[resolvido] número genérico de file_find_next()

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[resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por saim em Ter 15 Fev 2011, 15:19

Estou puxando umas imagens da pasta em que o jogo está. Pra isso, eu uso file_find_first e file_find_next.
Uso essas imagens pra criar uns sprites e armazeno esses sprites numa array.
Pra um número pré-determinado de imagens, seja ele qual for, isso funciona.

Como eu faria pra criar um sprite pra cada imagem existente na pasta, independente de quantas imagens existam?
Tentei usar "while (file_find_next())", mas aparentemente, essa não é uma função que posso usar como argumento para um while.


Última edição por saim em Qui 17 Fev 2011, 14:38, editado 1 vez(es)

saim

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por vinians em Ter 15 Fev 2011, 15:39

A ae amigão blz?
Seria +- assim:
Código:

var file;
file := file_find_first("*.png", fa_archive);
while (file <> "")
{
    processa(file); //Aqui voce faz oque quizer com o arquivo
    file = file_find_next();
}
file_find_close();
Flws!

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por saim em Ter 15 Fev 2011, 16:05

Valeu, vinians! Vou testar hoje e retorno.
Nesse meio-tempo, outra dúvida: file_find_next tem que ser ser usado num step só ou eu posso usar o file_find_first e, um tempão depois, usar o file_find_next?

Pergunto porque percebi que minha primeira idéia pode fazer o jogo ficar muito pesado e demorado de carregar, sendo que só preciso de uma imagem de cada vez (o que significa que posso gravar o novo sprite por cima do primeiro, economizando memória).

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por vinians em Ter 15 Fev 2011, 16:15

saim escreveu:Valeu, vinians! Vou testar hoje e retorno.
Nesse meio-tempo, outra dúvida: file_find_next tem que ser ser usado num step só ou eu posso usar o file_find_first e, um tempão depois, usar o file_find_next?

Pergunto porque percebi que minha primeira idéia pode fazer o jogo ficar muito pesado e demorado de carregar, sendo que só preciso de uma imagem de cada vez (o que significa que posso gravar o novo sprite por cima do primeiro, economizando memória).
Olha, você até poderia, porém o uso mais comum é em um script. Mas você pode carregar em um vetor e usar depois esse vetor. Assim você poderia usar em um step aumentando o indice. Exemplo:
Crie um script chamado carrega_vetor():
Código:

var i, file;
i = 0;
file := file_find_first("*.png", fa_archive);
while (file <> "")
{
    vetor[i] = file;
    file = file_find_next();
    i += 1;
}
vetor[i] = "%%%"; //marca o fim do vetor
file_find_close();
Agora você pode chamar esse script apenas UMA vez no Evento CREATE:
Código:

carrega_vetor();
imagem = 0; //primeira imagem do vetor
No Evento STEP:
Código:

if (vetor[imagem] <> "%%%")
{
    faz_algo(vetor[imagem]);
    imagem += 1;
}
Pronto, assim a memória do micro nao vai estourar.
Flws!

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por saim em Qua 16 Fev 2011, 09:26

Mais uma vez, obrigado, vinians!
Esse código seu é mais ou menos o que eu estava pensando e funcionou lindamente! Só que o que eu não queria era carregar muitas imagens de uma vez, porque eu faço muita coisa com elas. O jogo fica muito demorado pre iniciar, mostrando uma room em preto. Fazendo tudo com uma imagem de cada vez, o jogo começa mais rápido e o tempo entre uma jogada e outra não é tão grande. Mas isso já foi resolvido também, o file_find_next PODE ser usado a qualquer hora.

Agora é criar uma engine pra deixar o jogador escolher a imagem a ser carregada, tipo a janela de abrir arquivo do windows. Acha que isso é possível?

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por vinians em Qua 16 Fev 2011, 09:44

saim escreveu:Mais uma vez, obrigado, vinians!
Esse código seu é mais ou menos o que eu estava pensando e funcionou lindamente! Só que o que eu não queria era carregar muitas imagens de uma vez, porque eu faço muita coisa com elas. O jogo fica muito demorado pre iniciar, mostrando uma room em preto. Fazendo tudo com uma imagem de cada vez, o jogo começa mais rápido e o tempo entre uma jogada e outra não é tão grande. Mas isso já foi resolvido também, o file_find_next PODE ser usado a qualquer hora.
Que bom que deu certo amigão!
Mas o vetor não está carregando a imagem, e sim apenas guardando seu nome para usar depois como referência, não influi na velocidade do jogo.

Agora é criar uma engine pra deixar o jogador escolher a imagem a ser carregada, tipo a janela de abrir arquivo do windows. Acha que isso é possível?
[/quote]
Com certeza é possível. A maneira mais fácil de fazer isso é criando um objeto especializado por exemplo, objSelect, então você coloca no DRAW desse objeto para desenhar cada sprite armazenado no vetor, escalonado pra ficar do mesmo tamanho (se ja nao for), depois você usar as variaveis mouse_x e mouse_y num Evento de MOUSE Global para calcular a posição e selecionar a imagem. Basicamente seria isso, qq dúvida poste!!
Flws!

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por saim em Qua 16 Fev 2011, 10:15

[quote="vinians"]
Mas o vetor não está carregando a imagem, e sim apenas guardando seu nome para usar depois como referência, não influi na velocidade do jogo.
[quote]
Ah, entendi. Nesse caso, talvez seja melhor voltar à minha primeira idéia...
vinians escreveu:
Com certeza é possível. A maneira mais fácil de fazer isso é criando um objeto especializado por exemplo, objSelect, então você coloca no DRAW desse objeto para desenhar cada sprite armazenado no vetor, escalonado pra ficar do mesmo tamanho (se ja nao for), depois você usar as variaveis mouse_x e mouse_y num Evento de MOUSE Global para calcular a posição e selecionar a imagem. Basicamente seria isso, qq dúvida poste!!
Flws!
Não, não. Isso já é mais do que eu tenho até agora, mas não é o que eu procuro. Eu queria, mesmo, era algo pro cara poder navegar pelo computador todo, procurando qual imagem ele quer usar. Porque essa minha engine pega a primeira imagem e usa, depois repete na sequencia. Não dá opção pro cara. Se ele pudesse escolher a pasta onde está a imagem e qual imagem dessa pasta ele quer, a qualidade do jogo aumentaria muito.

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por vinians em Qua 16 Fev 2011, 10:20

Nesse caso, talvez você considere usar a função get_open_filename() que permite navegar pelos diretórios e arquivos.

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qua 16 Fev 2011, 11:21

vinians escreveu:Nesse caso, talvez você considere usar a função get_open_filename() que permite navegar pelos diretórios e arquivos.

Além disso você poderia usar junto à get_open_filename() a função splash_show_image() que mostra a imagem mas não a adiciona como recurso ao jogo, portanto, não influencia na velocidade, descartando problemas com memória.

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por saim em Qua 16 Fev 2011, 12:15

Ah, parece que essa é mesmo a função que eu procuro, não conhecia ela. Mas não entendi como usá-la. Devo usar masks desse tipo abaixo?
Código:
*|*.jpg; *.bmp; *.png
E o que eu uso como fname?
Ou: o jeito certo de usar essa função é assim?
Código:
arquivo_do_jogador=get_open_filename(*|*.jpg; *.bmp; *.png, <algo>)

Ninja8086, não sei se entendi sua idéia. Seria pra mostrar ao jogador qual imagem ele escolheu antes de começar o jogo?

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qua 16 Fev 2011, 13:03

A máscara você usa da seguinte forma. Primeiro o nome que você vai usar como "informação de tipo" (para o usuário), depois um caractere pipe "|" e seguem as extensões permitidas separadas por ponto-e-vírgula. Exemplo:

Código:
get_open_filename('Arquivos de imagem|*.bmp;*.jpg;*.png;*.gif','');

O último argumento da função permite que você coloque um nome de arquivo padrão no diálogo exibido pelo Windows. Se você colocar por exemplo "jogo salvo", então a janela já aparecerá com esse nome no editbox.

Ninja8086, não sei se entendi sua idéia. Seria pra mostrar ao jogador qual imagem ele escolheu antes de começar o jogo?

Exato. A ideia no vinians é usar a função que usa um diálogo do Windows, portanto, é possível que se peça a exibição de miniaturas. Porém, a função que eu citei, permite que a imagem seja visualizada em tela inteira, sem que seja adicionada ao projeto.

Daí o usuário decide se quer ou não incluí-la ao jogo. Mas ambas as funções trabalharão em conjunto. A get_open_filename() para retornar o endereço do arquivo e a splash_show_image() para mostrar a imagem na tela.

Também há uma função para salvar o arquivo, funciona da mesma forma, get_save_filename()

[ Editado ]

Uma coisa importante que eu esqueci de falar. Quase todo mundo esquece a importância de caracteres curinga. Como estamos usando um diálogo do Windows, é possível usar caracteres curinga além do asterisco e em outras partes do nome.

Se eu quiser abrir um arquivo que contenha no nome a palavra "temporario" em qualquer posição, eu poderia usar "*temporario*.*" como tipo. Se eu quiser um arquivo cujo nome começe com o prefixo "pessoal" eu poderia usar "pessoal*.*" ou "pessoal*.jpg" (imagem). Também há o caractere curinga ?, que valida apenas um caractere do nome como curinga.

Por exemplo, se eu quero a extensão que começe com "i" e termine com "m" ficaria assim: "*.i?m". Um outro exemplo, um arquivo que tivesse uma extensão com apenas dois caracteres seria "*.??"

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

Mensagem por saim em Qua 16 Fev 2011, 13:40

Muito obrigado! Acho que, com isso e mais uns sons, já posso lançar a versão definitiva do jogo!
Como sempre, testarei a informação e volto logo em seguida, pra dizer se funcionou.

Edit: funciona como mágica! Resolvido!


Última edição por saim em Qui 17 Fev 2011, 14:13, editado 1 vez(es) (Razão : atualização de informações)

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Re: [resolvido] número genérico de file_find_next()

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