#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por diogomonster em Dom 20 Fev 2011, 18:40

Isto até que é meio complicado mas da para explicar rapido sim Happy
1 - Persistent
2 - Mask
3 - Visible
4 - Solid

Persistent

O Persistent em Português significa Persistente, Ele serve para que quando você troque de sala o objeto continue na mesma posição,no mesmo geito que você deixo nas outras salas,é como se você salvasse.
Marcando Persistent ,seu objeto em todas as salas vai ser igual,se ele começar com 100 de Health na Room1 e Perder 50 de Health nesta mesma Sala,quando você passar para Room2 ele vai estar com os 50 de Health que estava na ultima sala.
Deu para intender ? Eu prefiro usar isto para quando você abre algo secreto no seu jogo e para não apagar você bota persistent.

Mas tipo ,quando você não quiser que ele aparessa nas outras salas e sim apenas na que você quer, você bota este codigo quando sair da sala :
Código:
Persistent = false

Para ativa-lo de novo é só botar :
Código:
Persistent = true

True = Verdadeiro
False = Falso


Mask

Mask que significa mascara,é muito bom,ele serve para quando você tiver andando,deslizando pelo chão,o chão não fique dando aquelas trancadinhas assim você possibilita fazer uma caminhada perfeita.
Mas como criar uma mascara ?
Digamos que você tem o [obj_player] com este Sprite :



Então copie este mesmo sprite criando outro(Que vai ser sua mascara) .
mas este outro vai ser assim :

Em Mascaras sempre crie com um retângulo em volta,ou quadrado,é sempre melhor .
Agora vamos colocar esta mascara no objeto player,simples :

Dentro deste [obj_player],embaixo de Parent,vai estar a Aba Mask,
Escolha seu Sprite das mascara lá,e teste agora,não irá ter mais trancadinhas.
OBS:A mascara não aparecem,ela só serve para fazer sprites invisíveis .


Visible

Visible significa Visivel,Ele apenas serve para mostrar um objeto na tela ou não,se ele der ver visivel ou não,o Visible pode ser ligado e desligado que nem o Persistent,


Para Liga-lo bote este código :
Código:
visible = true

Para desliga-lo bote este código :
Código:
visible = false

Solid

Solid significa Sólido,esta opção serve para dizer se um objeto tem Area de Colisão ou não,se um objeto pode ser atravessado por outro ou não pode. Ele pode ser Desligado e Ligado tambem .

Ligado
Código:
Solid = true

Desligado
Código:
Solid = false


Pronto ,terminamos esta aula,desculpe pelo erros de Ortografia .


Última edição por diogomonster em Dom 20 Fev 2011, 18:43, editado 1 vez(es) (Razão : Errei parent por persistent)

diogomonster

Número de Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/02/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.diogost.no.comunidades.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por Luca$*** em Dom 20 Fev 2011, 18:46

ta legal o tutorial,bem explicativo para os iniciantes!
mas vc colocou no lugar errado o certo era em "iniciante intermediario"

Luca$***

Número de Mensagens : 193
Idade : 20
Data de inscrição : 26/12/2009
Reputação : 13
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por JV Justino em Dom 20 Fev 2011, 18:47

Acho que se encaixaria melhor na sessão Iniciante e Intermediário

Ótimo tutorial! Tudo está bem explicado, e bem formatado, mas uma sugestão é não usar tantas cores assim, tudo bem que o carnaval está chegando mas... lol!

Parabéns e continue assim!

JV Justino

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 619
Idade : 19
Data de inscrição : 07/12/2010
Notas recebidas : A+A
Reputação : 20
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por Markituh em Dom 20 Fev 2011, 18:55

Vocês leram o tutorial? .-.
Mas tipo ,quando você não quiser que ele aparessa nas outras salas e sim apenas na que você quer, você bota este codigo quando sair da sala :
Código:
Persistent = false

Para ativa-lo de novo é só botar :
Código:
Persistent = true
Essa afirmação está errada, pois se você desativa o persistent do objeto, quando você mudar de room ele não vai estar lá pra você deixar ele persistente denovo Happy A mesma coisa acontece quando você desativa um objeto no próprio objeto e tenta ativar ele também no próprio objeto Shocked E outra, o GM é case sensitive, ele não sabe o que é Persistent, e sim persistent(minúsculo). De qualquer forma, legal da sua parte começar no fórum postando tutoriais para iniciantes.

Sobre o persistent, a maneira correta de fazer com que ele só funcione naquela room é você trabalhar com todas as funções do objeto numa variável, pois se ela for true vai executar as funções, se for false não vai. Sendo assim:
Código:
if variavel = true
{
// Funções
}
Então só é definir o valor dessa variável, que não terás problemas com as funções continuarem a ser executadas. E não se esqueça que false e true são constantes que possuem respectivamente o valor de 0 e 1, que são os valores boolean. Isso é coisa que se aprende em C++, Delphi, etc. Não fique bravo por estar criticando seu tutorial, mas é para que ele fique bom e acima de tudo bem explicado Smile

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por diogomonster em Dom 20 Fev 2011, 19:00

Você testou antes de falar Markituh, você bota quando sair da sala
Código:
persistent = false
depois quando você você voltar naquela sala onde o objeto está,
ele vai estar la,do geito que você deixou =D
teste antes (Y)

diogomonster

Número de Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/02/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.diogost.no.comunidades.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por Markituh em Dom 20 Fev 2011, 19:31

diogomonster escreveu:Você testou antes de falar Markituh, você bota quando sair da sala
Código:
persistent = false
depois quando você você voltar naquela sala onde o objeto está,
ele vai estar la,do geito que você deixou =D
teste antes (Y)
Não sei se é bem isso, pois originalmente o objeto não havia sido colocado ali, quando você reiniciar a room( que é o mesmo de voltar a ela) eu creio que o objeto não está lá, pois no editor de rooms ele não estava ali. É a mesma coisa quando você não programa a persistência dos inimigos, e vem postar aqui na GMBR por que os inimigos aparecem denovo na room. Eu vou testar o seu código, se der certo, eu interpretei mal, desculpe-me.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por Licht em Dom 20 Fev 2011, 21:35

Mano, eu jpa havia feito um tutorial explincando CADA propriedade dos objetos: http://gmbr.forumeiros.com/t7564-tuto-propriedades-de-objeto?highlight=propriedades

Licht

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1217
Idade : 18
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

http://lightsoftworks.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por diogomonster em Dom 20 Fev 2011, 21:43

O seu Tutorial também é bom,mas ele é mais para iniciantes,não foi explicado como desligar cada propriedade no meio do jogo,ele é muito para iniciantes,este é para quem é um pouco mais experiente,Mas o seu é bom Very Happy

diogomonster

Número de Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/02/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.diogost.no.comunidades.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:42


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum