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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
#Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #
Isto até que é meio complicado mas da para explicar rapido sim
1 - Persistent
2 - Mask
3 - Visible
4 - Solid
Persistent
O Persistent em Português significa Persistente, Ele serve para que quando você troque de sala o objeto continue na mesma posição,no mesmo geito que você deixo nas outras salas,é como se você salvasse.
Marcando Persistent ,seu objeto em todas as salas vai ser igual,se ele começar com 100 de Health na Room1 e Perder 50 de Health nesta mesma Sala,quando você passar para Room2 ele vai estar com os 50 de Health que estava na ultima sala.
Deu para intender ? Eu prefiro usar isto para quando você abre algo secreto no seu jogo e para não apagar você bota persistent.
Mas tipo ,quando você não quiser que ele aparessa nas outras salas e sim apenas na que você quer, você bota este codigo quando sair da sala :
Para ativa-lo de novo é só botar :
True = Verdadeiro
False = Falso
Mask
Mask que significa mascara,é muito bom,ele serve para quando você tiver andando,deslizando pelo chão,o chão não fique dando aquelas trancadinhas assim você possibilita fazer uma caminhada perfeita.
Mas como criar uma mascara ?
Digamos que você tem o [obj_player] com este Sprite :
Então copie este mesmo sprite criando outro(Que vai ser sua mascara) .
mas este outro vai ser assim :
Em Mascaras sempre crie com um retângulo em volta,ou quadrado,é sempre melhor .
Agora vamos colocar esta mascara no objeto player,simples :
Dentro deste [obj_player],embaixo de Parent,vai estar a Aba Mask,
Escolha seu Sprite das mascara lá,e teste agora,não irá ter mais trancadinhas.
OBS:A mascara não aparecem,ela só serve para fazer sprites invisíveis .
Visible
Visible significa Visivel,Ele apenas serve para mostrar um objeto na tela ou não,se ele der ver visivel ou não,o Visible pode ser ligado e desligado que nem o Persistent,
Para Liga-lo bote este código :
Para desliga-lo bote este código :
Solid
Solid significa Sólido,esta opção serve para dizer se um objeto tem Area de Colisão ou não,se um objeto pode ser atravessado por outro ou não pode. Ele pode ser Desligado e Ligado tambem .
Ligado
Desligado
Pronto ,terminamos esta aula,desculpe pelo erros de Ortografia .
1 - Persistent
2 - Mask
3 - Visible
4 - Solid
Persistent
O Persistent em Português significa Persistente, Ele serve para que quando você troque de sala o objeto continue na mesma posição,no mesmo geito que você deixo nas outras salas,é como se você salvasse.
Marcando Persistent ,seu objeto em todas as salas vai ser igual,se ele começar com 100 de Health na Room1 e Perder 50 de Health nesta mesma Sala,quando você passar para Room2 ele vai estar com os 50 de Health que estava na ultima sala.
Deu para intender ? Eu prefiro usar isto para quando você abre algo secreto no seu jogo e para não apagar você bota persistent.
Mas tipo ,quando você não quiser que ele aparessa nas outras salas e sim apenas na que você quer, você bota este codigo quando sair da sala :
- Código:
Persistent = false
Para ativa-lo de novo é só botar :
- Código:
Persistent = true
True = Verdadeiro
False = Falso
Mask
Mask que significa mascara,é muito bom,ele serve para quando você tiver andando,deslizando pelo chão,o chão não fique dando aquelas trancadinhas assim você possibilita fazer uma caminhada perfeita.
Mas como criar uma mascara ?
Digamos que você tem o [obj_player] com este Sprite :
Então copie este mesmo sprite criando outro(Que vai ser sua mascara) .
mas este outro vai ser assim :
Em Mascaras sempre crie com um retângulo em volta,ou quadrado,é sempre melhor .
Agora vamos colocar esta mascara no objeto player,simples :
Dentro deste [obj_player],embaixo de Parent,vai estar a Aba Mask,
Escolha seu Sprite das mascara lá,e teste agora,não irá ter mais trancadinhas.
OBS:A mascara não aparecem,ela só serve para fazer sprites invisíveis .
Visible
Visible significa Visivel,Ele apenas serve para mostrar um objeto na tela ou não,se ele der ver visivel ou não,o Visible pode ser ligado e desligado que nem o Persistent,
Para Liga-lo bote este código :
- Código:
visible = true
Para desliga-lo bote este código :
- Código:
visible = false
Solid
Solid significa Sólido,esta opção serve para dizer se um objeto tem Area de Colisão ou não,se um objeto pode ser atravessado por outro ou não pode. Ele pode ser Desligado e Ligado tambem .
Ligado
- Código:
Solid = true
Desligado
- Código:
Solid = false
Pronto ,terminamos esta aula,desculpe pelo erros de Ortografia .
Última edição por diogomonster em Dom 20 Fev 2011, 18:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Errei parent por persistent)
Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #
ta legal o tutorial,bem explicativo para os iniciantes!
mas vc colocou no lugar errado o certo era em "iniciante intermediario"
mas vc colocou no lugar errado o certo era em "iniciante intermediario"
Luca$***- Data de inscrição : 26/12/2009
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Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #
Acho que se encaixaria melhor na sessão Iniciante e Intermediário
Ótimo tutorial! Tudo está bem explicado, e bem formatado, mas uma sugestão é não usar tantas cores assim, tudo bem que o carnaval está chegando mas...
Parabéns e continue assim!
Ótimo tutorial! Tudo está bem explicado, e bem formatado, mas uma sugestão é não usar tantas cores assim, tudo bem que o carnaval está chegando mas...
Parabéns e continue assim!
JV Justino- Games Ranking :
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Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #
Vocês leram o tutorial? .-.
Sobre o persistent, a maneira correta de fazer com que ele só funcione naquela room é você trabalhar com todas as funções do objeto numa variável, pois se ela for true vai executar as funções, se for false não vai. Sendo assim:
Essa afirmação está errada, pois se você desativa o persistent do objeto, quando você mudar de room ele não vai estar lá pra você deixar ele persistente denovo A mesma coisa acontece quando você desativa um objeto no próprio objeto e tenta ativar ele também no próprio objeto E outra, o GM é case sensitive, ele não sabe o que é Persistent, e sim persistent(minúsculo). De qualquer forma, legal da sua parte começar no fórum postando tutoriais para iniciantes.Mas tipo ,quando você não quiser que ele aparessa nas outras salas e sim apenas na que você quer, você bota este codigo quando sair da sala :
- Código:
Persistent = false
Para ativa-lo de novo é só botar :
- Código:
Persistent = true
Sobre o persistent, a maneira correta de fazer com que ele só funcione naquela room é você trabalhar com todas as funções do objeto numa variável, pois se ela for true vai executar as funções, se for false não vai. Sendo assim:
- Código:
if variavel = true
{
// Funções
}
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Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #
Você testou antes de falar Markituh, você bota quando sair da sala
ele vai estar la,do geito que você deixou =D
teste antes (Y)
- Código:
persistent = false
ele vai estar la,do geito que você deixou =D
teste antes (Y)
Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #
Não sei se é bem isso, pois originalmente o objeto não havia sido colocado ali, quando você reiniciar a room( que é o mesmo de voltar a ela) eu creio que o objeto não está lá, pois no editor de rooms ele não estava ali. É a mesma coisa quando você não programa a persistência dos inimigos, e vem postar aqui na GMBR por que os inimigos aparecem denovo na room. Eu vou testar o seu código, se der certo, eu interpretei mal, desculpe-me.diogomonster escreveu:Você testou antes de falar Markituh, você bota quando sair da saladepois quando você você voltar naquela sala onde o objeto está,
- Código:
persistent = false
ele vai estar la,do geito que você deixou =D
teste antes (Y)
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Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #
Mano, eu jpa havia feito um tutorial explincando CADA propriedade dos objetos: https://gmbr.forumeiros.com/t7564-tuto-propriedades-de-objeto?highlight=propriedades
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Re: #Para que serve , como usar Parsistent,Mask,Visible,Solid ? #
O seu Tutorial também é bom,mas ele é mais para iniciantes,não foi explicado como desligar cada propriedade no meio do jogo,ele é muito para iniciantes,este é para quem é um pouco mais experiente,Mas o seu é bom
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