei se é bem isso, pois originalmente o objeto não havia sido colocado ali, quando você reiniciar a room( que é o mesmo de voltar a ela) eu creio que o objeto não está lá, pois no editor de rooms ele não estava ali. É a mesma coisa quando você não programa a persistência dos inimigos, e vem postar aqui na GMBR por que os inimigos aparecem denovo na room. Eu vou testar o seu código, se der certo, eu interpretei mal, desculpe-me.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por Licht Dom 20 Fev 2011, 21:35

Mano, eu jpa havia feito um tutorial explincando CADA propriedade dos objetos: https://gmbr.forumeiros.com/t7564-tuto-propriedades-de-objeto?highlight=propriedades
Licht
Licht

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios : #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por diogomonster Dom 20 Fev 2011, 21:43

O seu Tutorial também é bom,mas ele é mais para iniciantes,não foi explicado como desligar cada propriedade no meio do jogo,ele é muito para iniciantes,este é para quem é um pouco mais experiente,Mas o seu é bom Very Happy
diogomonster
diogomonster

Data de inscrição : 12/02/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 61
Prêmios : #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.diogost.no.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? # Empty Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos