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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
+4
MatheusReis
Shadow10
Gabreel
caiogs
8 participantes
Página 1 de 1
[TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Primeiramente, boa noite a todos.
Esse é meu primeiro post no site e ja venho pedir uma ajuda
Acredito que muitos aqui saibam o que é um TCC na vida de um universitário, como é complicado e stressante. Então, estou nessa fase e meu TCC é sobre Desenvolvimento de Games e assim gostaria de uma ajuda para saber o que posso fazer? que tipo posso fazer no Game Maker para esse TCC. Alguma dica?
Obrigado a todos. Ate mais.
Esse é meu primeiro post no site e ja venho pedir uma ajuda
Acredito que muitos aqui saibam o que é um TCC na vida de um universitário, como é complicado e stressante. Então, estou nessa fase e meu TCC é sobre Desenvolvimento de Games e assim gostaria de uma ajuda para saber o que posso fazer? que tipo posso fazer no Game Maker para esse TCC. Alguma dica?
Obrigado a todos. Ate mais.
caiogs- Data de inscrição : 26/08/2010
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Poderia fazer sobre os talentos escondidos em foruns pela internet.
É uma ideia.
Eu não saberia fazer um TCC.. >-<
TCC=Teste de conclusão de curso. Para os que não saibam, possam ajudar.
É uma ideia.
Eu não saberia fazer um TCC.. >-<
TCC=Teste de conclusão de curso. Para os que não saibam, possam ajudar.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Faz do tipo reportagem como ja fizeram muitas vezes na TV.
Esse link aqui pode te dar ideias de como fazer
https://gmbr.forumeiros.com/t11345-reportagem-do-jornal-da-globo-sobre-o-mercado-de-jogos-no-brasil?highlight=globo
Esse link aqui pode te dar ideias de como fazer
https://gmbr.forumeiros.com/t11345-reportagem-do-jornal-da-globo-sobre-o-mercado-de-jogos-no-brasil?highlight=globo
Shadow10- Games Ranking :
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Obrigado pela resposta, mas acho que voces nao entenderam muito bem ou eu nao expliquei direito. Preciso de uma ideia de um jogo para ser feito no Game Maker, achei a linguagem do Game Maker mais tranquila, por isso estou aqui. Quem sabe um jogo infantil/educacional que tenha que colorir, colocar peças no lugar, FPS,plataforma...sei la, Valeu
caiogs- Data de inscrição : 26/08/2010
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Apenas uma ideia:
-Que tal um jogo que se passe dentro do próprio ambiente onde estuda?
-Que tal um jogo que se passe dentro do próprio ambiente onde estuda?
Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
]Mathaeuz escreveu:Apenas uma ideia:
-Que tal um jogo que se passe dentro do próprio ambiente onde estuda?
Cara, ja ate pensei nisso tambem, o problema é saber como fazer e se o GM da conta disso entendeu?
caiogs- Data de inscrição : 26/08/2010
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Idéias mirabolantes ou mais comuns? Eu tenho algumas. Depende do quanto você conhece de programação. Se está entrando nessa onda agora, acho melhor ficar com o básico. Só que seu TCC é SOBRE um jogo, então pode ser que você saiba tudo de programação e tenha escolhido o game maker só pela facilidade mesmo.
Qual é o caso?
PS: acho que seu post ficaria melhor no fórum sobre
idéias e enredos
Qual é o caso?
PS: acho que seu post ficaria melhor no fórum sobre
idéias e enredos
saim- Games Ranking :
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
saim escreveu:Idéias mirabolantes ou mais comuns? Eu tenho algumas. Depende do quanto você conhece de programação. Se está entrando nessa onda agora, acho melhor ficar com o básico. Só que seu TCC é SOBRE um jogo, então pode ser que você saiba tudo de programação e tenha escolhido o game maker só pela facilidade mesmo.
Qual é o caso?
PS: acho que seu post ficaria melhor no fórum sobre
idéias e enredos
Ideias comuns saim, comuns...programação não é o meu forte, mas escolhi o tema desenvolvimento de games, porque preciso desenvolver algo, e nada melhor que alguma coisa que goste ne. e o GM foi pela simplicidade de codigo, pelo menos o que vi ate agora. Estou baixando tutoriais e explicações que encontro aqui pra estudar.
Valeu.
PS: caso queiram mover o topico...sem problemas.
caiogs- Data de inscrição : 26/08/2010
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Cara, não estou em tempo de fazer um TCC ainda, mas estou meio que no mesmo barco que você
Eu faço técnico e preciso desenvolver um projeto para iniciação científica, um jogo também. Eu já tenho 25% dele completo.
No seu caso, dou uma idéia, faz um jogo pedagógico que nem eu. Pega uma área que você realmente gosta da sua faculdade e combina com um gênero(puzzle, plataforma).
Faz algo educativo mas para todas as idades(nem sempre o educativo é para crianças).
O resto mesmo é só depois que você escolher a área do seu curso, a partir daí é Game Maker.
Boa Sorte
Eu faço técnico e preciso desenvolver um projeto para iniciação científica, um jogo também. Eu já tenho 25% dele completo.
No seu caso, dou uma idéia, faz um jogo pedagógico que nem eu. Pega uma área que você realmente gosta da sua faculdade e combina com um gênero(puzzle, plataforma).
Faz algo educativo mas para todas as idades(nem sempre o educativo é para crianças).
O resto mesmo é só depois que você escolher a área do seu curso, a partir daí é Game Maker.
Boa Sorte
Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Quanto tempo você tem para terminar o jogo? Precisa pensar em algumas coisas antes de inciar um jogo. Se for um jogo de aventura você provavelmente irá precisar de muitos sprites, músicas e sons. E isso não é coisa que se consegue da noite para o dia.
Você ja tem algum conhecimento sobre o desenvolvimento de jogos, correto? Então você já deve ganhar um tempo e só precisar aprender o funcionamento do GM. A linguagem é bem parecida com pascal, C,C++,C#.
Um jogo 3D é mais complicado de se fazer no GM. Ele não tem um suporte muito grande nativamente, talvez seja necessário usar dlls externas.
Bom, depende muito do que você quer fazer....
Você ja tem algum conhecimento sobre o desenvolvimento de jogos, correto? Então você já deve ganhar um tempo e só precisar aprender o funcionamento do GM. A linguagem é bem parecida com pascal, C,C++,C#.
Um jogo 3D é mais complicado de se fazer no GM. Ele não tem um suporte muito grande nativamente, talvez seja necessário usar dlls externas.
Bom, depende muito do que você quer fazer....
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Janx escreveu:Quanto tempo você tem para terminar o jogo? Precisa pensar em algumas coisas antes de inciar um jogo. Se for um jogo de aventura você provavelmente irá precisar de muitos sprites, músicas e sons. E isso não é coisa que se consegue da noite para o dia.
Você ja tem algum conhecimento sobre o desenvolvimento de jogos, correto? Então você já deve ganhar um tempo e só precisar aprender o funcionamento do GM. A linguagem é bem parecida com pascal, C,C++,C#.
Um jogo 3D é mais complicado de se fazer no GM. Ele não tem um suporte muito grande nativamente, talvez seja necessário usar dlls externas.
Bom, depende muito do que você quer fazer....
Bom, eu tenho ate julho para terminar. Na faculdade utilizo java, mas so o basico mesmo. Nao posso querer fazer uma coisa muito complexa pq se não nao conseguirei fazer ou o tempo nao sera o suficiente, ja que nao vou ter todos os dias para fazer isso e nem fazer uma coisa muito boba ne.
caiogs- Data de inscrição : 26/08/2010
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Nesse caso acho que você pode descartar a ideia de um jogo 3D.
Mais simples para se fazer são educativos (puzzle?), plataforma ou um de nave tipo scroll shooter.
Agora você que deve decidir o que vai fazer, depois tente iniciar o projeto e onde você tiver duvida pode perguntar aqui na comunidade que muita gente deve responder.
Mais simples para se fazer são educativos (puzzle?), plataforma ou um de nave tipo scroll shooter.
Agora você que deve decidir o que vai fazer, depois tente iniciar o projeto e onde você tiver duvida pode perguntar aqui na comunidade que muita gente deve responder.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Janx escreveu:Nesse caso acho que você pode descartar a ideia de um jogo 3D.
Mais simples para se fazer são educativos (puzzle?), plataforma ou um de nave tipo scroll shooter.
Agora você que deve decidir o que vai fazer, depois tente iniciar o projeto e onde você tiver duvida pode perguntar aqui na comunidade que muita gente deve responder.
Desde quando tive a ideia de fazer isso pensava no puzzle, o problema em si é criar a historia desse puzzle, pra que ele vai servir, o que ele faz, porque isso tem que estar no meu TCC tb
caiogs- Data de inscrição : 26/08/2010
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Estava pensando aqui em fazer um jogo referente a vida academica de uma pessoa...desde criança, ate a faculdade. Mais ou menos um jogo de coletar objetos.
ex: numa primeira fase, uma criança tendo que coletar varios lapis de cor espalhador pelo chao da sala enquanto tem outros aluno(ou professor) atras, perseguindo.
num outro momento, um personagem ja um pouco maior, tendo que catar moedas no ppatio sendo perseguido por um aluno maior querendo pegar seu dinheiro.
depois, ja quase um adolescente tem que pegar caderno de estudo ou livros.
em outra fase, um aluno adolescente querendo ir para faculdade, tendo que coletar logo das faculdade(nessa parte usarei a logo da minha faculdade ne)
e em um ultimo momento, um universitario tendo que coletar livros grandes e pesados ou entao o diploma.
Tudo isso com tempo determinado para ser feito.
ex: numa primeira fase, uma criança tendo que coletar varios lapis de cor espalhador pelo chao da sala enquanto tem outros aluno(ou professor) atras, perseguindo.
num outro momento, um personagem ja um pouco maior, tendo que catar moedas no ppatio sendo perseguido por um aluno maior querendo pegar seu dinheiro.
depois, ja quase um adolescente tem que pegar caderno de estudo ou livros.
em outra fase, um aluno adolescente querendo ir para faculdade, tendo que coletar logo das faculdade(nessa parte usarei a logo da minha faculdade ne)
e em um ultimo momento, um universitario tendo que coletar livros grandes e pesados ou entao o diploma.
Tudo isso com tempo determinado para ser feito.
caiogs- Data de inscrição : 26/08/2010
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
caiogs escreveu:num outro momento, um personagem ja um pouco maior, tendo que catar moedas no patio sendo perseguido por um aluno maior querendo pegar seu dinheiro.
Aki ja se trata da questão do bulling, vc ganhará pontos por causa disso deixando o jogo meio crítico, acho que sua idéia é ótima
Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
Uma vez, fiz um jogo em que círculos apareciam aleatoriamente num labirinto e iam diminuindo de raio. O objetivo do jogador era colocar o persongem dentro do círculo e aumentá-lo até explodir (isso acontecia quando ele voltava ao raio original). Ficou até divertido (se tiver interesse, te mando um link) e tem a ver com sua idéia. A vista era top-down, que é mais simples de programar que plataforma e pra adaptar a sua idéia basta mudar os círculos por coletáveis e acrescentar uns inimigos.
Mantendo essa idéia, você pode dar uma nota no final da fase, dependendo do tempo que o jogador levou pra completar.
Outra idéia seria pesquisar alguma forma de ensinar crianças a mexerem no computador. Meu filho (2 anos) sabe todas as letras de um jogo que eu fiz (só não conhece o "ç", porque nenhuma palavra começa assim). Fiz outro pra ele aprender a mexer com o mouse, mas fracassei. Ele até se divertiu, mas abandonou o jogo rapidinho. Entretanto, acho que ambas ficam no campo das mirabolantes...
Uma mais comum, comunzona mesmo, é aquela velha história de colocar os materiais recicláveis nas lixeiras certas. Dá pra usar um personagem ou arrastar com o mouse. O tempo disponível pode diminuir, aumentando a dificuldade. Ou pegar uma lixeira dessa ou daquela cor e sair catando só os materiais daquele tipo, tendo que trocar de lixeira pra tocar nos outros materiais.
Ou você pode pegar um elemento de cada idéia e criar um jogo totalmente diferente disso tudo.
Precisando de ajuda pra implementar qualquer coisa, estamos aí!
Mantendo essa idéia, você pode dar uma nota no final da fase, dependendo do tempo que o jogador levou pra completar.
Outra idéia seria pesquisar alguma forma de ensinar crianças a mexerem no computador. Meu filho (2 anos) sabe todas as letras de um jogo que eu fiz (só não conhece o "ç", porque nenhuma palavra começa assim). Fiz outro pra ele aprender a mexer com o mouse, mas fracassei. Ele até se divertiu, mas abandonou o jogo rapidinho. Entretanto, acho que ambas ficam no campo das mirabolantes...
Uma mais comum, comunzona mesmo, é aquela velha história de colocar os materiais recicláveis nas lixeiras certas. Dá pra usar um personagem ou arrastar com o mouse. O tempo disponível pode diminuir, aumentando a dificuldade. Ou pegar uma lixeira dessa ou daquela cor e sair catando só os materiais daquele tipo, tendo que trocar de lixeira pra tocar nos outros materiais.
Ou você pode pegar um elemento de cada idéia e criar um jogo totalmente diferente disso tudo.
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saim- Games Ranking :
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Re: [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?
saim escreveu:Uma vez, fiz um jogo em que círculos apareciam aleatoriamente num labirinto e iam diminuindo de raio. O objetivo do jogador era colocar o persongem dentro do círculo e aumentá-lo até explodir (isso acontecia quando ele voltava ao raio original). Ficou até divertido (se tiver interesse, te mando um link) e tem a ver com sua idéia. A vista era top-down, que é mais simples de programar que plataforma e pra adaptar a sua idéia basta mudar os círculos por coletáveis e acrescentar uns inimigos.
Mantendo essa idéia, você pode dar uma nota no final da fase, dependendo do tempo que o jogador levou pra completar.
Outra idéia seria pesquisar alguma forma de ensinar crianças a mexerem no computador. Meu filho (2 anos) sabe todas as letras de um jogo que eu fiz (só não conhece o "ç", porque nenhuma palavra começa assim). Fiz outro pra ele aprender a mexer com o mouse, mas fracassei. Ele até se divertiu, mas abandonou o jogo rapidinho. Entretanto, acho que ambas ficam no campo das mirabolantes...
Uma mais comum, comunzona mesmo, é aquela velha história de colocar os materiais recicláveis nas lixeiras certas. Dá pra usar um personagem ou arrastar com o mouse. O tempo disponível pode diminuir, aumentando a dificuldade. Ou pegar uma lixeira dessa ou daquela cor e sair catando só os materiais daquele tipo, tendo que trocar de lixeira pra tocar nos outros materiais.
Ou você pode pegar um elemento de cada idéia e criar um jogo totalmente diferente disso tudo.
Precisando de ajuda pra implementar qualquer coisa, estamos aí!
Gostei dessa ideia do material reciclado. Vou levar as 2 ideias(a vida academica e a coleta dos lixo reciclaveis) ao meu orientador pra ver o que ele acha. Valeu mesmo
caiogs- Data de inscrição : 26/08/2010
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