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[Resolvido]angulo da rampa

em Dom 13 Fev 2011, 18:46
como adequar esse código:
Código:
if keyboard_check(vk_right)
    {
        direcao=0
        hspeed+=.4
        if place_meeting(x+1,y+1,obj_rampa_dir)&& place_free(x+1,y-3){
        x+=2 y-=1}
    }
a essa

sprite de rampa?

ps. minha grid é 16 e a rampa tem de ser desse tamanho


Última edição por luiz_100juizo em Qui 17 Fev 2011, 15:55, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Seg 14 Fev 2011, 10:07
Use um while. Enquanto o objeto estiver batendo na rampa, ele sobe um pixel (sem andar pra frente, senão o resultado pode ser desastroso).
Código:
x+=2
while place_meeting(x,y,obj_rampa_qualquer)
 y-=1
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Seg 14 Fev 2011, 18:20
vou testar e dou um editt pra dizer como ficou;;
edit~~
não funcionou, a o player não sobe a rampa
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Seg 14 Fev 2011, 23:58
Sério? Fiz um teste aqui que funcionou beleza...
Bom, a movimentação é um pouco diferente, mas a idéia é a mesma:
Código:
x+=(keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left))*4
while place_meeting(x,y,obj_rampa)
 y-=1
Isso é tudo que tem no step (e só tem o step). Talvez você tenha algum poblema em outro lugar, tipo gravidade ou colisão com algum parent da rampa.
Mostre seu step event por inteiro, pra gente poder encontrar o problema.

Achei que poderia ser porque sua rampa é solid, mas usei solid na minha e o resultado foi igual.
Mudei o ângulo da rampa, continuou funcionando.
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Ter 15 Fev 2011, 19:26
seu código sobe e desce perfeitamente, mas meu player pula Mad
e eu uso esse código:
Código:
if place_free(x,y+7)
    {
        if direcao=0    {sprite_index=spr_player_jump_dir}
        if direcao=1    {sprite_index=spr_player_jump_esq}
        if vspeed<0    {script_execute(sc_rastro)}
    }
daí qndo ele sobe a rampa, muda a sprite de pulando
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Qua 16 Fev 2011, 09:52
Pelo que entendi do manual, place_free retorna verdadeiro se não houver nada na posição indicada. Teoricamente, não deveria acontecer isso. Então fico com hipóteses. Eis algumas delas:
- place_free requer que o objeto de colisão seja sólido e suas rampas não são sólidas (não sei se requer mesmo, estou só supondo).
- place_free está retornando falso mesmo, mas nada no seu código diz pra voltar ao sprite de caminhar (solução: colocar a rampa como filha das plataformas normais)
...é só isso que consigo pensar. A meu ver, nada de errado no seu código, o problema deve estar em outro lugar. Por isso pedi pra colocar o step event inteiro, pra eu poder olhar linha-por-linha e, com sorte, achar onde está o problema.
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Qua 16 Fev 2011, 18:41
o step é muito grande!! me passa teu msn pra eu poder te mostrar a engine
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Qua 16 Fev 2011, 19:42
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Qua 16 Fev 2011, 23:20
luiz_100juizo escreveu:o step é muito grande!! me passa teu msn pra eu poder te mostrar a engine
Cara, você não é o primeiro a me sugerir usar o msn.
O lance é que eu simplesmente não entro no msn :cry: . Até criei um novo, por recomendação da moçada (porque descobri que meu antigo era tão antigo que foi desativado), mas só abri no dia que criei. Assim como o antigo, ele só serve pra ocupar espaço na internet. Comigo, msn não funciona, não adianta.

Olha só: a comunidade existe, a meu ver, pra termos um espaço pra resolver nossas dúvidas. Se não der pra resolver as coisas aqui mesmo, pra que serve a comunidade? Só pras pessoas tomarem conhecimento umas das outras?
Bom, não sei quanto espaço podemos ocupar aqui, então eu posso estar errado, mas minha opinião é que deveríamos usar esse espaço aqui mesmo.

Se o problema é só o espaço visual que o step ocupa, pode colocar dentro de uma caixa de spoiler que aí, ele passa a ocupar só uma linha! Laughing Claro que vou levar um tempo pra entender todo seu step a menos que você comente o que está fazendo, mas o msn não ajudaria nisso.

Super Games, valeu a intenção, mas aquele script atrapalha mais do que ajuda. Ele faz um monte de cálculos desnecessários pra achar o ângulo da diagonal de um sprite retangular. Ele poderia ser resumido a uma linha. O próprio ·ßieL admite que não pensou muito em como usar o script num jogo real.
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Qui 17 Fev 2011, 15:55
bem, enquanto esperava vc responder, eu adaptei meu step ao seu código...
A próxima versão da lpmov conterá esse tipo de código para a rampa. o código esta perfeito! e o msn ajuda bastante para resolver problemas assim, é que não queria postar a engine, se vc perguntar "pq num posta só o código?", eu respondo "Todos os códigos de minha engine tem a ver um com o outro, daí não adiantaria saber um e não os outros".
Sem mais valew saim, a rampa ta perfeita!
Tópico Resolvido!
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Qui 17 Fev 2011, 16:37
Ainda não ví neste fórum um engine ou tutorial que mostre como subir rampas de qualquer desnivel com um player que ainda pula e tem gravidade.
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Re: [Resolvido]angulo da rampa

em Qui 17 Fev 2011, 16:54
Anderson3d escreveu:Ainda não ví neste fórum um engine ou tutorial que mostre como subir rampas de qualquer desnivel com um player que ainda pula e tem gravidade.

Tem a engine do kabeção:
http://gmbr.forumeiros.com/t4709-key3-movimento-em-rampas-com-qualquer-inclinacao

Tópico Resolvido.
Trancado.
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