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[Resolvido] O quê pesa mais? - Draw ou Sprite?
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] O quê pesa mais? - Draw ou Sprite?
Olá a todos da GMBR!
Estou com uma dúvida aqui.
Eu tenho uma sprite que é um retângulo 48x48, como no exemplo a seguir:
Ela está dividida em 9 partes 16x16.
Até aí nada de mais.
Eu teria que usar sprite quase iguais para caixas de mensagens e menus, daí eu faço Scripts para desenhar esses menus usando a função draw_sprite_part com uma única e pequena sprite e um monte de for para evitar repetições.
Minha dúvida é:
O quê fica mais pesado no jogo: usar várias sprites ou códigos de draw?
Estou com uma dúvida aqui.
Eu tenho uma sprite que é um retângulo 48x48, como no exemplo a seguir:
Ela está dividida em 9 partes 16x16.
Até aí nada de mais.
Eu teria que usar sprite quase iguais para caixas de mensagens e menus, daí eu faço Scripts para desenhar esses menus usando a função draw_sprite_part com uma única e pequena sprite e um monte de for para evitar repetições.
Minha dúvida é:
O quê fica mais pesado no jogo: usar várias sprites ou códigos de draw?
Última edição por joao vitor jv em Sáb 19 Fev 2011, 20:26, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] O quê pesa mais? - Draw ou Sprite?
Usando o draw o jogo ficará mais pequeno, mas precisa de mais processamento.
Usando uma sprite maior o jogo sugará mais RAM para carregar a imagem.
Bom, vou fazer um teste aqui (Te mando os resultados por MP), mas ambos gastam processamento e memória. Eu ficaria com o draw e o for, independe se pesa mais ou menos.
FLWS!
Usando uma sprite maior o jogo sugará mais RAM para carregar a imagem.
Bom, vou fazer um teste aqui (Te mando os resultados por MP), mas ambos gastam processamento e memória. Eu ficaria com o draw e o for, independe se pesa mais ou menos.
FLWS!
Re: [Resolvido] O quê pesa mais? - Draw ou Sprite?
Eu estava usando 3 .gmk diferentes para meu RPG: um era o sistema de batalha, outro o inventário e o principal que eram movimentos e diálogo entre personagens.Alex FC escreveu:Usando o draw o jogo ficará mais pequeno, mas precisa de mais processamento.
Usando uma sprite maior o jogo sugará mais RAM para carregar a imagem.
Bom, vou fazer um teste aqui (Te mando os resultados por MP), mas ambos gastam processamento e memória. Eu ficaria com o draw e o for, independe se pesa mais ou menos.
FLWS!
O ultimo que eu citei tinha aproximadamente 1200 kb. Aí eu resolvi mesclar os 3 no .gmk principal, e comecei a fazer os códigos de draw.
Agora quando fui olhar o tamanho do .gmk estava 263 kb!
É, reduziu bastante
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Re: [Resolvido] O quê pesa mais? - Draw ou Sprite?
Eu teria que usar sprite quase iguais para caixas de mensagens e menus, daí eu faço Scripts para desenhar esses menus usando a função draw_sprite_part com uma única e pequena sprite e um monte de for para evitar repetições.
Minha dúvida é:
O quê fica mais pesado no jogo: usar várias sprites ou códigos de draw?
Não há regra pra isso, isso é relativo. Depende tanto do desenho de um quanto de outro (tamanho, número de cores, repetições de loop ou quantidade). Nesse caso especificamente, eu te digo na maior tranquilidade: pode usar o sprite.
Ter que programar um draw para desenhar um elemento gráfico tão pequeno e que não consome memória ou processamento nem de um nem de outro, só vai te dar trabalho pra programar.
Nesse caso, use sprite.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: [Resolvido] O quê pesa mais? - Draw ou Sprite?
Fiz os testes aqui e compensa usar o draw em conjunto com o for do que uma sprite grande. Os resultados foram melhores tanto no tamanho do arquivo como no consumo de RAM.
FLWS!
FLWS!
Re: [Resolvido] O quê pesa mais? - Draw ou Sprite?
Eu também fiz um pequeno teste e só deu 2 kb de diferença .Alex FC escreveu:Fiz os testes aqui e compensa usar o draw em conjunto com o for do que uma sprite grande. Os resultados foram melhores tanto no tamanho do arquivo como no consumo de RAM.
FLWS!
Muito obrigado pela ajuda Alex FC
Resolvido!
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Re: [Resolvido] O quê pesa mais? - Draw ou Sprite?
Pelo que me lembra, aqui no meu PC, qualquer desenho de draw, independente de quantos códigos forem usados (um ou mais) utiliza 20 mb da minha RAM e nada acima disso (isso é claro, se não usar um sprite para desenhar, porque ai aumenta). Quanto à sprites, aumenta gradativamente o tamanho com cada sprite colocada no jogo.
Eu preferiria usar o draw. Porque com ele temos mais controle e precisão. Claro uqe é mais complicado mexer com os códigos do que colocar apenas um objeto, mas é bom pro raciocínio. O blue ball adventures do Alex FC foi feito totalmente em draw sabia? E é um jogo sensacional.
Eu preferiria usar o draw. Porque com ele temos mais controle e precisão. Claro uqe é mais complicado mexer com os códigos do que colocar apenas um objeto, mas é bom pro raciocínio. O blue ball adventures do Alex FC foi feito totalmente em draw sabia? E é um jogo sensacional.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: [Resolvido] O quê pesa mais? - Draw ou Sprite?
draw_sprite_part é uma função bem útil no meu caso, pois não tenho tanta paciência para ficar contando pixels, mexe com cor pra ca, usa a outra la...fonetico escreveu:Pelo que me lembra, aqui no meu PC, qualquer desenho de draw, independente de quantos códigos forem usados (um ou mais) utiliza 20 mb da minha RAM e nada acima disso (isso é claro, se não usar um sprite para desenhar, porque ai aumenta). Quanto à sprites, aumenta gradativamente o tamanho com cada sprite colocada no jogo.
Eu preferiria usar o draw. Porque com ele temos mais controle e precisão. Claro uqe é mais complicado mexer com os códigos do que colocar apenas um objeto, mas é bom pro raciocínio. O blue ball adventures do Alex FC foi feito totalmente em draw sabia? E é um jogo sensacional.
E o se não fosse pelo for, teria que usar muito mais linhas de código.
Mas agora já estou tão acostumado que até me divirto com isso
Obs: já pode trancar o tópico.
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