Profundidade...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Profundidade...

Mensagem por DRcrusher em Sab 19 Fev 2011, 13:09

Então...
Eu presciso de uma função que me deixe adicionar uma pofundidade a um texto escrito com o draw_text()... Por exemplo, eu quero escrever um texto e depois de um certo tempo seja escrito outro texto atrás dele... isso é possivel???

Agradeço desde já... Fight!

DRcrusher

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/01/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Profundidade...

Mensagem por Markituh em Sab 19 Fev 2011, 13:19

O meio mais prático é você desenhar cada texto em cima do outro, e armazenar os textos que estiverem mais em baixo numa variável, para facilitar.
Código:
draw_text(x,y,var_textodebaixo)
draw_text(x,y,var_textodecima)
Uma outra maneira é você criar instâncias para cada texto, e definir o depth delas. Quando eu digo instâncias, quis dizer demais indivíduos de uma mesma espécie(objeto), e não objetos como um todo. Assim, nesse objeto que mostra o texto você define uma variável chamada var_texto, e coloca pra desenhar ela no Draw:
Código:
draw_text(x,y,var_texto)
Então, você cria as instâncias, definindo o texto e o depth. Só pra constar, quanto mais negativo for o depth, mais pra cima vai ficar. Quanto mais positivo, mais pra baixo.
Código:
var texto_de_baixo,texto_de_cima;
texto_de_baixo = instance_create(x,y,obj_texto)
texto_de_cima = instance_create(x,y,obj_texto)
texto_de_baixo.var_texto = "Texto de baixo"
texto_de_cima.var_texto = "Texto de cima"
texto_de_baixo.depth = 1
texto_de_cima.depth = -1
Bem simples, não? Como a função instance_create retorna a ID da instãncia, a armazenamos numa variável para podermos trabalhar em especial com aquela instância. Então em seguida definimos o texto, e o depth, para ficar mais em cima e mais em baixo. Qualquer dúvida, avise ;)

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Profundidade...

Mensagem por DRcrusher em Sab 19 Fev 2011, 13:33

Certo...
Mas para falar a verdade eu estou fazendo uma textbox que escreve letra-por-letra, um typewriter, e queria fazer ela mudar de cor, e para acrescentar cada letra ao fim da frase eu vou usando string_copy() para copiar o meu texto sempre com uma letra a mais e imprimi-la em cima do ultimo texto...

só que quando eu tentei adicionar um jeito de mudar de cor uma certa palavra eu usava a função draw_set_color() mas acabava mudando a cor do texto todo e não apenas da palavra (porque ele imprimia o texto inteiro denovo com aquela cor)

ai pensei...
se eu escrevesse o novo texto com uma depth, a cada letra, um numero maior, mesmo que o texto fosse todo escrito denovo com aquela cor ele ficaria atrás do ultimo texto que eu escrevi e a nova letra que seria colorida ficaria a vista pois não teria nada na frente dela...por exemplo

[texto branco]o
[texto branco]oi
[texto roxo] oi t
[texto roxo] oi tu
[texto roxo] oi tud
[texto roxo] oi tudo
[texto branco]oi tudo b
[texto branco]oi tudo be
[texto branco]oi tudo bem?

Entendeu???? computador

DRcrusher

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/01/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Profundidade...

Mensagem por Markituh em Sab 19 Fev 2011, 13:39

Sim, entendi. Você quer fazer um sistema de coloração a lá RPG? Isso é possível, gostaria que desse uma olhada nesse endereço:
Código:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=130501
É uma engine, só de ver as imagens sabe o que ela pode fazer. Desça a página até achar um link com o nome download, ou pode clicar diretamente daqui:
Código:
http://host-a.net/getfile.php?usern=max_buutz&file=Text-Box%20Example.zip
Se estiver com dificuldade em compreender, posso fazer uma versão "entendível".

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Profundidade...

Mensagem por DRcrusher em Sab 19 Fev 2011, 13:47

Hum...
Ele entra no hos-a-hosting e diz "File not Found..." você não tem como fazer upload em outro endereço????

DRcrusher

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/01/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Profundidade...

Mensagem por Markituh em Sab 19 Fev 2011, 13:49

A engine não é minha, e tem um mirror.
Código:
http://www.rocketsoft.gm-school.uni.cc/uploads/Text-Box%20Example.zip
Vê se vai. Se não der, só falando com o criador da engine.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Profundidade...

Mensagem por DRcrusher em Sab 19 Fev 2011, 13:51

Vc n tem uma outra engine???
Essa ai eu já tinha olhado e eu n consegui baixar...
Nenhum dos mirrors da página dão certo...

DRcrusher

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/01/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Profundidade...

Mensagem por Markituh em Sab 19 Fev 2011, 13:56

Sim, eu tenho. Essa aqui é menos "bonita", mas dá pro gasto:
Código:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=479384
Como o título do tópico diz, é ao estilo do jogo Zelda: Minish Cap

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Profundidade...

Mensagem por DRcrusher em Sab 19 Fev 2011, 14:53

Hum...
Essa engine é meio complicada...
Eu não consegui entendê-la...
Mas então...Você não poderia adicionar um sistema que mudasse de cor nesse código aqui???

Spoiler:
//Argument 0 = Text
//Argument 1 = The character sprite to use
//Argument 2 = The side the character is on

var character, cside, aux, text;//sets some temp variables
aux = 0;

io_clear()//clears all keyboard data

if argument2=0 then{cside=144-78}//if arg2 is 0 then the character on the left
if argument2=1 then{cside=144+46}//if arg2 is 1 then the character on the right

draw_sprite(Teste,0,0,0);

//draw_set_alpha(1)//transparent background
draw_set_color(c_white)//white background
draw_rectangle(144-80,144-40,144+80,144+40,false)//white transparent rectangle background

draw_set_alpha(1)//opaque background
draw_set_color(c_black)//black background
draw_rectangle(144-80,144-40,144+80,144+40,true)//black opaque rectanle background

draw_set_font(font0)//sets the font (I hope you have the "Small Fonts" font)

draw_sprite(spr_characters,argument1,cside,144+Cool//draws the sprite on the side its supposed to be on

while aux <= string_length(argument0)
{
str = string_copy(argument0,0,aux);
draw_text(144-75,144-35,str)
aux+=1
screen_refresh();
sleep(20);
}

screen_refresh()//makes everything show up

keyboard_wait()//freezes the game until a button is pressed

screen_redraw()//redraws everything so the messages don't pile up on top of eachother

Por Favor!!! Eu estou a muitos dias procurandoo algo assim...Eu gosto desse estilo de typing text porque ele é simples e eu consegui me adaptar a ele...

POR FAVOR!!!! bounce

DRcrusher

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/01/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Profundidade...

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:52


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum