Como criar um sistema de menssagem tipo RPG maker

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Como criar um sistema de menssagem tipo RPG maker

Mensagem por Zero. em Qua 16 Fev 2011, 15:27

Como criar um sistema de menssagem tipo RPG maker:
Tipo uma tela de qualqer cor , e que saia como se vc tivesse digitando as letras de pouco por pouco ,
Grato desde jah ~

Zero.

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Re: Como criar um sistema de menssagem tipo RPG maker

Mensagem por MatheusReis em Qua 16 Fev 2011, 15:49

Eu tenho alguns codigos aqui:

Primeiro crie 1 script chamado "scr_textbox"
dentro dele ponha:
Código:

//objeto que mostrara a caixa de texto
LOL=instance_create(0,0,obj_textbox);

//texto a ser mostrado
LOL.my_string=argument0;

//retorna a id da textbox para fins de identificaçao
return LOL;

Agora crie um objeto obj_textbox e em seu create ponha:
Código:
//variavel responsavel pelo numero de letras mostrado
//(para ir como se estivesse escrevendo)
now_char=1;

E no draw:
Código:

//Essa variável permite ou nao o movimento do player(para ele parar
//enquanto estiver com texto)
//Precisa ser implementada no obj_player para ser usada
obj_player.playable=false;

//desenha um retangulo na tela
//***Esse retângulo é feito considerando que o jogo roda em
//uma janela de 640x480
//para valores diferentes, fique a vontade para alterar as coordenadas.
draw_set_color(0);
draw_set_alpha(0.6);
draw_rectangle(view_xview[0]+10,view_yview[0]+340,view_xview[0]+630,view_yview[0]+470,false);

//total de chars dentro da string de fala
resto=string_length(my_string);

//T eh o texto a ser mostrado
//que eh igual à string original menos o que falta
//para completar "resto" em now_char
T=string_delete(my_string,now_p,resto-now_char);

//desenha o texto
draw_set_color(c_white);
draw_set_alpha(1);
draw_set_halign(fa_left);
draw_set_valign(fa_top);
draw_text(view_xview[0]+14,view_yview[0]+341,T)

//aumenta now_char, para assim , no proximo step, mostrar mais uma parte do texto
if now_char<resto now_char+=1;

//se enter for pressionado:
//1-adianta o texto ate o fim(pula a digitaçao)
//2-se já estiver no fim, destroi a caixa de texto e libera o obj_player
if keyboard_check_pressed(vk_enter){
if now_char=resto {
obj_player.playable=true;
instance_destroy()}
{now_char=resto}};

Agora, sempre que quiser chamar uma caixa de texto, basta usar o script "scr_textbox"
ex: scr_textbox("DEVOLVA A MINHA TORTA!!!");

Não use em sequencia, faça com que a textbox seguinte apareça so depois da atual ter sido exclida(lida)


Última edição por Mathaeuz em Qua 16 Fev 2011, 16:28, editado 1 vez(es)

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Re: Como criar um sistema de menssagem tipo RPG maker

Mensagem por Zero. em Qua 16 Fev 2011, 16:05

Ta vlw!

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Re: Como criar um sistema de menssagem tipo RPG maker

Mensagem por MatheusReis em Qua 16 Fev 2011, 16:26

Eu cometi um erro absurdo ali!!
Não é
e no step:
eh no DRAW

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Re: Como criar um sistema de menssagem tipo RPG maker

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